Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "FE-USP"

Listar por

1859 resultados encontrados

45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos

Ocorrências trágicas de acidentes envolvendo pacientes são habitualmente imputados a erros, negligencia ou imprudência dos profissionais de saúde, que passam por processos acusatórios, sendo finalmente culpabilizados como os responsáveis pelos eventos. Felizmente parece que este não foi o desfecho da investigação do caso que envolveu mortes nos exames de ressonância magnética ocorridas no Hospital Vera Cruz, Campinas - SP em Janeiro 2013. A investigação foi conduzida de modo multi-institucional envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil de Campinas, conseguiu, de modo inédito no país, descortinar importantes aspectos organizacionais envolvidos no evento. Este será o tema do 45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados" que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e se debruçará com maior detalhamento sobre a metodologia utilizada na condução do caso.
Duração: 03:07:48

A CRISE DA USP EM DEBATE

Debate realizado em 22/08/2014 no Instituto de Física da USP sobre a atual crise na Universidade de São Paulo. Foram confrontados dados e informações, assim como as diferentes visões sobre suas origens, desdobramentos, e os encaminhamentos e propostas para solucioná-la. Registrou-se em especial um rico e contundente debate sobre a proposta que a Reitoria está encaminhando ao Conselho Universitário, compreendendo a desvinculação do Hospital Universitário da USP e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC/USP de Bauru, além do programa de demissão voluntária para servidores técnico administrativos. Debatedores: Adalberto Fazzio, (diretor do IFUSP); Ciro Teixeira Correia (Presidente Adusp), José Roberto Drugowich de Felício (chefe do gabinete do reitor) e José Pinhata Otoch (Diretor do Departamento Médico do HU-USP).
Duração: 02:51:29

Cursos USP - Economia Monetária - O Regime de Metas de Inflação - Parte 5 - João Sayad

Nestas aulas do curso de Economia Monetária - Moeda e Bancos na FEA-USP, o professor João Sayad passa a tratar do último tema do curso: o Regime de Metas de Inflação. Trata-se de uma política monetária que tem por objetivo principal diminuir e manter a inflação em níveis baixos. O Brasil adotou este regime em 1999. Cabe ao Banco Central conduzir a política econômica de forma que seja cumprida a meta de inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional para os dois anos subsequentes. Para manter a meta sob controle, o Banco Central pode lançar mão de diversos instrumentos como a taxa de juros, a taxa de câmbio e o crescimento da base monetária.
Duração: 00:28:12

Desafios da Reforma da Previdência -CIPA IME/USP (17/03/2017

OProjeto de Reforma da Previdência apresentado pelo governo, chega com uma série de alterações nas regras atuais queatinge quasetodos os trabalhadores. Para entrar em vigor, as mudanças ainda serão aprovadas pelo Congresso e a reformaserá feita por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Prof. Dr. José Roberto Ferreira Savoia (FEA-USP) C.V: Professor Associado da FEA-USP (Livre-Docente). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1991), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-Doutor pela SIPA-Columbia University (2005). Foi Visiting Scholar (2005) e Adjunct Professor (2007 e 2009) na SIPA -Columbia University. Foi Visiting Professor na Open University (2012).Foi Professor Associado da Universidade Mackenzie de 1991 a 1995. Foi Diretor Superintendente do Instituto de Previdência de São Paulo - IPREM, de 2010-2012. Foi Secretário da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, de 2001 a 2003. Foi membro dos seguintes Conselhos: Conselho Nacional de Seguros Privados, Conselho da Previdência Social, conselho de Gestão da Previdência Complementar, do CONAPREV, da Câmara de Saúde Suplementar e da APEPREM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Previdência, Infraestrutura e Mercado de Capitais.
Duração: 01:53:04

História dos Instrumentos de Teclado

Palestra da Profa. Fátima Graça Monteiro Corvisier, do Departamento de Música da FFCLRP, proferida no Campus da USP de Ribeirão Preto, no auditório Tulha, em 13 de março de 2017. Este vídeo traça um panorama da história dos instrumentos de teclado. São apresentadas as características de diversos instrumentos, do mais antigo, o órgão hidráulico, passando pelos instrumentos de teclado e cordas pinçadas e percutidas, até o piano e suas versões atuais que fazem uso de moderna tecnologia.
Duração: 01:09:51

Homenagem a Hermínio Martins

O sociólogo português Hermínio Martins, que morreu no dia 19 de agosto em Oxford, na Inglaterra,foi homenageado em seminário sobre seu legado e obra no dia 3 de setembro de 2015, às 14h, na Sala de Eventos do IEA. No mesmo dia, a Universidade de Oxford, onde Martins era professor emérito, também homenageou-o em uma cerimônia paralela. A cerimônia no IEA foi conduzida pela cientista social Maria Angela D’Incao, professora da Unesp que está escrevendo a biografia de Martins. Também participaram Maria Antonieta Leopoldi, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Maria da Conceição Quinteiro, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP. As três conviveram com o sociólogo enquanto realizavam seus doutorados ou pós-doutorados na Universidade de Oxford.
Duração: 01:07:56

