Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "justiça"

Listar por

66 resultados encontrados

100 MIL TÍTULOS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA FACULDADE DE DIREITO

A PÓS-GRADUAÇÃO CONSTRUINDO O FUTURO – USP CELEBRA 100 MIL TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Faculdade de Direito - DIA: 07.10.2011 das 14h00 às 17h30min. Presidente da Mesa: Dr. ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO – Diretor da Faculdade de Direito da USP e Professor Titular do Departamento de Direito Processual. Palestrantes: Dr. JOSÉ EDUARDO CARDOZO – Ministro da Justiça. Dr. CLÁUDIO S. LEMBO – Governador do Estado de São Paulo (2006), Secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo e Professor Titular da UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dr. TÉRCIO SAMPAIO FERRAZ JÚNIOR – Professor Titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. Dra. MONICA HERMAN S. CAGGIANO – Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP e Professora Associada do Departamento de Direito do Estado da FDUSP.
Duração: 01:22:04

5. “Papel e atuação do Ministério Público” – Promotora de Justiça Dra. Alexandra Facciolli Martins

Esta é a 4ª vídeo-aula do I Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Piracicaba. Para mais informações e materiais do curso, acesse: http://www.piracicabasustentavel.org.br/i-curso-de-formacao-continuada-para-conselheiros-municipais/. Neste vídeo, você confere uma aula sobre: “Papel e atuação do Ministério Público” com a Promotora de Justiça Dra. Alexandra Facciolli Martins.
Duração: 00:46:06

64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho - parte 2

TEMA: Perigos das mutações do mundo do trabalho e do emprego. Inovações tecnológicas, organizacionais, contrarreforma trabalhista e a Saúde dos Trabalhadores Nos últimos anos o mundo do trabalho parece impactado por múltiplas e poderosas modificações. Expressões como globalização, precarização, flexibilização se somam a outras como uberização, indústria 4.0, nanotecnologia, exoesqueletos, videovigilância e robôs inteligentes. No mundo todo o debate desses temas aponta preocupações com impactos dessas mudanças nas realidades de trabalho e (des)emprego, na saúde e segurança de trabalhadores e também na proteção social de cidadãos. No Brasil, esse processo se dá ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional aprova uma Contrarreforma Trabalhista que retira direitos sociais de proteção do trabalho, do emprego e fragiliza os Sindicatos e a Justiça do Trabalho. Para os legisladores jornada de trabalho, intervalos para descanso, horas-extras, nada tem a ver com Saúde e Segurança e podem virar moeda de troca nas mesas de negociação. A noção de seguridade social, a conta social, os custos humanos desse processo são jogados para os mais vulneráveis. Mas afinal, o que são as mudanças em curso? Quais são os custos sociais e humanos já reconhecidos em estudos atuais? O 64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes noTrabalho, que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pretende estimular a ampliação desse debate entre nós. A atuação de todos os interessados na defesa da Saúde do Trabalhador precisa ir além da denúncia das iniquidades e engajar-se em estudos e práticas que ajudem a dar visibilidade aos velhos e novos impactos desse processo. Data: 22 de maio de 2018, terça-feira, das 8:30 – 17:00h. Local: Auditório João Yunes. Faculdade de Saúde Pública, Av. Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César, São Paulo (ao lado do Metrô Clínicas).
Duração: 02:48:52

64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho - Parte 1

TEMA: Perigos das mutações do mundo do trabalho e do emprego. Inovações tecnológicas, organizacionais, contrarreforma trabalhista e a Saúde dos Trabalhadores. Nos últimos anos o mundo do trabalho parece impactado por múltiplas e poderosas modificações. Expressões como globalização, precarização, flexibilização se somam a outras como uberização, indústria 4.0, nanotecnologia, exoesqueletos, videovigilância e robôs inteligentes. No mundo todo o debate desses temas aponta preocupações com impactos dessas mudanças nas realidades de trabalho e (des)emprego, na saúde e segurança de trabalhadores e também na proteção social de cidadãos. No Brasil, esse processo se dá ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional aprova uma Contrarreforma Trabalhista que retira direitos sociais de proteção do trabalho, do emprego e fragiliza os Sindicatos e a Justiça do Trabalho. Para os legisladores jornada de trabalho, intervalos para descanso, horas-extras, nada tem a ver com Saúde e Segurança e podem virar moeda de troca nas mesas de negociação. A noção de seguridade social, a conta social, os custos humanos desse processo são jogados para os mais vulneráveis. Mas afinal, o que são as mudanças em curso? Quais são os custos sociais e humanos já reconhecidos em estudos atuais? O 64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho, que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pretende estimular a ampliação desse debate entre nós. A atuação de todos os interessados na defesa da Saúde do Trabalhador precisa ir além da denúncia das iniquidades e engajar-se em estudos e práticas que ajudem a dar visibilidade aos velhos e novos impactos desse processo. Data: 22 de maio de 2018, terça-feira, das 8:30 – 17:00h. Local: Auditório João Yunes. Faculdade de Saúde Pública, Av. Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César, São Paulo (ao lado do Metrô Clínicas).
Duração: 03:16:35

A justiça do trabalho e as inovações no despacho eletrônico

A justiça do trabalho e as inovações no despacho eletrônico
Duração: 00:56:49

A lentidão na justiça brasileira e o papel do Conselho Nacional de Justiça

A lentidão na justiça brasileira e o papel do Conselho Nacional de Justiça
Duração: 00:58:26

A morosidade da Justiça brasileira

morosidade Justiça brasileira
Duração: 00:56:43

Acesso à Justiça: Reflexões sobre as Instituições do Sistema de Justiça - Parte 1

O evento tem como tema central o acesso à justiça no Brasil e procura propiciar a reflexão sobre as diversas facetas do acesso à justiça, assim como sobre as transformações que estão ocorrendo desde a Constituição de 1988. Também foram discutidos o papel da Defensoria Pública e do Ministério Público, inclusive no que tange à judicialização das políticas públicas, e a relação entre acesso à justiça e a cultura da punição, tanto vista no bojo da opinião pública quanto nas práticas das instituições do sistema de justiça.
Duração: 02:51:37

Acesso à Justiça: Reflexões sobre as Instituições do Sistema de Justiça – Parte 2

O evento tem como tema central o acesso à justiça no Brasil e procura propiciar a reflexão sobre as diversas facetas do acesso à justiça, assim como sobre as transformações que estão ocorrendo desde a Constituição de 1988. Também foram discutidos o papel da Defensoria Pública e do Ministério Público, inclusive no que tange à judicialização das políticas públicas, e a relação entre acesso à justiça e a cultura da punição, tanto vista no bojo da opinião pública quanto nas práticas das instituições do sistema de justiça.
Duração: 02:38:34

As Mulheres e as Instituições

"As Mulheres e as Instituições" A USP promove, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o encontro As Mulheres e as Instituições. Com o tema Enfrentamento da desigualdade de gênero nas carreiras científicas e no Sistema de Justiça do Brasil, o evento é uma realização da Vice-Reitoria da Universidade e do Centro Observatório das Instituições (COI), que é presidido pelo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e congrega especialistas no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que propõem o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das instituições brasileiras. O debate acontece das 9h às 12h, na Sala do Conselho Universitário, no Prédio da Reitoria.
Duração: 03:32:56