Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "líquido"

Listar por

36 resultados encontrados

Colóquios do IFSC - Água: um líquido complexo

O que é um fluido complexo? Aqui tratamos de fluidos complexos como sistemas cujas propriedades termodinâmicas, dinâmicas, estruturais e hidrodinâmicas não são governadas pelas escalas atômicas ou moleculares das componentes deste sistemas, mas de escalas mesoscópicas derivadas de uma combinação das escalas microscópicas. Por que a água pode ser classificada como um líquido complexo? Mostramos neste colóquio que as anomalias termodinâmicas e dinâmicas da água estão ligadas ao fato dela formar ligações de hidrogênio. Estas ligações ocorrem, pois os elétrons do hidrogênio ficam localizados próximos ao oxigênio polarizando localmente a molécula. Neste sentido, o hidrogênio de uma molécula de água fica atraído pelo oxigênio da molécula vizinha. Esta interação é mais fraca que uma ligação covalente, mas mais forte que as interações de van der Waals. No entanto, devido à estrutura angular da molécula de água, esta ligação intermolecular de hidrogênio só ocorre para uma determinada distância e ângulo. O balanço energético entre essas ligações de hidrogênio e as interações de van de Waals, que são isotrópicas e de curto alcance, leva à formação de aglomerados de moléculas de água de diferentes densidades.
Duração: 01:21:37

Acrilização - técnica de massa

Demonstração das técnicas laboratoriais para confecção de aparelhos ortodônticos, separados por tipo: acrilização técnica massa; acrilização técnica pó e líquido. Vídeo gravado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, de autoria do Prof. Dr. Murilo Fernando Neuppmann Feres, do Departamento de Clínica Infantil, e alunos da graduação.
Duração: 00:06:09

Acrilização - Técnica de pó e líquido

Demonstração das técnicas laboratoriais para confecção de aparelhos ortodônticos, separados por tipo: acrilização técnica massa; acrilização técnica pó e líquido. Vídeo gravado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, de autoria do Prof. Dr. Murilo Fernando Neuppmann Feres, do Departamento de Clínica Infantil, e alunos da graduação.
Duração: 00:07:14

Cálcio e bastante líquido são dicas para mulher que amamenta

Saiba como uma alimentação saudável e sem exageros ajuda a mulher que amamenta seu bebê. "Não é preciso comer em dobro, basta manter uma alimentação saudável", explica a nutricionista. Este é mais um vídeo da série sobre amamentação do Canal Saúde IPTV USP. Veja também: a importância, os principais motivos para amamentar, a forma mais adequada e outros temas relacionados à amamentação segundo explicações dos especialistas da USP.
Duração: 00:02:21

CIV: pó e líquido – classe I

Proporcionamento do CIV na forma de pó e líquido; divisão do pó sobre a placa e colocação do líquido; espatulação do cimento, consistência ideal e aspecto da massa recém manipulada; inserção do material na cavidade de classe I e adaptação final com espátula levemente umedecida pelo bonding; proteção da superfície da restauração recém finalizada.
Duração: 00:07:29

CIV: restauração definitiva – classe V

Inserção de CIV pó/líquido na cavidade pelo sistema unidose (Centrix); apresentação do sistema unidose e escolha da ponta dosadora de acordo com o tipo de cavidade; montagem detalhada do sistema unidose e inserção do cimento na ponta dosadora; características da inserção do cimento na cavidade de classe V; adaptação final do cimento na cavidade e proteção da superfície da restauração recém finalizada.
Duração: 00:06:52

COLÓQUIO - IFUSP: 50 Anos das Equações Kohn-Sham: A história surpreendente das equações que mudaram a forma como fazemos física

Há 50 anos, W. Kohn e L.J. Sham publicaram um artigo sobre o líquido de elétrons não uniforme, com o título bastante técnico “Self-consistent equations including exchange and correlation effects”. Ninguém poderia imaginar, em 1965, que este trabalho se tornaria um dos trabalhos mais citados de toda a história da física e que as equações nele deduzidas chegariam a ser implementadas nos computadores de físicos do mundo inteiro, além de merecer o Prêmio Nobel de química de 1998. Nessa palestra, dou uma introdução pictórica ao modelo do líquido de elétrons não uniforme, explico o contexto histórico do trabalho seminal de Kohn e Sham e descrevo como essas equações se tornaram a base de grande parte da moderna física da matéria condensada, química quântica e ciência de materiais.
Duração: 01:14:24

COLÓQUIO - IFUSP: : Fenômenos ópticos não lineares em sistemas nanoestruturados e meios homogêneos.

