Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "Cidades"

Listar por

127 resultados encontrados

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSPSP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: Situação e ações de controle da raiva animal no Município de São Paulo. - 9h às 10h e 15min Dra Elisabete Aparecida da Silva - Médica Veterinária – Especialista em Saúde Pública. Divisão de Vigilância de Zoonoses – SMS- PMSP. A raiva canina é uma zoonose controlada no Estado de São Paulo, porém continuam ocorrendo casos esporádicos em animais, particularmente morcegos não hematófagos em diferentes cidades, o que causa preocupação e a necessidade de se manter uma vigilância constante. Na palestra serão abordadas as ocorrências de casos de raiva animal no Brasil e no Município de São Paulo, bem como as atividades realizadas pela Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo (DVZ/SP) na vigilância da raiva animal. Acidentes por animais potencialmente transmissores da raiva. - 10h e 30min às 12h Dra Nanci Burattini - Médica Veterinária - Espec. Clínica Vet. de Cães e Gatos - CCD / COVISA / SMS - PMSP. A Raiva Humana é de extrema relevância do ponto de vista clínico e de saúde pública, pelo alto custo da assistência e pela alta letalidade, praticamente 100% dos casos quando o quadro clínico é instalado. Mas é uma doença que não precisa ocorrer, já que utilização de vacina e soro antirrábico humano, com indicação correta e oportuna, é extremamente eficaz.
Duração: 02:11:27

Minuto USP: lançamento local do projeto Cidades Sustentáveis

Confira os principais momentos da cerimônia lançamento em Piracicaba do projeto Cidades Sustentáveis, ocorrido na noite de 18 de maio nas dependências do SESC Piracicaba. O Eng. Roberto Palmieri, gerente de projetos do Instituto Imaflora - uma das entidades promotoras do evento, fala da iniciativa e sua importância para o futuro da cidade. Na oportunidade, candidatos e pré-candidatos a prefeitura de Piracicaba foram convidados a assumir compromisso público de inserir em seus planos de governo os temas contemplados na Agenda 21. A TV USP é parceira apoiadora da iniciativa.
Duração: 00:01:06

Museu como Interface

O Fórum Permanente realiza ao longo de todo o segundo semestre de 2016 uma série de encontros em diferentes cidades brasileiras (São Paulo, Vitória, Niterói e Brasília) para debater a atuação dos públicos na Arte Contemporânea. O projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS 12ª EDIÇÃO.
Duração: 02:24:33

X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSPSP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 28 de março de 2018, o X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: •Bioecologia e ocorrência de cimicídeos em áreas urbanas. – 9h às 10h e 15min. Dra. Ana Eugênia C. Campos – Pesq. Científico VI – Assist. Técnico de Direção – Instituto Biológico, SP •Vigilância e controle de cimicídeos – 10h e 30min às 11h45 Dr. Sérgio Bocalini – Biólogo – Vice Presidente Executivo da APRAG, SP Durante as palestras, serão abordados aspectos sobre o reconhecimento de infestação por percevejos de cama (Hemiptera: Cimicidae), morfologia, biologia, danos causados à saúde, monitoramento e o que fazer em casos de infestação. Serão discutidos os resultados de uma pesquisa que vem sendo conduzida desde 2012 sobre a ocorrência do inseto no Brasil. Nesta pesquisa o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos locais de ocorrência é calculado para conduzir à discussão da distribuição da praga nas cidades brasileiras. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715.
Duração: 02:28:33

