Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "obesidade"

Listar por

36 resultados encontrados

Alimentação saudável pode ser conquistada com pequenas mudanças

Parte 2 de 2: Veja dicas simples de como ir, aos poucos, tornando a alimentação mais saudável. Para os obesos, a principal recomendação é diminuir o excesso de gordura ingerida, evitando frituras e preferindo alimentos leves, como iogurte e queijos magros.
Duração: 00:02:34

Alimentação saudável pode ser conquistada com pequenas mudanças

Parte 1 de 2: Veja dicas simples de como ir, aos poucos, tornando a alimentação mais saudável. Para os obesos, a principal recomendação é diminuir o excesso de gordura ingerida, evitando frituras e preferindo alimentos leves, como iogurte e queijos magros.
Duração: 00:03:10

aula aberta sobre a realidade da saúde pública no país, planos e metas do Governo Federal

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP na última sexta-feira, dia 8 de abril, sendo recebido na Diretoria, pelo reitor da USP, Prof. João Grandino Rodas, pela Diretora da casa, Profa. Dra. Helena Ribeiro, dirigentes de outras unidades, docentes e autoridades do Ministério da Saúde, por volta das 9h. Na ocasião, foram discutidas maiores oportunidades de relacionamento entre a FSP/USP e o Ministério da Saúde. Das 9h30 às 11h30, o Ministro proferiu aula aberta sobre a realidade da saúde pública não país, planos e metas do Governo Federal, no Anfiteatro João Yunes, com lotação completa, inclusive com pessoas de pé ou sentadas nos corredores. O público era composto por docentes, funcionários, alunos de graduação e de pós-graduação da unidade e da USP Leste (EACH), representantes de entidades da sociedade civil e outros profissionais de saúde. A visita fez parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. Abrindo o evento, a Profa. Helena Ribeiro, fez um breve relato das parcerias que existem entre a Faculdade e o Ministério da Saúde, como o Centro Brasileiro de Classificação de Doenças, os projetos VIGITEL e PENSE, dentre outros e apresentou um breve currículo do ministro ao público presente. Em sua exposição, o Ministro Padilha, mostrou um panorama da situação da saúde no país, bem como as prioridades a serem encaradas durante o governo da Presidenta Dilma Roussef, iniciado em janeiro de 2011. Ressaltou os avanços que o país teve nos últimos anos, tirando 30% da população da linha de pobreza, diminuindo índices de mortalidade infantil e de subnutrição, mas que o país também terá que enfrentar a mudança do perfil epidemiológico da população, com o aumento do envelhecimento, aumento de obesidade, etc. Ressaltou a importância do acordo que o Ministério concluiu nesta semana com as grandes indústrias, visando a redução da quantidade de sódio nos alimentos industrializados e, consequentemente, promovendo uma alimentação mais saudável para os brasileiros.
Duração: 01:42:25

Ciência às 19h - A epidemia de obesidade e diabetes: aspectos moleculares e evolucionistas

Ciência às 19h - A epidemia de obesidade e diabetes: aspectos moleculares e evolucionistas
Duração: 01:37:59

COLÓQUIO - IFUSP: : Óptica não-linear no estudo da aterosclerose

A doença cardiovascular (CVD) é a líder em causa de mortes e morbidade no mundo, batendo doenças como, por exemplo, o câncer. Dentre as CVD, as mais conhecidas são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). A aterosclerose é caracterizada pala formação de placas nos vasos sanguíneos, estando na origem das CVD. Há diversos estudos na literatura médica nos quais a presença de altos níveis de LDL (low-density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) e baixos níveis de HDL (high-density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) no sangue, combinados com alta pressão sanguínea, diabetes tipo 1 e 2, tabagismo e obesidade, são fatores de risco para o desenvolvimento da CVD. Mais recentemente, verificou-se que a presença de formas modificadas da LDL (pela ação de radicais livres, por exemplo) no sangue está relacionada ao desenvolvimento da CVD. A técnica de óptica não-linear de Varredura-Z foi utilizada pela primeira vez no Instituto de Física da USP para identificar a LDL modificada em amostras de sangue de pacientes. Mostramos que a resposta óptica não-linear de soluções de LDL depende do grau de modificação da lipoproteína. Nesta palestra, discutiremos os detalhes dessa técnica experimental que utiliza a luz laser e seu processo de interação com a matéria e apresentaremos experimentos realizados com sangue de doadores. Informações sobre o palestrante: O Professor Figueiredo fez a graduação (1975), o mestrado (1978) e o doutorado (1981) em Física no IFUSP, seguidos por um pós-doutorado na Université Paris Sud-11 (1985). Em 1987, foi contratado como docente do IFUSP e tornou-se Professor Associado (Livre-Docente) em 1988. Desde 1993, é Professor Titular do Departamento de Física Experimental do IFUSP. Suas áreas de atuação estão relacionadas principalmente com fluidos complexos, cristais líquidos, ferrofluidos, óptica linear, óptica não-linear e varredura Z.
Duração: 01:16:34

curso de verão - 2017:Óptica não-linear no estudo da aterosclerose

A doença cardiovascular (CVD) é a líder em causa de mortes e morbidade no mundo, batendo doenças como, por exemplo, o câncer. Dentre as CVD, as mais conhecidas são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). A aterosclerose é caracterizada pala formação de placas nos vasos sanguíneos, estando na origem das CVD. Há diversos estudos na literatura médica nos quais a presença de altos níveis de LDL (low-density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) e baixos níveis de HDL (high-density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) no sangue, combinados com alta pressão sanguínea, diabetes tipo 1 e 2, tabagismo e obesidade, são fatores de risco para o desenvolvimento da CVD. Mais recentemente verificou-se que a presença de formas modificadas da LDL (pela ação de radicais livre, por exemplo) no sangue está relacionada ao desenvolvimento da CVD. A técnica de óptica não-linear de Varredura-Z foi utilizada pela primeira vez no Instituto de
Duração: 00:56:52

Especiais TV USP - documentário Muito Além do Peso

Em parceria com a produtora Maria Farinha Filmes, a TV USP Piracicaba traz com exclusividade o documentário Muito Além do Peso, um estudo sobre a obesidade infantil. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.
Duração: 01:25:28

Excesso de gordura atua no metabolismo

Saiba mais sobre o contexto da obesidade no mundo, como classificar um obeso e os riscos do excesso de gordura no corpo. O tratamento leva em conta cada caso e busca amenizar o impacto provocado pó outras doenças que a obesidade pode causar. Este é mais um vídeo da série sobre obesidade do Canal Saúde IPTV USP. Ainda nesta série: as causas do aumento da ocorrência de obesidade na população mundial, a obesidade infantil, como é o tratamento para os diferentes níveis de obesidade, além de outros temas relacionados à obesidade segundo explicações dos especialistas da USP.
Duração: 00:03:43

Exercício para obesos ajuda até nas tarefas do dia a dia

Educador físico aponta que a prática do exercício pode facilitar a vida do obeso. Tarefas simples do dia a dia, como subir escadas e carregar compras, já são suficientes para tirar o fôlego de quem tem excesso de peso. Este é mais um vídeo da série sobre obesidade do Canal Saúde IPTV USP. Ainda nesta série: as causas do aumento da ocorrência de obesidade na população mundial, a obesidade infantil, como é o tratamento para os diferentes níveis de obesidade, além de outros temas relacionados à obesidade segundo explicações dos especialistas da USP.
Duração: 00:03:11