Transmissões

Data

inquietudes urbanas: intolerância religiosa Vagner Gonçalves da Silva, Francirosy Campos Barbosa, Marcelo Natividade, Cristiano Valério, Jihad Hassan Hammadeh e José Pedro da Silva Neto

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Gostei
616 visualizações
Publicado em Mon Nov 16 16:11:22 GMT-03:00 2015
Responsáveis:  Roberto Antonio de Melo
Produção:  Roberto Antonio de Melo
Grupo:  MARIANTONIA-USP

A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.

O debate deste mês aborda a Intolerância Religiosa verificada no Brasil que afeta não apenas a convivência inter-religiosa, mas a discussão pública sobre temas cruciais para a sociedade civil, como as fronteiras entre o político e o religioso na gestão de um Estado laico, o ensino religioso nas escolas públicas, a legalização do aborto, o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, a subordinação do direito civil à liberdade religiosa e às estratégias autoritárias de conversão religiosa, entre outros.

15 de setembro
Exibição dos filmes:
Iyalode, Damas da Sociedade (Brasil, 2005, 52 min.). Direção: Maria Emilia Coelho e José Pedro da Silva Neto.
Vozes do Islã (Brasil, 2007, 25 min.). Direção: Francirosy Campos Barbosa Ferreira.

22 de setembro

19h
debate com Vagner Gonçalves da Silva, Francirosy Campos Barbosa, Marcelo Natividade, Cristiano Valério, Jihad Hassan Hammadeh e José Pedro da Silva Neto

21h
lançamento do livro de Vagner Gonçalves da Silva EXU: o guardião da casa do futuro (Pallas, 2015).

Vagner Gonçalves da Silva é professor do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP e coordenador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras da USP.

Cristiano Valério é ativista LGBT, diretor e pastor presidente da Associação da Comunidade Metropolitana do Brasil e coordenador de Desenvolvimento de Igrejas da Comunidade Metropolitana para o Brasil.

Francirosy Campos Barbosa é antropóloga, professora do Depto. de Psicologia da USP Ribeirão Preto e coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes

Marcelo Natividade é antropólogo, jornalista, professor do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP e autor de As novas guerras sexuais: diferença, poder religioso e identidades LGBT no Brasil (Garamond , 2014)

José Pedro da Silva Neto é membro do Núcleo de Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário do PEPG-PUC-SP e diretor da Fundação de Apoio à Cultura e à Tradição Yorubana no Brasil.

Cristiano Valério é pastor fundador da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo e membro do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual do Município de São Paulo.

Jihad Hassan Hammadeh é presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas e diretor da Assembleia Mundial da Juventude Islâmica.