I Workshop de Contabilidade e Tributação - Palestra Juliana Sanches

Coordenação do Evento: Prof. Amaury Rezende – FEARP/USP e Prof. Jorge Vieira – FAF/UERJ
Duração: 01:06:27

IBE promove debate: A União Europeia e as Relações Brasil-Europa

IBE se reúne com Embaixadores dos Estados Membros da União Européia para apresentação e debates sobre as Relações Brasil-Europa . Nesta quarta-feira, 25 de setembro de 2013, às 15h30m no Auditório Istvan Jacson da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo, o IBE se reúne com Embaixadores dos Estados Membros da União Européia para apresentação e debates sobre as Relações Brasil-Europa. A mesa foi composta pela Embaixadora da União Europeia no Brasil Ana Paula Zacarias, Embaixador da Grécia Dimitri Alexandrakis, Embaixador da Bélgica Jozef Smets, Embaixador da Espanha Manuel de la Cámara Alonso, Ministro Conselheiro da Embaixada da França Gael de Masonneuve, Prof.Moacyr Martucci Jr. coordenador do IBE e a Profa.Dra. Belmira Oliveira Bueno/ Pró-reitora de Pesquisa adjunta da USP(representando o Pró-reitor de Pesquisa Prof.Dr.Marco Antonio Zago). Local: Auditório Istvan Jacson da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo
Duração: 01:26:49

II Jornada do Laboratório de Estudos sobre a Morte

LEM-IPUSP - Tema: Suicídio MANHÃ – Das 8h às 12h Cordenação: ELAINE G.R. ALVES – LEM SUICÍDIO: DEFINIÇÕES E DADOS EPIDEMIOLÓGICOS NEURY BOTEGA Psiquiatra, Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp SUICÍDIO: QUESTÕES CULTURAIS E SOCIAIS FERNANDA MARQUETTI Pós doutorado pela Faculdade de Saúde Pública USP e pesquisadora na área de suicídio DEBATE SUICÍDIO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EVELYN KUCZYNSKI Pediatra, psiquiatra da Infância e Adolescência do HCFMUSP SUICÍDIO: VELHICE BELTRINA CÔRTE Jornalista e pós doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, Docente do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC/SP DEBATE AAa TARDE – Das 13h30 às 17h Cordenação: MARIA JULIA KOVÁCS – LEM ATENDIMENTO HOSPITALAR NAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO BEATRIZ GUTIERREZ Doutora pela Escola de Enfermagem da USP, Professora do Curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP QUESTÕES BIOÉTICAS NO ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO REYNALDO AYER DE OLIVEIRA Professor FMUSP Disciplina Bioética, Presidente Câmera de Bioética - CREMESP DEBATE SUICÍDIO: ABORDAGEM CLÍNICA VICENTE A. DE CARVALHO Médico Psiquiatra, Psicoterapeuta, Psico-Oncologista e Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia KARINA OKAJIMA FUKUMITSU Psicoterapeuta e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Mackenzie
Duração: 03:07:10

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSP-SP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: 9h às 10h e 15 min - Vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre no estado de SP - Dra. Juliana Telles de Deus - Bióloga – Pesquisador Científico II - Lab. de Entomologia - LABENT-SUCEN-SP. Síntese: Diante da situação epidemiológica da febre amarela silvestre, com proliferação dos casos silvestres em 2017, a vigilância da febre amarela no Brasil mobiliza diferentes áreas, como vigilância de casos humanos, vigilância entomológica, vigilância ambiental de epizootias e ações de informação, de educação e de comunicação visando detectar oportunamente a circulação viral da doença para orientar as medidas de controle, estabelecer áreas de risco e impedir sua transmissão urbana. 10h e 30min às 11h45 - Uso do geoprocessamento na vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre Dr. Luis Filipe Mucci - Biólogo – Pesquisador Científico IV - Lab. de Biologia e Ecologia de Culicídeos – LABEC–SUCEN-Taubaté, SP. Síntese: O geoprocessamento reúne um conjunto de técnicas e sistemas que permitem a análise integrada de dados com atributo geográfico para fins de pesquisa, avaliações técnicas e tomadas de decisão. Os diferentes aspectos da ecologia e biologia de mosquitos vetores, hospedeiros humanos e não humanos, e variantes dos vírus compõem um complexo cenário epidemiológico da febre amarela no Brasil. Isto implica em grande variedade de informações ao se considerar a transmissão silvestre e o risco de reurbanização. A ampliação do uso do geoprocessamento e seu contínuo desenvolvimento são necessários para que abordagens cada vez mais realistas e efetivas sejam aplicadas à vigilância e controle desta doença. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715
Duração: 02:15:19