Transmissões

Data
Vídeos mais vistos

FMVZ - Ciclo de palestras: Educação em Saúde

Ciclo de palestras Introdução à Políticas Públicas: uma visão para a Extensão Universitária destinado a graduandos, pós-graduandos, profissionais e demais interessados, cujo objetivo é fortalecer a formação dos recursos humanos que vivenciam ações multidisciplinares de extensão universitária junto a prefeituras municipais, como é o caso dos Projetos Bandeira Científica e Rondon® SP, para melhor aproveitar a experiência inter e transdisciplinar nestas oportunidades. As palestras serão realizadas de 26/3 a 28/5, às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no Anfiteatro Altino Antunes da FMVZ - USP. Programa: 26/03 – Palestra I: Responsabilidade Social da Universidade – Luciana Meirelles Saboia – USP 02/04 – Palestra II: Políticas Públicas inovadoras: como identificar e disseminar boas práticas – Fernando Burgos – FGV 09/04 – Palestra III: Vigilância em Saúde: diferentes realidades municipais – Mesa-Redonda 23/04 – Palestra IV: Vigilância da Febre Amarela – Adriano Pinter – Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) 30/04 – Palestra V: Vigilância da Leishmaniose 07/05 – Palestra VI: Vigilância da Raiva 14/05 – Palestra VII: Manejo da dinâmica populacional de cães e gatos 21/05 – Palestra VIII: Educação em Saúde – Osleny Viaro 28/05 – Palestra IX: Desafios da Gestão Sustentável das Pequenas Criações Animal ciclo de palestras... ciclo de palestras Introdução à Políticas Públicas: uma visão para a Extensão... Duração: 01:52:53 Ciclo de palestras... Ciclo de palestras Introdução à Políticas Públicas: uma visão para a Extensão... Duração: 02:39:05 FMVZ - Ciclo de palestras... Ciclo de palestras Introdução à Políticas Públicas: uma visão para a Extensão... Duração: 01:48:54 FMVZ: Ciclo de palestras... Ciclo de palestras Introdução à Políticas Públicas: uma visão para a Extensão... Duração: 01:45:19 FMVZ: Ciclo de palestras... Público-alvo: graduandos, pós-graduandos, profissionais e demais... Duração: 01:12:14

XI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública - Parte 2

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Setor de Formação Continuada e Análise de Dados da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 24 de abril de 2019, mais um seminário do XI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública. Veja a programação: 9h – 10h15: Epidemiologia da toxoplasmose, com Andréa Aparecida Messa Bassi Ferreira (Médica Veterinária – Núcleo de Vigilância e Controle de Animais Domésticos – NVCAD/DVZ/PMSP, SP). Toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que afeta diversas espécies, inclusive o homem, em todo o mundo. Os felídeos são importantes no ciclo da doença por serem os únicos hospedeiros definitivos, capazes de contaminar o ambiente. A palestra tem como objetivo abordar as principais características dessa zoonose. 10h30 – 12h: Panorama atual da esporotricose no município de São Paulo, com Elisabete Aparecida da Silva (Médica Veterinária – Núcleo de Vigilância /DVZ/PMSP). Esporotricose é uma micose causada por fungo Sporothrix sp, presente no solo e em material orgânico de origem animal ou vegetal. Acomete o homem e diferentes espécies animais. A partir da década de 1980 sofre uma mudança no perfil epidemiológico da doença e passa a ser uma importante doença que vem acometendo gatos com transmissão para outros animais e para pessoas. A palestra tem como objetivo atualizar as informações sobre essa zoonose em São Paulo. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP).

» veja mais

Vídeos indicados

Escrita Científica e Editoração

A 1ª Escola de Pesquisadores da USP aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto de 2016, no Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos com o objetivo de desenvolver/aprimorar/consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte. A Escola é oferecida a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs. Técnicos de nível superior e professores pesquisadores também são bem-vindos. Esperamos promover ações para que a escola seja levada a vários centros de pesquisa e formação de RH no país, revelando assim sua importância em Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, iniciando com as unidades da USP. Resultados Esperados Com a implementação da Escola de Pesquisadores, espera-se que os participantes possam otimizar suas potencialidades em pesquisa, no tocante à: 1) Elaboração de Projetos de pesquisa nacionais e internacionais com objetivos ousados, e implementação de pesquisa científica de alto nível, visando atuar no estado-da-arte. Tal abordagem é fundamental para promover avanços significativos e necessários na fronteira do conhecimento da área, e na captação de recursos. 2) Conhecer as Metodologias necessárias para Implementação da Pesquisa em cada área. 3) Conhecer os Aspectos de Ética em Pesquisa necessários ao bom desenvolvimento da Pesquisa. 4) Produção de artigos científicos internacionais de alto impacto, através de escrita apropriada e de alto impacto. 5) Criar a cultura de Proteção do conhecimento e escrita de patentes. A escola é formatada para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo: Exatas/engenharias, biológicas/biomédicas e Humanas/Sociais. Como resultados, ressaltamos a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado-da-arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados.