Transmissões

Data
Vídeos indicados

Cursos USP - História das Relações Internacionais - Aula 6 - 1618-1713: A Crise do Século XVII: A Paz de Westfália - Parte 2

O professor Peter Demant, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, fala sobre a Guerra dos trinta anos, a terceira rodada das guerras de religião. Ela foi praticamente uma guerra mundial: todas as grandes potências da Europa estavam envolvidas. Foi a mais sangrenta das guerras de religião, e atingiu principalmente a região da Alemanha. O conflito termina com a primeira paz Pan Europeia, a Paz de Westfália, após a exaustão de ambos os lados. A Guerra de trinta anos foi dividida em 4 partes: Boêmica, Dinamarquesa, Sueca, Francesa. A guerra entre as potências protestantes e os Habsburgos católicos tem uma virada quando a França, Católica, decide se aliar aos protestantes contra os Habsburgos, por questões geopolíticas. O combate se mantém e nenhum dos lados se mostra capaz de dominar o outro exército. A forma de acabar com a guerra é o acordo de paz na Europa, a Paz de Westfália. Esse acordo de paz molda as Relações Internacionais na Europa por mais de um século. A desintegração da região onde atualmente fica a Alemanha. Antes da guerra dos trinta anos, essa região tinha cerca de 21 milhões de habitantes. Depois, esse número caiu para 13 milhões de habitantes. O professor fala também sobre o surgimento das novas potências europeias. Algumas potências momentâneas também surgem nesse período.

1st Workshop in Physiology Education - Part 3

1st Workshop in Physiology Education ADInstruments Brasil Thursday, August 7, 2014 at 8:30 AM - Friday, August 8, 2014 at 6:00 PM Auditório Luiz Rachid Trabulsi Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo São Paulo, SP, Brazil Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes - Pró-reitor de Graduação da Universidade de São Paulo (USP). Prof. Dr. Jackson Cioni Bittencourt - Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). Profa. Dra. Maria Tereza Nunes - Coordenadora do Evento e Membro da Comissão de Apoio Pedagógico da Pró-reitora de Graduação. Palestrantes: Tony MacKnight - ADInstruments "Using New Technologies to Transform Education" “Practicing Physiology using AD Instruments Lab tutor” Pennelope Hansen - Intl.University of Professional Studies / IUPS “Physiology’s Hidden Curriculum” “Discovering and making use of your hidden curriculum” “Truly, Madly, Deeply”: How to love an integrated physiology curriculum. “Designing Multidisciplinary Integrated Curriculum Units” Camilo Lellis Santos - UNIFESP “Teaching Exercise Physiology using mobile apps and tablets” “Use of multimedia in teaching” Maria Tereza Nunes - USP ICB “Working models of active learning in classrooms with many students and a single teacher” “Ways to increase active learning in lectures” Loreto Pamela Véliz García - PUC Chile “Strengthening the teaching of Experimental Physiology at the University using LabTutor” “Practicing Physiology using Lab Tutor” Günther Gehlen - Inst. de Ciências da Saúde - ICS / Feevale - "Application of LabTutor, from teaching to academic research" “Doing and reporting educational research” (open section for participants)" Round table with all the guests