Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "produção"

Listar por

729 resultados encontrados

Brasiliana USP

Vídeo institucional sobre o projeto Brasiliana USP apresentado na reunião do conselho universitário que formalizou a doação da coleção brasiliana de Guita e José Mindlin à universidade de são paulo em maio de 2006. Esse trabalho foi uma co-produção realizada em parceria interunidades da usp – ieb e fau, sob coordenação do Prof. Dr. Istán Jancsó
Duração: 00:10:24

Desenvolvimento Tecnológico em Óleo e Gás Offshore (Bloco I)

Esse Workshop Estratégico tem como objetivo apresentar as iniciativas, desafios e perspectivas de pesquisas na área de produção offshore de óleo e gás no Brasil, principalmente no que tange a recuperação avançada de óleo, em reservatórios turbidíticos da Bacia de Campos. Serão apresentados projetos de pesquisa e inovação em andamento na USP em parceria com universidades brasileiras, cujos resultados estão alcançando repercussões numa escala mundial.
Duração: 02:28:32

Estéticas de gênero, raça e sexualidade

I Simpósio Internacional Diálogos Brasil - Estados Unidos: "Estudos antropológicos e processos de produção de diferença: etnicidade, raça, sexualidade, gênero, idade" 30 Junho e 01 e 02 de Julho - das 9 às 13 e das 14 às 18h Estéticas de gênero, raça e sexualidade Etnicidade e Religião
Duração: 01:26:50

Etnicidade e Religião - Márcia Contins

I Simpósio Internacional Diálogos Brasil - Estados Unidos: "Estudos antropológicos e processos de produção de diferença: etnicidade, raça, sexualidade, gênero, idade" 30 Junho e 01 e 02 de Julho - das 9 às 13 e das 14 às 18h Etnicidade e Religião Coordenador: Vagner Gonçalves da Silva (USP) Debatedora: Maria Lucia Montes (USP) Márcia Contins (UERJ)
Duração: 00:34:49

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

Produtividade no Brasil

Fernanda De Negri, diretora do IPEA e uma das organizadoras do livro "Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes" (2014), debateu com Renato da Fonseca, da CNI, os dados apresentados na publicação. A mediação foi de Mário Salerno, engenheiro, coordenador geral do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA e professor titular da Engenharia de Produção da USP.
Duração: 01:51:08

Quarto Mundo 2013 - Programa 02 (parte 1 de 2)

O Quarto Mundo é um projeto que desenvolve, através da educomunicação, programas de TV feitos por jovens e adolescentes moradores de São Paulo. Ele é realizado pela TV USP em parceria com a Viração Educomunicação e cada programa reflete seus posicionamentos em relação à sociedade. Neste programa, conhecemos o cenário de bandas independentes e entrevistamos integrantes das bandas Instinto, Trion e Raça. Também foi produzido um curta-metragem sobre a alienação. E se você gosta de bastidores, aproveite para ficar por dentro do processo de produção do Projeto Quarto Mundo! O Quarto Mundo vai ao ar às 22h30 no Canal Universitário - NET canal 11 e TVA canais 71 e 187. Se você perder, fique ligado nas reprises: segunda 7h quarta 2h30 quinta 6h Não tem como assistir na TV? Veja na internet, pelo streaming do Canal Universitário: www.cnu.org.br
Duração: 00:14:09

"Estudos antropológicos e processos de produção de diferença: etnicidade, raça, sexualidade, gênero, idade"

I Simpósio Internacional Diálogos Brasil - Estados Unidos: "Estudos antropológicos e processos de produção de diferença: etnicidade, raça, sexualidade, gênero, idade" 30 Junho e 01 e 02 de Julho - das 9 às 13 e das 14 às 18h Diáspora e Construção Identitárias Coordenadora: Laura Moutinho (USP) Matthew Gutmann (Brown University) Roger Sansi (University of London) Omar Ribeiro Thomaz(UNICAMP) Debatedor: Luis Nicolau Parés (UFBA)
Duração: 00:26:00

"Números Abstratos e de Medir na região do Diyala na antiga Mesopotânia: um exemplo de papéis flutuantes e sobrepostos" - Palestra EACH 27/08/2013

A história do conhecimento costuma considerar campos como a matemática da Antiga Mesopotâmia como uma área homogênea e uma espécie de unidade indivisível. Nos últimos anos, várias iniciativas de pesquisa têm combatido essa imagem estática da matemática. Nesta conferência, trataremos de um aspecto da matemática mesopotâmica que permite estabelecer diferenças regionais. Trata-se da separação entre números de medir (isto é, números acompanhados de unidades de medidas e expressos dentro dos sistemas numéricos metrológicos) e números assim chamados abstratos (isto é, números desacompanhados de unidades de medidas e expressos no sistema sexagesimal posicional). Nosso estudo de caso considerará os tabletes matemáticos provenientes de escavações arqueológicas na região de um afluente do rio Tigre, a saber, o região do rio Diyala, um pouco a nordeste de Bagdá, onde no período paleo-babilônico consolidou-se o Reino de Eshnunna. Bacharel em Matemática Pura pela Universidade de São Paulo (1990), a Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1997), o Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e a Livre-Docência em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (2012). Sua produção bibliográfica é na área de História, com trabalhos publicados especialmente sobre os saberes na Antiguidade mesopotâmica. É filiado às sociedades International Association for Assyriology, Associação Nacional de História, Sociedade Brasileira de História da Ciência, Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Matemática. Foi Research Fellow junto à Universidade de Exeter, de 2003 a 2005. Visitou, em 2009, como pós-doutorando, o Institut für Orientalistik da Universidade de Viena. Visitou, em 2012, o laboratório SPHERE (Université Paris-Diderot e CNRS). Foi contemplado, com vigência em 2013, com bolsa de pesquisador estrangeiro pela Prefeitura de Paris. É membro do conselho consultivo do Laboratório do Antigo Oriente-Próximo da Universidade de São Paulo. É o representante nacional, pelo Brasil, junto à International Commission on the History of Mathematics (comissão conjunta da International Mathematical Union e da International Union for the History and Philosophy of Science). É membro do conselho editorial da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É pesquisador associado estrangeiro do Laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie, Histoire (CNRS e Paris 7).
Duração: 01:08:13

"O Público na Saúde Pública e a Produção do (Bem) Comum"

O Público na Saúde Pública e a Produção do (Bem) Comum. Lançamento do Suplemento da revista Saúde e Sociedade , que abordará o tema "O Público na Saúde Pública e a Produção do (Bem) Comum" A revista Saúde e Sociedade realizará: No dia 25 de junho, às 14h, o Lançamento do Suplemento da revista Saúde e Sociedade , que abordará o tema "O Público na Saúde Pública e a Produção do (Bem) Comum", apresenta uma coletânea de artigos que refletem sobre o tema, com diferentes abordagens e contará com a presença do Prof. Tulio Franco da UFRJ e da Profª. Cássia Baldini Soares da Escola de Enfermagem (EE) da USP.
Duração: 02:33:06