- Transmissão encerrada
Seminário de Educação Estatística - ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEITURA E ESCRITA
Horário: 15:50 - 18:10
Exemplificando com o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade, será apresentada uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita no ensino de Matemática do Ensino Médio e de instrumentos nos quais os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e aprendizagem, sendo as atividades e os instrumentos organizados em um Portfólio. A formulação e a aplicação da pesquisa bem como a análise dos resultados e conclusões foram baseadas no enfoque sócio-cultural de Vygotsky e em estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores. Os resultados alcançados indicam que o processo pode tornar a relação professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e efetiva para a construção do conhecimento matemático, sendo assim facilitador e potencializador para a aquisição de um saber matemático que transcenda a resolução de problemas e exercícios.