Listar por

22 resultados encontrados

Lançamento do Livro "Domínio das Tecnologias: Ensaios em Homenagem a Hermínio Martins"

"Durante o longo exílio, Hermínio Martins tornou-se, segundo Roland Robertson, um dos principais nomes das ciências sociais na Grã-Bretanha, permitindo a consolidação do interesse acadêmico no “mundo como um todo”, na ciência social comparativa, e nos mais variados temas históricos. Nesse mesmo sentido, seu nome também é citado em A History of Sociology in Britain, de A. H. Halsey, como um dos mais importantes professores – ao lado do italiano Poggi, do polonês Andreski, do alemão Dahrendorf e do americano Birnbaum – que contribuíram para o caráter internacional da sociologia britânica. Não admira ter sido o primeiro sociólogo a ser incluído, por indicação de Imre Lakatos, no comitê da British Society for the Philosophy of Science . Hermínio Martins será eterno a fazer a crítica competente às ideias “prometéicas” do neoliberalismo e revelar os objetivos sem fim dessa sociedade despregada da humanidade, na busca do poder infinito. Esse volume é uma homenagem de seus leitores brasileiros ao grande intelectual português de Moçambique que dedicou sua vida a leituras e reflexões que o levaram ao conhecimento profundo das transformações sociais pelas quais as sociedades passam com o devir da tecnologia". (Maria Ângela D'Incao)
Duração: 00:39:21

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

3º Simpósio Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade Parte IV

Esta quarta mesa discutiu o tema "Desafios Contemporâneos dos Movimentos Sociais".
Duração: 01:48:06

A agroecologia, suas estratégias de pesquisa e as conexões com a “soberania alimentar”

Considerações da filosofia da ciência, e exemplos das metodologias usadas em projetos de pesquisa agroecológica em processo.
Duração: 02:43:14

A Necessidade da Pesquisa Multiestratégica

A pesquisa multiestratégica foi proposta por Hugh Lacey como uma abordagem alternativa à abordagem predominante, que ele denomina de "Tecnociência Comercialmente-Orientada", a qual tende a dar prioridade à geração das inovações tecnocientíficas que contribuam para o crescimento econômico e valores relacionados.
Duração: 03:01:24

A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos

De acordo com o “Modelo das interações entre as atividades científicas e os valores” (M-CV), existem relações de reforço mútuo entre a adoção de uma estratégia metodológica e a sustentação de certos valores. No seminário anterior, foram apresentadas as estratégias da pesquisa na agroecologia. Neste seminário, vamos explorar os valores das práticas agroecológicas que têm essas relações mutuamente reforçadoras com as metodologias da pesquisa agroecológica.
Duração: 02:56:04

Ciclo de Conferências Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade (Parte 2)

Em 2014, o ciclo "Humanos e animais: os limites da humanidade" retorna para abordar alguns aspectos filosóficos do que pode ser chamado de “subjetividade animal”. Sobre este tema, algumas perguntas surgem espontaneamente: quais são as manifestações dessa subjetividade? será que o tempo possui, em alguns animais, a mesma função unificadora do “eu” que certos autores consideram ser central para a individualidade e a subjetividade humana? é possível falar de uma consciência da morte nos animais? caso exista uma subjetividade animal, pode ela ser ligada ao conceito de “autonomia”, de maneira análoga a como esse é caracterizado, com relação aos humanos, em filosofia política e no direito?
Duração: 03:12:11

Critical constructive empiricism: the social character of knowledge

Helen characterizes the approach of the conference as social epistemology to science and explains that this position "arises from the consideration of arguments about the indeterminacy of hypotheses by evidence."
Duração: 02:14:37

Diálogos sobre Educação em Agroecologia - mesa 2

Reflexão e discussão sobre as bases pedagógicas adotadas nas atividades de extensão rural; qual a atual orientação política e governamental para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); e as Contribuições Práticas e Teóricas para a Compreensão da Temática.
Duração: 03:28:30

Empirismo Crítico Construtivo: O Caráter Social do Conhecimento

Esta é uma apresentação do que Helen Longino chama de epistemologia social para a ciência. Esta posição surge da consideração de argumentos sobre a indeterminação de hipóteses por provas. Longino irá elaborar esse argumento e propor que os desafios colocados para as reivindicações de objetividade só podem ser cumpridos se nós nos dirigirmos para o pensamento do conhecimento com um alcance em um contexto social e interativo. Ela sugere que a observância de determinadas normas em e por uma comunidade de inquiridores reduz (mas não elimina) o papel dos valores na ciência.
Duração: 02:14:39