Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "leste"

Listar por

38 resultados encontrados

"Inovação na USP Leste"

Conferência sobre o papel e a função da inovação na universidade pública em geral e na USP em particular, uma avaliação crítica.
Duração: 02:15:28

A Análise Econômica da Produção Social

A Análise Econômica da Produção Social<br> (2º seminário do Ciclo Temático sobre a Riqueza das Redes)<br><br> Expositor:<br> Guilherme Ary Plonski (EP/USP e FEA/USP)<br><br> Debatedores:<br> Milton Campanário (FEA/USP) e <br> Pablo Ortellado (EACH/USP Leste)<br><br> Coordenador:<br> Imre Simon (Edic/IEA e IME/USP)<br><br> Data: 21 de Junho de 2007<br> Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Duração: 02:24:20

Antibiótico: faça dele um aliado, não um inimigo

Projeto apresentado na FEBRACE 2008, na área de Ciências da Saúde. Autores: Flávia Lopes Siqueira Dayane Cristina Toledo Pontes Tâmara Juliane Vieira Silva Wendel Barros de Oliveira (Orientador) Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - MG Escola Educação Criativa - MG
Duração: 00:02:28

aula aberta sobre a realidade da saúde pública no país, planos e metas do Governo Federal

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP na última sexta-feira, dia 8 de abril, sendo recebido na Diretoria, pelo reitor da USP, Prof. João Grandino Rodas, pela Diretora da casa, Profa. Dra. Helena Ribeiro, dirigentes de outras unidades, docentes e autoridades do Ministério da Saúde, por volta das 9h. Na ocasião, foram discutidas maiores oportunidades de relacionamento entre a FSP/USP e o Ministério da Saúde. Das 9h30 às 11h30, o Ministro proferiu aula aberta sobre a realidade da saúde pública não país, planos e metas do Governo Federal, no Anfiteatro João Yunes, com lotação completa, inclusive com pessoas de pé ou sentadas nos corredores. O público era composto por docentes, funcionários, alunos de graduação e de pós-graduação da unidade e da USP Leste (EACH), representantes de entidades da sociedade civil e outros profissionais de saúde. A visita fez parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. Abrindo o evento, a Profa. Helena Ribeiro, fez um breve relato das parcerias que existem entre a Faculdade e o Ministério da Saúde, como o Centro Brasileiro de Classificação de Doenças, os projetos VIGITEL e PENSE, dentre outros e apresentou um breve currículo do ministro ao público presente. Em sua exposição, o Ministro Padilha, mostrou um panorama da situação da saúde no país, bem como as prioridades a serem encaradas durante o governo da Presidenta Dilma Roussef, iniciado em janeiro de 2011. Ressaltou os avanços que o país teve nos últimos anos, tirando 30% da população da linha de pobreza, diminuindo índices de mortalidade infantil e de subnutrição, mas que o país também terá que enfrentar a mudança do perfil epidemiológico da população, com o aumento do envelhecimento, aumento de obesidade, etc. Ressaltou a importância do acordo que o Ministério concluiu nesta semana com as grandes indústrias, visando a redução da quantidade de sódio nos alimentos industrializados e, consequentemente, promovendo uma alimentação mais saudável para os brasileiros.
Duração: 01:42:25

Ciclo de Debates Nordeste(s): “Os nordestes delas - memórias, afetos e representações no cinema pernambucano”.

Resumo: Discutir os significados do "Nordeste" na produção cinematográfica pernambucana e feminina. 1) Adelina Pontual (Graduada em Comunicação Social e mestre na mesma área pela Universidade Federal de Pernambuco, Adelina estudou cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba, com especialização em montagem. Entre seus trabalhos como roteirista e diretora destacam-se o longa-metragem documental "Rio Doce/CDU)", disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=nDCBJwo8kl0&t=808s) e os curtas "Cachaça"; "O Pedido", filme que lançou a atriz Hermila Guedes no cinema; e "ReTrato". Atualmente, desenvolve o projeto de "Martina e o Skylab", seu primeiro longa-metragem de ficção). 2) Tauana Uchoa é cineasta, produtora, roteirista e diretora executiva da produtora Que Tau? Formada em Artes Visuais pela Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), tem como filme mais premiado, o documentário” Não Tem Só Mandacaru, de 2016”, sobre a presença imperativa da poesia na cidade de São José do Egito, que pode ser visto até o dia do debate por esse link: https://youtu.be/eWIXyWRTcM4 . Também é diretora dos curtas: “Cozinheiras de Terreiro,” e “A vida em uma viagem e Azul”, em processo de finalização. Mediação: Daisy Perelmutter (Gephom/USP) e Cristiano Filiciano (Gephom/USP). Promoção: GEPHOM/USP.
Duração: 01:40:28

