Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "moleculares"

Listar por

49 resultados encontrados

Colóquios do IFSC - Água: um líquido complexo

O que é um fluido complexo? Aqui tratamos de fluidos complexos como sistemas cujas propriedades termodinâmicas, dinâmicas, estruturais e hidrodinâmicas não são governadas pelas escalas atômicas ou moleculares das componentes deste sistemas, mas de escalas mesoscópicas derivadas de uma combinação das escalas microscópicas. Por que a água pode ser classificada como um líquido complexo? Mostramos neste colóquio que as anomalias termodinâmicas e dinâmicas da água estão ligadas ao fato dela formar ligações de hidrogênio. Estas ligações ocorrem, pois os elétrons do hidrogênio ficam localizados próximos ao oxigênio polarizando localmente a molécula. Neste sentido, o hidrogênio de uma molécula de água fica atraído pelo oxigênio da molécula vizinha. Esta interação é mais fraca que uma ligação covalente, mas mais forte que as interações de van der Waals. No entanto, devido à estrutura angular da molécula de água, esta ligação intermolecular de hidrogênio só ocorre para uma determinada distância e ângulo. O balanço energético entre essas ligações de hidrogênio e as interações de van de Waals, que são isotrópicas e de curto alcance, leva à formação de aglomerados de moléculas de água de diferentes densidades.
Duração: 01:21:37

A Genetica no Século XX

Do Mendelismo até a atualidade, as descobertas dos mecanismos moleculares da hereditariedade, adquiriram novas dimensões na medida em que avanços tecnológicos foram surgindo. Do entendimento emergente, em nível molecular, desenvolveram-se técnicas sofisticadas que permitiram desde a clonagem de organismos e sequenciamento completo de genomas, até a obtenção de células tronco totipotentes. Nesse novo cenário, perspectivas são ampliadas para compreensão das interações complexas existentes no genoma e seu funcionamento nos seres vivos.
Duração: 00:58:23

As bases moleculares do olfato: a contribuição de Linda Buck

As bases moleculares do olfato - Profa. Dra. Bettina Malnic - Departamento de Bioquímica, IQ-USP
Duração: 00:55:56

Ciência às 19h - A epidemia de obesidade e diabetes: aspectos moleculares e evolucionistas

Ciência às 19h - A epidemia de obesidade e diabetes: aspectos moleculares e evolucionistas
Duração: 01:37:59

COLÓQUIO - IFUSP:High-throughput materials discovery and development: using your own computer to search for novel materials

Molecular biologists can nowadays design complex biosystems that are able to perform novel specialized biological functions. This tremendous progress is based on a revolution in sequencing techniques that was driven (1) by the high-throughput strategies to identify the genome of living organisms and (2) by methodologies that enable to map the genetic information onto specific functionalities. This revolution in biological techniques is paralleled in materials science by (1) the advent of high-throughput data generation frameworks that exploit innovative hardware architectures and massive supercomputing resources combined with (2) the progress toward computational data-processing methodologies that empower scientists to distill the complex interactions at the origin of specific materials properties. In this talk I will discuss our efforts towards the mapping the materials genome by building on the synergy between the massively parallel infrastructures of density functional theory codes and the high-throughput framework AFLOW, used to create AFLOWLIB.ORG, our on-line distributed materials genome properties repository. I will show a few examples (topological insulators, half-metallic oxides, magnets and binary/ternary phase diagrams) to highlight the challenges and potential breakthrough that only such comprehensive approach can achieve.
Duração: 01:05:24

COLÓQUIO - IFUSP: A vida secreta das moléculas: como elas se comportam quando não estão isoladas.

Muitas vezes o ambiente ou meio em que uma molécula está inserida pode modificar drasticamente suas propriedades. O efeito do meio, principalmente do solvente, é um tema atual e importante para compreensão de fenômenos moleculares em processos químicos e biológicos. O grande desenvolvimento de métodos teóricos para estudar este tema foi conseguido através das ideias do meio contínuo dielétrico. Em anos mais recentes, a necessidade de considerar efeitos estatísticos e interações específicas deu origem aos métodos baseados em simulações computacionais. Nosso interesse particular está centrado no estudo de modificação das propriedades estruturais e eletrônicas de moléculas em solução homogêneas, misturas binárias e bicamadas lipídicas, levando em conta os efeitos do meio e das condições termodinâmicas como temperatura e pressão. Para isto, desenvolvemos procedimentos teóricos utilizando métodos híbridos QM/MM que combinam mecânica quântica (QM) e mecânica molecular (MM). Neste colóquio apresentaremos estudos recentes em moléculas de interesse biológico.
Duração: 02:44:31