1- Seminário Milton Santos

1- 17/06/09 - Seminário Milton Santos data e local 16, 17 e 18 de junho Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 08, 140 informações (11)3091-1149 difusieb@usp.br Dia 16 de junho às 18hs Abertura Profa. Ana Lanna (Diretora IEB) Prof. Murillo Marx (FAU/USP) Prof. Manoel Lemes da Silva Neto (PUC Campinas) Profa. Flávia Grimm (Geografia/USP) Lançamento de livro da coleção Milton Santos EDUSP Prof. Plínio Martins Filho (Diretor EDUSP) Coquetel 17 de junho de 2009 10h O território usado e a perversidade da crise. Fábio Betioli Contel (Geografia/USP) Bob Fernandes (Terra Magazine) Antonio Carlos Robert de Moraes (Geografia/USP) Naomar Monteiro de Almeida Filho (Reitor da UFBA) 14h Formações socioespaciais do Terceiro Mundo: qual é hoje o desafio? Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ) Mónica Arroyo (Geografia/USP) Ricardo Mendes Antas Jr. (Geografia/USP) 17h O Meio Técnico Científico Informacional: a cara geográfica da globalização. Renato Ortiz (IFCH/Unicamp) Saint-Clair Cordeiro da Trinidade (UFPA) 18 de junho de 2009 10h O espaço dividido nas cidades do século XXI. Maria Laura Silveira (Geografia/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (FAU/USP) Ladislau Dowbor (PUC/SP) 14h A força do lugar: na encruzilhada das verticalidades e horizontalidades. Adriana Bernardes (Geografia/Unicamp) Samira Peduti Kahil (UNESP/Rio Claro) Maria de Azevedo Brandão (UFBA) 17h Encerramento. Organização: Ana Lúcia Duarte Lanna (Diretora IEB/USP) Antonio Carlos Robert de Moraes (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Monica Arroyo (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (Dep. de Projetos FAU/USP) Local: Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, n.140 Cidade Universitária, São Paulo – SP
Duração: 03:00:21

16º Seminário Estafual Áreas Contaminadas e Saúde. Parte 1

O seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde é realizado desde 2002 pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com as faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e outros parceiros com interesse na matéria. Seu maior propósito é promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para prevenir riscos à saúde relacionados à contaminação do solo por substâncias perigosas à saúde da população. Neste ano, o seminário pretende retomar o tema sob a perspectiva ampliada do urbano, pois na história de nossas cidades – em especial aquelas que tanto cresceram e se fizeram metrópoles – os processos de estruturação do espaço urbano sempre caminharam no mesmo compasso da produção dos impactos ambientais. Desde modo, à sombra das contaminações acumuladas, o evento ambiciona contribuir na busca de alternativas para construir coletivamente o urbano em bases mais sustentáveis e saudáveis.
Duração: 02:37:24

16º Seminário Estafual Áreas Contaminadas e Saúde. Parte 2

O seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde é realizado desde 2002 pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com as faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e outros parceiros com interesse na matéria. Seu maior propósito é promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para prevenir riscos à saúde relacionados à contaminação do solo por substâncias perigosas à saúde da população. Neste ano, o seminário pretende retomar o tema sob a perspectiva ampliada do urbano, pois na história de nossas cidades – em especial aquelas que tanto cresceram e se fizeram metrópoles – os processos de estruturação do espaço urbano sempre caminharam no mesmo compasso da produção dos impactos ambientais. Desde modo, à sombra das contaminações acumuladas, o evento ambiciona contribuir na busca de alternativas para construir coletivamente o urbano em bases mais sustentáveis e saudáveis.
Duração: 02:24:12

2- Seminário Milton Santos

2 - dia 17/06/09 - Seminário Milton Santos data e local 16, 17 e 18 de junho Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 08, 140 informações (11)3091-1149 difusieb@usp.br Dia 16 de junho às 18hs Abertura Profa. Ana Lanna (Diretora IEB) Prof. Murillo Marx (FAU/USP) Prof. Manoel Lemes da Silva Neto (PUC Campinas) Profa. Flávia Grimm (Geografia/USP) Lançamento de livro da coleção Milton Santos EDUSP Prof. Plínio Martins Filho (Diretor EDUSP) Coquetel 17 de junho de 2009 10h O território usado e a perversidade da crise. Fábio Betioli Contel (Geografia/USP) Bob Fernandes (Terra Magazine) Antonio Carlos Robert de Moraes (Geografia/USP) Naomar Monteiro de Almeida Filho (Reitor da UFBA) 14h Formações socioespaciais do Terceiro Mundo: qual é hoje o desafio? Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ) Mónica Arroyo (Geografia/USP) Ricardo Mendes Antas Jr. (Geografia/USP) 17h O Meio Técnico Científico Informacional: a cara geográfica da globalização. Renato Ortiz (IFCH/Unicamp) Saint-Clair Cordeiro da Trinidade (UFPA) 18 de junho de 2009 10h O espaço dividido nas cidades do século XXI. Maria Laura Silveira (Geografia/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (FAU/USP) Ladislau Dowbor (PUC/SP) 14h A força do lugar: na encruzilhada das verticalidades e horizontalidades. Adriana Bernardes (Geografia/Unicamp) Samira Peduti Kahil (UNESP/Rio Claro) Maria de Azevedo Brandão (UFBA) 17h Encerramento. Organização: Ana Lúcia Duarte Lanna (Diretora IEB/USP) Antonio Carlos Robert de Moraes (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Monica Arroyo (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (Dep. de Projetos FAU/USP) Local: Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, n.140 Cidade Universitária, São Paulo – SP
Duração: 02:44:02

