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70º Encontro Presencial do FórumAT - Saúde Mental e trabalho com enfoque na vigilância - Parte 3

O tema do 70º Encontro Presencial do FórumAT será Saúde Mental e trabalho com enfoque na vigilância. Há um crescimento dos diagnósticos por transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT), além das notificações por TMRT no estado de São Paulo terem crescido muito nos últimos anos segundo dados da Previdência Social. Os problemas de saúde mental são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país. O evento acontecerá no dia 16 de outubro, das 8h30 às 17h, no Auditório João Yunes. Programação 8:30 às 9:00 – Coffee 9:00 às 10:00 – Auditório João Yunes | Mundo do Trabalho e Adoecimento Mental Maria Maeno -Médica e pesquisadora da Fundacentro SP Orientação para as Oficinas de trabalho 10:00 às 12h00 – Oficinas de trabalho Intervenção de VISAT em empresa de teleatendimento – Adriana Rodrigues Siqueira – CRST da Lapa Análise Coletiva do Trabalho com trabalhadores de Industria metalúrgica – Andréa Marques Tavares – Cerest Campinas Assédio moral por trabalhadores acidentados em metalúrgica – Eliana Aparecida da Silva Pintor – GVS Santo André 12:00 às 13:30 – Intervalo para Almoço 13:30 às 14h30 – Auditório João Yunes | Apresentação dos casos com apresentação dos debates realizados na oficina 14h30 às 16h00 – Debatedores do Tema | Desafios para as práticas de intervenção – Andréia De Conto Garbin Dir. Vigilância à Saúde Diadema e Prof.a aposentada Dra. Edith Seligmann Silva (USP) 17h00 – Encerramento e Coffee Organização: Fórum AT e Coordenação Estadual Saúde do Trabalhador CVS/CCD/SES-SP Apoio: Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP; PROEX-UNESP; DVST/CVS/CCD/SES-SP; Ministério Público do Trabalho da 15ª e 2ª Região. Coordenação do Fórum: Ildeberto M Almeida (ildeberto.almeida@unesp.br) e Rodolfo AG Vilela (ravilela@usp.br)

Metodologia da Economia - Aula 8 - O Debate de Métodos: Escola Histórica versus Escola Clássica - Parte 6

Metodologia da Economia - Aula 8 - O Debate de Métodos: Escola Histórica versus Escola Clássica - Partes 1 a 7 Nesta aula do curso Metodologia da Economia, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a professora Ana Maria Bianchi discorreu sobre o importante debate metodológico que se deu no final do século XIX entre os que apoiavam a Escola Clássica de Economia e os componentes da Escola Histórica Alemã. Para os clássicos, a economia era uma ciência abstrata e dedutiva. A teoria logicamente articulada permitia deduzir leis passíveis de aplicação. Já os componentes da Escola Histórica viam a economia como uma ciência ética e realista. O método era indutivo, portanto, incapaz de formular leis gerais e abstratas. As leis econômicas, no caso dos historicistas, eram condicionadas a determinados estágios da história. A professora também discorreu sobre a “guerra de métodos”, ocorrida no final do século XIX entre as escolas Clássica Inglesa e Histórica Alemã. As diferenças começavam no posicionamento de cada grupo. Os intelectuais da Escola Histórica acreditavam que deveriam construir o futuro da nação alemã e por isso assessoravam as autoridades políticas, para que promovessem o desenvolvimento industrial e se colocassem contra os proprietários de terras que queriam impedir este desenvolvimento. Já os integrantes da Escola Clássica defendiam o liberalismo. O indivíduo deveria lutar pelo próprio progresso e a sociedade se organizaria naturalmente desde que confiasse nas leis do livre mercado. Por fim, a professora retomou a discussão sobre o Escopo e Método da Economia, desta vez na visão do economista britânico, Lionel Robbins, que morreu em 1984. Ele foi o formulador da definição neoclássica de Economia, que se tornou a mais aceita por muitas correntes. Segundo Robbins, Economia é a ciência que estuda o comportamento humano resultante da relação que existe entre as necessidades a serem satisfeitas e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.