COLÓQUIO - IFUSP: Cenários Interdisciplinares em Espectroscopia Molecular

Discutiremos espectroscopia molecular em um cenário interdisciplinar enfatizando como o efeitos do meio ambiente altera as propriedades moleculares. Importância será colocada no efeito do meio aquoso para propriedades de moléculas e biomoléculas e enfatizarmos as propriedades da água como um sistema molecular anômalo. Estudos da espectroscopia de sistemas em fase líquida requer tratamento estatístico combinado com mecânica quântica. Exemplos ilustrativos serão mostrados e discutidos. .
Duração: 00:58:10

COLÓQUIO - IFUSP: Estratégias da PRP para apoio à pesquisa na USP

O Pró-Reitor de Pesquisa e seus Assessores, Prof. Antonio Mauro Saraiva e Prof. Hamilton Varela, em conjunto com o Superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. João Eduardo Ferreira, farão uma breve explanação e responderão às duvidas referentes às novas iniciativas da Pró-Reitoria de Pesquisa para infraestrutura de computação, gestão de projeto e disponibilização de informações à comunidade USP. O Prof. Krieger fez a graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1984), recebeu o título de Doutor em Fisiologia do Medical College Of Wisconsin (1988), fez Pós-doutorado em biologia molecular na Harvard Medical School (1989-1990) e na Stanford University School of Medicine (1990-1992) e é docente da Universidade de São Paulo desde 1990. Atua junto ao Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP onde é Professor Titular de Genética e Medicina Molecular, e dirige o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor-HCFMUSP. Suas atividades de pesquisa estão focadas na identificação de marcadores moleculares associados a gênese de doenças cardiovasculares e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para regeneração cardíaca. É membro regular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e é Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
Duração: 02:43:12

COLÓQUIO - IFUSP: Magnetismo em Nanoestruturas Moleculares

O estudo da relaxação magnética em nanomagnetos moleculares fornece informações importantes sobre suas nanoestruturas. A síntese a partir de blocos moleculares produz sistemas modelos únicos, como os conhecidos “Single Molecule Magnets” e “Single Chain Magnets”, que apresentam histerese e relaxação magnéticas e os credenciam como memória magnética a nível molecular. Neste colóquio, alguns aspectos de relaxação magnética em nanoestruturas serão revistos e mostraremos como o estudo do nanomagneto Mn12ac permitiu evidenciar o tunelamento quântico macroscópico da magnetização. Serão apresentadas cadeias magnéticas anisotrópicas com relaxação lenta da magnetização e larga histerese. Novas funcionalidades aumentam o interesse pelos fenômenos físicos observados, tanto para ciência básica quanto para aplicações futuras, na eletrônica molecular.
Duração: 01:20:10

COLÓQUIO - IFUSP: Transientes moleculares: a foto-estabilidade da vida, sua eletro-instabilidade e a aniquilação ressonante de pósitrons.

Nesse colóquio, serão abordadas três situações em que estados moleculares transientes, com tempos de vida finitos, precisam ser considerados. A primeira situação de interesse é a base molecular da foto-estabilidade da vida: as biomoléculas, em particular as bases de DNA e RNA, apresentam cromóforos eficientes, capazes de absorver radiação ultravioleta e formar estados excitados dissociativos, que, em princípio, deveriam comprometer a integridade do código genético. Houve, portanto, grande pressão evolutiva para selecionar moléculas foto-estáveis, capazes de dissipar rapidamente a energia absorvida da radiação. Será também discutida a relação entre os mecanismos moleculares responsáveis pela foto-estabilidade e os processos dissociativos induzidos por captura eletrônica, que aqui denominamos “eletro-instabilidade”: elétrons livres constituem o principal produto da interação de radiação ionizante com a matéria biológica, e o papel de ânions transientes no “dano radiativo” de biomoléculas será discutido. Finalmente, iremos abordar transientes pósitron-molécula, em particular os mecanismos de transferência de energia do pósitron aos graus de liberdade vibracionais, responsável por elevar as taxas de aniquilação e ordens de grandeza.
Duração: 02:22:41