Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "eficaz"

Listar por

16 resultados encontrados

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSPSP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: Situação e ações de controle da raiva animal no Município de São Paulo. - 9h às 10h e 15min Dra Elisabete Aparecida da Silva - Médica Veterinária – Especialista em Saúde Pública. Divisão de Vigilância de Zoonoses – SMS- PMSP. A raiva canina é uma zoonose controlada no Estado de São Paulo, porém continuam ocorrendo casos esporádicos em animais, particularmente morcegos não hematófagos em diferentes cidades, o que causa preocupação e a necessidade de se manter uma vigilância constante. Na palestra serão abordadas as ocorrências de casos de raiva animal no Brasil e no Município de São Paulo, bem como as atividades realizadas pela Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo (DVZ/SP) na vigilância da raiva animal. Acidentes por animais potencialmente transmissores da raiva. - 10h e 30min às 12h Dra Nanci Burattini - Médica Veterinária - Espec. Clínica Vet. de Cães e Gatos - CCD / COVISA / SMS - PMSP. A Raiva Humana é de extrema relevância do ponto de vista clínico e de saúde pública, pelo alto custo da assistência e pela alta letalidade, praticamente 100% dos casos quando o quadro clínico é instalado. Mas é uma doença que não precisa ocorrer, já que utilização de vacina e soro antirrábico humano, com indicação correta e oportuna, é extremamente eficaz.
Duração: 02:11:27

CEATS – Mercenário ou Missionário: Quem é o empreendedor?

Tendo por pano de fundo o livro recém-publicado por Victor Siaulys – "Mercenário ou Missionário?" –, foi proposta a discussão de formas de conciliar iniciativas empresariais lucrativas e projetos sociais eficazes. Quatro comentaristas expressaram reflexões a partir de suas experiências pessoais e profissionais, abordando as questões: 1. Quais são os traços e competências que orientam o empresário e o mobilizador social? 2. É possível reproduzir um perfil de liderança que concilie desempenho econômico e atuação social? 3. Como reconciliar objetivos aparentemente tão diversos como a lucratividade e a solidariedade? Com mais de 60 pessoas, o público do seminário era composto por representantes de empresas e de organizações da sociedade civil. Também estavam presentes docentes da FEA/USP e da FIA; alunos e ex-alunos do MBA Gestão e Empreendedorismo Social, dos cursos de Responsabilidade Social e Terceiro Setor e do PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP.
Duração: 01:58:08

Changing Global Environments (Português)

( Evento com tradução simultânea para o português ) As mudanças ambientais globais, compreendendo as alterações climáticas, estão intimamente ligadas a outras crises sociais, políticas e econômicas, que vão desde a pobreza e desigualdade, passando ao descontentamento social. As consequências da interação entre estas mudanças e crises estão se espalhando rapidamente por todo o mundo, e já afetam os sistemas nos quais nossas vidas se baseiam, bem como nossos modos e estilos de vida. As sociedades humanas devem agora encontrar soluções para proteger as riquezas oferecidas pela Terra, e salvaguardar a equidade e o bem-estar para todos. Na busca urgente de soluções, o conhecimento das ciências sociais é essencial para a compreensão das causas e consequências das mudanças ambientais globais, e para a formulação de soluções mais eficazes, justas e duradouras para um futuro sustentável.
Duração: 02:31:44

COLÓQUIO - IFUSP: Os desafios da Biotecnologia no Brasil: o caso Recepta Biopharma