Nesta palestra relatarei experiências relacionadas com dois dos temas de pesquisa que temos desenvolvido no Recife: (1) o estudo do fenômeno de emissão estimulada em sistemas desordenados; (2) o estudo da propagação não linear de pulsos ópticos em meios homogêneos. No primeiro tema apresentarei diferentes esquemas de funcionamento e controle de Lasers Aleatórios (Random Lasers) em nanocoloides, nano/micro-pós dielétricos, e polímeros com nanopartículas metálicas e dielétricas. Lasers Aleatórios são lasers sem espelhos nos quais a realimentação do laser é devida ao espalhamento da luz emitida no meio ativo. No segundo tema descreverei experiências que permitiram observar e caracterizar sólitons ópticos (Optical spatial solitons) tri-dimensionais em um líquido (dissulfeto de carbono – CS2) graças às contribuições das susceptibilidades ópticas de terceira e quinta ordem. Sólitons espaciais são feixes de luz que se propagam sem deformação espacial num meio não linear. A difração do feixe é compensada pelas contribuições não lineares do meio material. Mostrarei resultados recentes que demonstram a propagação estável dos sólitons por uma longa distância, correspondente a 10 comprimentos de Rayleigh.
Duração: 02:21:12

COLÓQUIO - IFUSP: : Óptica não-linear no estudo da aterosclerose

A doença cardiovascular (CVD) é a líder em causa de mortes e morbidade no mundo, batendo doenças como, por exemplo, o câncer. Dentre as CVD, as mais conhecidas são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). A aterosclerose é caracterizada pala formação de placas nos vasos sanguíneos, estando na origem das CVD. Há diversos estudos na literatura médica nos quais a presença de altos níveis de LDL (low-density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) e baixos níveis de HDL (high-density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) no sangue, combinados com alta pressão sanguínea, diabetes tipo 1 e 2, tabagismo e obesidade, são fatores de risco para o desenvolvimento da CVD. Mais recentemente, verificou-se que a presença de formas modificadas da LDL (pela ação de radicais livres, por exemplo) no sangue está relacionada ao desenvolvimento da CVD. A técnica de óptica não-linear de Varredura-Z foi utilizada pela primeira vez no Instituto de Física da USP para identificar a LDL modificada em amostras de sangue de pacientes. Mostramos que a resposta óptica não-linear de soluções de LDL depende do grau de modificação da lipoproteína. Nesta palestra, discutiremos os detalhes dessa técnica experimental que utiliza a luz laser e seu processo de interação com a matéria e apresentaremos experimentos realizados com sangue de doadores. Informações sobre o palestrante: O Professor Figueiredo fez a graduação (1975), o mestrado (1978) e o doutorado (1981) em Física no IFUSP, seguidos por um pós-doutorado na Université Paris Sud-11 (1985). Em 1987, foi contratado como docente do IFUSP e tornou-se Professor Associado (Livre-Docente) em 1988. Desde 1993, é Professor Titular do Departamento de Física Experimental do IFUSP. Suas áreas de atuação estão relacionadas principalmente com fluidos complexos, cristais líquidos, ferrofluidos, óptica linear, óptica não-linear e varredura Z.
Duração: 01:16:34

COLÓQUIO - IFUSP: Força de radiação acústica: levitação e transporte de objetos com som

Ondas sonoras transportam momento linear e angular. Quando uma onda sonora que se propaga em um meio atinge a superfície de um objeto, parte do momento da onda é transferida para o objeto, dando origem à força de radiação acústica. Devido à força de radiação acústica, é possível levitar objetos e líquidos com som. Além de levitar, também é possível utilizar ondas sonoras para mover e girar objetos de forma controlada. A força de radiação acústica também pode ser utilizada em meios líquidos, permitindo a manipulação e separação de células e micropartículas com ondas de ultrassom. Isto pode ter importantes aplicações práticas, como possibilitar a separação de células tumorais circulantes (CTCs) de células sadias ou dar origem a placas de petri “inteligentes”, que poderiam ser utilizadas para manipular células usando ondas sonoras.
Duração: 00:56:39