Transmissões

Data
Vídeos indicados

Encontro “Neoliberalismo e Trabalho Docente: reflexões e formas de enfrentamento”

O trabalho docente no ensino superior tem sido analisado por vários estudos que destacam os efeitos deletérios do aumento das exigências das políticas de pós -graduação, em termos da produtividade e com vistas à qualificação dos programas, para a vida dos trabalhadores, em especial o desgaste da saúde dos docentes. Estas políticas, de cunho marcadamente neoliberal, intensificam a produtividade através da competição e da lógica meritocrática, criando diferenciais importantes que, ao invés de destacarem a riqueza de nossa diversidade teórica e metodológica, nos conduzem à produção de ranqueamento (com suas estratificações e desigualdades) entre professorxs e pesquisadorxs. As formas de gestão de nosso trabalho e seus efeitos em nossa produção e modos de trabalhar demonstram que necessitamos criar espaços de troca e de discussão que possibilitem estratégias de enfrentamento da lógica que norteia essa política e das condições de trabalho adversas e adoecedoras, bem como encontros que fortaleçam nossa capacidade inventiva. Como professorxs e pesquisadorxs que somos, fortalecidxs pela postura crítica que fundamenta nosso desejo de produzir conhecimento e práticas docentes implicadas com a vida social, convidamos os colegas para um encontro com a finalidade de discutir nosso trabalho, enquanto pesquisadores e docentes, frente a estas “novas” configurações do trabalho. Esperamos que cada um traga suas inquietações e sugestões para potencializar a ação coletiva. O convite para este encontro é, também, um convite para afirmamos nossa postura crítica e nosso desejo de formar coletivos fortalecidos que possam intervir nas condições e nos modos de trabalhar.

FORP Departamento MFPB: O Sistema Nervoso

Este vídeo sobre o sistema nervoso foi desenvolvido pelos bolsistas do Projeto “Aprender com Cultura e Extensão 2013/2014”, com o propósito de estender o conteúdo aprendido para fora dos muros da Universidade. Assim, elaboraram essa ferramenta importante no processo de aprendizagem, como material didático complementar que tivesse alcance aos alunos de Ensino fundamental e médio de qualquer localidade. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos bolsistas foram estimulados a conservar e preservar as peças anatômicas relacionadas ao Sistema Nervoso, a partir das quais realizaram extensa pesquisa em bibliografias atuais, destacando as estruturas e suas principais funções. Além disso, correlacionaram as estruturas do sistema nervoso com algumas patologias mais comuns no dia a dia da população. A partir desses conhecimentos acumulados elaboraram materiais de apoio e palestras sobre o sistema nervoso, e estenderam seus conhecimentos aos estudantes da 8ª série e Escola de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino do município de Ribeirão Preto/SP. Despertaram o interesse desses estudantes a refletir sobre a prevenção contra doenças degenerativas que mais acometem o sistema nervoso na atualidade e manutenção da saúde humana evitando drogas. Desta forma, foram multiplicadores de seus conhecimentos, sobre como funciona próprio corpo. Este material faz parte do projeto "O corpo humano conhecido por meio do Museu de Anatomia Revitalizado da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto" desenvolvido pelos bolsistas: Bianca Carrilho Morando, Giovani Antonio Rodrigues e Pedro Franco Ferreira, coordenado pela Profa. Dra. Mamie Mizusaki Iyomasa, da FORP-USP.