A RECEPTA Biopharma é uma empresa de biotecnologia dedicada à pesquisa, desenvolvimento e testes clínicos de anticorpos monoclonais para uso em tratamento de câncer. Anticorpos monoclonais são moléculas biológicas que têm a capacidade de reconhecer e atacar alvos específicos nas células tumorais. As atividades da Recepta incluem: 1. Identificação de novos alvos e geração de respectivos anticorpos; 2. Geração de linhagens celulares estáveis e de alta produtividade para a produção de anticorpos monoclonais; 3. Ensaios de imunohistoquímica para a determinação da reatividade de anticorpos com diversos tipos de tumor; 4. Desenho e avaliação de peptídeos com propriedades que afetem função de células tumorigênicas; 5. Elaboração de protocolos de ensaios clínicos para testar a eficácia terapêutica de anticorpos; 6. Realização de testes clínicos em centros hospitalares de excelência espalhados em várias regiões do Brasil: Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Uma empresa brasileira, a RECEPTA Biopharma foi fundada a partir de um modelo inovador – baseado em parcerias com universidades, institutos de pesquisa e hospitais - para otimizar a utilização de excelentes recursos científicos e tecnológicos do sistema de pesquisa do país. Com a colaboração de cientistas renomados internacionalmente, a empresa utilize de inovação tecnológica em Biotecnologia para responder às necessidades da sociedade e do mercado brasileiro de biotecnologia. Todas essas ações têm o objetivo de produzir medicamentos eficazes e tratamentos menos caros. A fundação da RECEPTA Biopharma é consequência de inúmeras vantagens competitivas oferecidas pelo Brasil na área de biotecnologia dirigida à saúde humana.
Duração: 01:28:19

Conferência Internacional “Crise e mudança de modos de vida: O cuidado como elemento de sustentabilidade

Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social – FFLCH/USP, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Mestrado Profissional) FSP/USP e Saúde Global e Sustentabilidade (Doutorado) FSP/USP convidam para Conferência Internacional “Crise e mudança de modos de vida. O cuidado como elemento de sustentabilidade." Palestrante: Profª. Antónia Pedrosa de Lima, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Pt e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Portugal (CRIA). Debatedor: Prof. José Guilherme Magnani - FFLCH-USP Países da Comunidade Europeia, particularmente Portugal, atravessam uma situação de crise econômica e social (crescentes índices de desemprego, baixos rendimentos familiares, população imigrante significativa, população idosa) aumentam a pressão sobre os serviços sociais. Para fazer frente à atual falência dos Estados de Providência, as pessoas (re)tomam vias informais para lidar com situações de carência. Este “estado de emergência” trouxe mudanças profundas nas vidas cotidianas dos cidadãos, não só na esfera econômica mas também social e moral. A iniciativa pessoal, imbuída da moralidade do “cuidado” e do bem comum, torna-se central e fator de sustentabilidade tanto a nível econômico (provendo a pessoas necessitadas) como emocional (bem-estar). A partir de dois estudos de caso serão debatidos, etnograficamente, o modo como as práticas informais suportam a economia nacional, como as pessoas se integram em sistemas formais e informais de cuidado e como estas estratégias são eficazes para enfrentar situações de crise e de sobrevivência. Apoio: Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública (LIESP) mpvascon@usp.br Dia: 21 de outubro - Horário: 14:30 Local: Av. Dr. Arnaldo, 715 - Anfiteatro João Yunes - Cerqueira Cesar - Capital, SP.
Duração: 02:03:51

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: “Que tipo de ação intersetorial pode promover equidade em saúde? Questões críticas para traduzir princípios em práticas”