COLÓQUIO - IFUSP: Fukushima: Passado, Presente e Futuro

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido de um tsunami, atingiu a província de Fukushima, na região de Tohoku, localizada no leste do Japão. Tais eventos causaram o desastre nuclear mundialmente conhecido como o acidente de Fukushima. Desde então, o Japão adotou uma série de medidas para a remediação e recuperação de áreas afetadas pelo desastre nuclear. Nesta palestra, serão discutidos conceitos básicos de física nuclear relacionados com o acidente, incluindo os princípios de funcionamento dos reatores de Fukushima Daichii. Iremos discutir também os eventos que levaram ao derretimento do núcleo do reator e suas consequências. Além disso, serão discutidas as medidas adotadas pelos japoneses para a remediação dos problemas causados pela contaminação radioativa de solos, água e alimentos em geral. Finalmente, discutiremos o futuro da utilização da energia nuclear, destacando seus benefícios e riscos. Informações sobre o palestrante: O Prof. Johnny Ferraz Dias fez a graduação (1986) e o mestrado (1989) no IFUSP, o doutorado em Ciências Físicas na Universiteit Gent (1994), na Bélgica, e o pós-doutorado no Louisiana Accelerator Center da University of Louisiana at Lafayette (Estados Unidos) entre 2007 e 2008. Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde é Coordenador dos aceleradores do Laboratório de Implantação Iônica. Ele atua tanto em física básica como em física aplicada, utilizando principalmente as técnicas PIXE (Particle-Induced X-ray Emission), Micro-PIXE, RBS (Rutherford Backscattering Spectrometry), RBS canalizado, NRA (Nuclear Reaction Analysis) e MEIS (Medium Energy Ion Scattering).
Duração: 01:08:44

Contaminação do solo na cidade de São Paulo - USP Leste não é caso isolado - Parte 1

São abordados a Leglislação Ambiental e o dever da USP de apurar as responsabilidades no caso do crime ambiental cometido na USP-Leste em 2011. Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado formado pela USP e consultor ambiental, sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Presidiu diversas comissões e comitês ambientais, com destaque para a Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP e o Comitê da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM. É membro do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional e da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal da OAB. Consultor do Governo Brasileiro e do Banco Mundial em diversos projetos, foi consultor do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da UNICRI - Instituto das Nações Unidas para Pesquisa da Criminalidade Interrregional. Jornalista, é editor-chefe do Portal e Revista Ambiente Legal.
Duração: 00:56:15

Contaminação do solo na cidade de São Paulo - USP Leste não é caso isolado - Parte 2

Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado formado pela USP e consultor ambiental, sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Presidiu diversas comissões e comitês ambientais, com destaque para a Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP e o Comitê da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM. É membro do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional e da Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal da OAB. Consultor do Governo Brasileiro e do Banco Mundial em diversos projetos, foi consultor do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da UNICRI - Instituto das Nações Unidas para Pesquisa da Criminalidade Interrregional. Jornalista, é editor-chefe do Portal e Revista Ambiente Legal.
Duração: 00:56:23

Cursos USP - Economia Monetária - A Hiperinflação Alemã - Parte 1 - João Sayad

Nestas aulas do curso Economia Monetária - Moeda e Bancos, na FEA-USP, o professor João Sayad começa a discutir os Eventos Espetaculares da Economia. Um deles foi a Hiperinflação que atingiu a Alemanha e vários países do Leste Europeu depois da Primeira Guerra Mundial. Derrotada no conflito e obrigada a pagar pesadas indenizações aos vencedores, a Alemanha ainda enfrentava uma caótica situação interna por conta do déficit público. Para financiar-se, a Alemanha passou a imprimir papel moeda sem nenhuma contenção, causando a crise inflacionária que chegou ao auge em 1923.
Duração: 00:28:38

Cursos USP - Economia Monetária - A Hiperinflação Alemã - Parte 2 - João Sayad

Nestas aulas do curso Economia Monetária - Moeda e Bancos, na FEA-USP, o professor João Sayad começa a discutir os Eventos Espetaculares da Economia. Um deles foi a Hiperinflação que atingiu a Alemanha e vários países do Leste Europeu depois da Primeira Guerra Mundial. Derrotada no conflito e obrigada a pagar pesadas indenizações aos vencedores, a Alemanha ainda enfrentava uma caótica situação interna por conta do déficit público. Para financiar-se, a Alemanha passou a imprimir papel moeda sem nenhuma contenção, causando a crise inflacionária que chegou ao auge em 1923.
Duração: 00:30:45