3- Seminário Milton Santos

3- dia 18/06/09 - Seminário Milton Santos data e local 16, 17 e 18 de junho Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 08, 140 informações (11)3091-1149 difusieb@usp.br Dia 16 de junho às 18hs Abertura Profa. Ana Lanna (Diretora IEB) Prof. Murillo Marx (FAU/USP) Prof. Manoel Lemes da Silva Neto (PUC Campinas) Profa. Flávia Grimm (Geografia/USP) Lançamento de livro da coleção Milton Santos EDUSP Prof. Plínio Martins Filho (Diretor EDUSP) Coquetel 17 de junho de 2009 10h O território usado e a perversidade da crise. Fábio Betioli Contel (Geografia/USP) Bob Fernandes (Terra Magazine) Antonio Carlos Robert de Moraes (Geografia/USP) Naomar Monteiro de Almeida Filho (Reitor da UFBA) 14h Formações socioespaciais do Terceiro Mundo: qual é hoje o desafio? Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ) Mónica Arroyo (Geografia/USP) Ricardo Mendes Antas Jr. (Geografia/USP) 17h O Meio Técnico Científico Informacional: a cara geográfica da globalização. Renato Ortiz (IFCH/Unicamp) Saint-Clair Cordeiro da Trinidade (UFPA) 18 de junho de 2009 10h O espaço dividido nas cidades do século XXI. Maria Laura Silveira (Geografia/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (FAU/USP) Ladislau Dowbor (PUC/SP) 14h A força do lugar: na encruzilhada das verticalidades e horizontalidades. Adriana Bernardes (Geografia/Unicamp) Samira Peduti Kahil (UNESP/Rio Claro) Maria de Azevedo Brandão (UFBA) 17h Encerramento. Organização: Ana Lúcia Duarte Lanna (Diretora IEB/USP) Antonio Carlos Robert de Moraes (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Monica Arroyo (Dep. de Geografia FFLCH/USP) Maria Ângela Faggin Pereira Leite (Dep. de Projetos FAU/USP) Local: Instituto de Estudos Brasileiros Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, n.140 Cidade Universitária, São Paulo – SP
Duração: 02:06:46

37º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Vigilância dos acidentes envolvendo substâncias químicas

Acidentes envolvendo substâncias químicas - explosões, incêndios, vazamentos e derramamentos - tem o potencial de causar, simultaneamente, múltiplos danos ao meio ambiente e à saúde da população exposta, especialmente os trabalhadores. Ocorrem nas atividades industriais, no armazenamento ou durante o transporte dos produtos químicos. Sua importância para a saúde pública está relacionada à capacidade de causar consequências imediatas e tardias com grande número de óbitos em um único evento. Além disso, a gravidade e extensão de seus efeitos podem ultrapassar os limites espaciais - de bairros, cidades e países - e temporais - como a teratogênese, carcinogênese, mutagênese e efeitos à reprodução. Propõe-se neste Fórum discutir os caminhos para a análise e prevenção de acidentes envolvendo substâncias químicas. Para subsidiar a discussão, dois casos serão apresentados: o vazamento de ácido fluorídrico em indústria química na cidade de Guarulhos, que resultou em óbitos e intoxicação de trabalhadores; e o histórico caso de contaminação por Hexaclorobenzeno em indústria na cidade de Cubatão, que, recentemente teve novo episódio de contaminação de trabalhadores terceirizados que atuavam no desmonte e remediação da área.
Duração: 02:53:21