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: “Que tipo de ação intersetorial pode promover equidade em saúde? Questões críticas para traduzir princípios em práticas” que será proferida por Louise Potvin da Universidade de Montreal. Data: 17 de abril de 2015, sexta-feira, 08h30min Local: FSP/USP - Auditório João Yunes, Av. Dr. Arnaldo 715 – Metro Clínicas. O Departamento de Prática de Saúde Pública (HSP), a Comissão de Pós-Graduaçao (CPG) e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convidam trabalhadores e gestores do SUS, estudantes de graduação, pós-graduandos e docentes e outros interessados para este debate relevante para a formulação das políticas públicas. A ação intersetorial é defendida como uma estratégia-chave para a promoção da equidade em saúde. Mas nem todas as ações intersetoriais são criadas de maneira uniforme. Nesta apresentação Louise vai distinguir entre dois tipos de ações intersetoriais: as que envolvem parceiros exclusivamente institucionais e aquelas que incluem parceiros que representam grupos para os quais há uma preocupação com a equidade em saúde. Vai argumentar que apenas as ações deste último tipo têm o potencial para tratar de questões de equidade. Mas essas parcerias são muitas vezes complexas e conflituosas. Com base em seu trabalho sobre a ação intersetorial em Montréal, Louise irá examinar três funções críticas que precisam ser traduzidas em práticas para que essas parcerias possam ser eficazes. O conferencista será a Profa. Louise Potvin, que completou seu doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal e pós-doutorado em avaliação de programas e abordagens comunitárias e desigualdades em saúde. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Université de Montreal e diretora científica do Centro de Léa-sur les Roback Inégalités Sociales de Santé de Montréal. Este Centro visa documentar como as intervenções de saúde pública em apoio ao desenvolvimento social local podem contribuir para a redução das desigualdades de saúde em ambientes urbanos. Seus principais interesses de pesquisa são a avaliação do programa de promoção da saúde e intersetorialidade. Foi membro do Grupo de Trabalho da OMS-EURO sobre a Avaliação de Promoção da Saúde. Membro do Grupo de Referência Canadense sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Membro da União Internacional para a Promoção da Educação e da da Saúde (UIPES) e membro da Academia Canadense de Ciências da Saúde. É a Coordenadora do Comitê Científico Global da 22a Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, que será realizada em Curitiba, em maio de 2016. Publicou cinco livros e mais de 200 artigos e capítulos de livros.
Duração: 02:45:56

curso de verão - 2017: Quantum transport in nanostructures

Nanotecnologia é uma nova técnica relativa ao estudo e ao controle das propriedades da matéria à escalas nanométricas: um nanómetro (milésima milionésima parte do metro) é o comprimento de uma pequena molécula. A esse nível, a matéria exibe propriedades diferentes muitas vezes surpreendentes, desvanecendo as fronteiras entre as áreas técnico-científicas estabelecidas – resultando no carácter fortemente interdisciplinar associado às nanotecnologias. As nanotecnologias oferecem soluções possíveis para muitos problemas atuais por meio de materiais, componentes e sistemas menores; mais leves, rápidos e eficazes; abrindo deste modo novas
Duração: 00:56:34

Desafios para uma Amazônia Sustentável - Mineração e Garimpo: Problema ou Parte da Solução?

A grande riqueza mineral da Região Amazônica é um dos grandes atrativos para atividades extrativistas se desenvolverem a região e gerassem investimentos. No entanto, a ausência de controle e de mecanismos reguladores eficazes tornou esta uma questão delicada para a região, com o crescimento de atividades de exploração ilegal e garimpo se proliferando pela região, levando à exaustão dos recursos, e a graves consequências socioambientais, a exemplo da atual situação da exploração mineral em Serra Pelada e Carajás. O recente incidente em Mariana (MG) evidencia a necessidade de que este tipo de recurso seja explorado de maneira sustentável, que conte com ampla regulamentação e fiscalização por parte do poder público.
Duração: 02:58:01

Educação ambiental e cidadania: da consciência de um povo às praticas eficazes na comunidade escolar

Projeto apresentado na FEBRACE 2010. Área de Ciências Humanas. Josué da Silva Batalha, Gabriel Carneiro Pinto, Gerciê Oliveira Castro (Orientador), E.E.F. Prof. Elizeu Eli Barbosa, Trairi - CE
Duração: 00:04:17

IMREA - Fisioterapia: fortalecimentos glúteos

IMREA Vídeo de Fisioterapia que demonstra o modo mais eficaz de fortalecimentos dos glúteos
Duração: 00:01:10