Listar por

148 resultados encontrados

Ciclo de conferências FEA 70 anos: “Repensar o Brasil”: TEMA 8 - Debate

Quais serão as ocupações remuneradas que constituirão a oferta de trabalho decente para aqueles que alcançarão sua primeira plenitude profissional na década de 2040? Além da busca do desenvolvimento por meio de cadeias setoriais tradicionais, como a agricultura, a indústria e o setor de serviço, o Brasil assumiu novos compromissos, entre os quais, as metas da Agenda 2030 que inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris para enfrentar as mudanças climáticas. Qual é a oferta de trabalho decente que esses compromissos relacionados à economia verde pode gerar no Brasil? Finalmente, como construir e disseminar no Brasil um sistema de valores que, além da produtividade, esteja baseado no culto à dignidade humana, no combate à injustiça e à discriminação, na consolidação dos laços sociais por meio do convívio humano e na mitigação dos riscos para evitar suas trágicas consequências.
Duração: 00:41:48

Learning From Data – Evolution and Revolution

Apresentação do Professor Yaser Abu-Mostafa na São Paulo School of Advanced Science on Learning from Data
Duração: 01:40:31

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

Mulher, intimidade e poder.

Palestra da Série Encontro com Acervos - Palestras em Comemoração ao Mês da Mulher 15 de março de 2019 - Horário: 14h às 17h - Palestrante Priscila Nina Fernandes - Título: Mulher, intimidade e poder.
Duração: 01:12:44

Política Nacional da Pessoa Idosa: Ações do Ministério da Saúde

Expositora: Luiza Fernandes Machado Maia (Ministério da Saúde) Coordenador: David Braga Jr. (Grupo Mais do Hospital Premier) Data: 25 de Outubro de 2011 Local: Sala de Eventos do IEA, Cidade Universitária, São Paulo
Duração: 02:22:19

SPeCTReSS & XII Symposium of Irish Studies in South America 2017 - 23 de agosto de 2017 -Manhã parte 2

Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2017, a USP sediou o evento SPeCTReSS – Social Performances of Cultural Trauma and the Rebuilding of Solid Sovereignties & XII Symposium of Irish Studies in South America, com o tema “Rethinking Cultural Trauma from Transnational Perspectives”, cujo objetivo é discutir os resultados de três anos de colaboração conjunta entre nove universidades: Trinity College Dublin (Irlanda), Rurh-Universität, Bochum (Alemanha), Jagiellonian University (Polônia), University of Tartu (Estônia), Zagreb University (Croácia), Jawaharlal Nehru University (Índia), Yale University (Estados Unidos), University of Tokyo (Japão) e Universidade de São Paulo.
Duração: 02:01:49

10º Seminário Internacional de Direito Sanitário: Direito à Saúde e Democracia Sanitária - Painel 1

O evento pretendeu difundir informações essenciais sobre o Direito à Saúde no Brasil e no mundo, bem como debater com a sociedade os melhores meios para a proteção democrática deste direito. Passados 25 anos de reconhecimento da saúde como direito no Brasil, ainda há uma urgente necessidade de aperfeiçoamento e ampliação da participação democrática na produção normativa e na formulação de políticas públicas em saúde.
Duração: 01:29:20

11ª Semana de Biblioteconomia (04/10/2017) - Palestra Principal: “CASA 1: centro cultural e de de acolhimento de LGBTs em situação de risco”

04/10/2017 - Palestra Principal “CASA 1: centro cultural e de de acolhimento de LGBTs em situação de risco” - Karin Fernandes de Araujo (Responsável pela Biblioteca Comunitária da Casa 1).
Duração: 00:39:49

15º Seminário de Pedagogia Universitária

Tema: Educação superior no Brasil e na USP: fundamentos históricos e políticas educacionais
Duração: 02:12:39

39º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho

39º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: "Análise, Prevenção e Aspectos Associados Análise e discussão do caso da explosão e afundamento da Plataforma de Petróleo P36." Maior plataforma de produção de petróleo em alto-mar à sua época, a P-36 tinha a função de servir como um instrumento importante para exploração petrolífera na costa brasileira, uma megaestrutura operacional que custou à estatal brasileira US$ 350 milhões. Na madrugada do dia 15 de março de 2001 ocorreram duas explosões em uma das colunas da plataforma P36. Segundo a Petrobras, 175 pessoas estavam no local no momento do acidente das quais 11 morreram, todas integrantes da equipe de emergência da plataforma. Depois das explosões, a plataforma tombou levando ao seu afundamento no dia 20 de março, em uma profundidade de 1200 metros e com estimadas 1500 toneladas de óleo ainda a bordo. Quais as causas deste acidente? Quantas análises foram feitas? Quais as metodologias foram usadas e quais são os resultados destas investigações? Há convergência ou divergências entre elas? Será que as lições do caso foram incorporadas no aprendizado da organização? Qual a relação do caso com as políticas de gestão de segurança e com as mortes que continuam ocorrendo na cadeia produtiva do petróleo? A discussão é ainda mais pertinente no atual contexto da intensificação do Pré Sal. Participe e Divulgue. 4 de dezembro de 2013 Faculdade de Saúde Pública, USP - Auditório João Yunes. Av. Dr. Arnaldo 715 – Cerqueira Cesar, São Paulo. Apoio: Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP; PROEX-UNESP; CEREST Piracicaba; DVST/CVS/SES-SP e CEREST ESTADUAL SP; Gerencia Regional do Min. do Trabalho e Emprego de Piracicaba; Ministério Público do Trabalho da 15ª Região; FUNDACENTRO; CGSAT-SVS-MS; CNPq.; FAPESP Proc. 12-04721-1.
Duração: 03:11:16