Listar por

414 resultados encontrados

Apresentação das Implementações do Sistema de Graduação - Júpiter Web - parte 01

Apresentação das Implementações do Sistema de Graduação - Júpiter Web - parte 01
Duração: 01:51:02

I Workshop de Contabilidade e Tributação - Palestra Juliana Sanches

Coordenação do Evento: Prof. Amaury Rezende – FEARP/USP e Prof. Jorge Vieira – FAF/UERJ
Duração: 01:06:27

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSP-SP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: 9h às 10h e 15 min - Vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre no estado de SP - Dra. Juliana Telles de Deus - Bióloga – Pesquisador Científico II - Lab. de Entomologia - LABENT-SUCEN-SP. Síntese: Diante da situação epidemiológica da febre amarela silvestre, com proliferação dos casos silvestres em 2017, a vigilância da febre amarela no Brasil mobiliza diferentes áreas, como vigilância de casos humanos, vigilância entomológica, vigilância ambiental de epizootias e ações de informação, de educação e de comunicação visando detectar oportunamente a circulação viral da doença para orientar as medidas de controle, estabelecer áreas de risco e impedir sua transmissão urbana. 10h e 30min às 11h45 - Uso do geoprocessamento na vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre Dr. Luis Filipe Mucci - Biólogo – Pesquisador Científico IV - Lab. de Biologia e Ecologia de Culicídeos – LABEC–SUCEN-Taubaté, SP. Síntese: O geoprocessamento reúne um conjunto de técnicas e sistemas que permitem a análise integrada de dados com atributo geográfico para fins de pesquisa, avaliações técnicas e tomadas de decisão. Os diferentes aspectos da ecologia e biologia de mosquitos vetores, hospedeiros humanos e não humanos, e variantes dos vírus compõem um complexo cenário epidemiológico da febre amarela no Brasil. Isto implica em grande variedade de informações ao se considerar a transmissão silvestre e o risco de reurbanização. A ampliação do uso do geoprocessamento e seu contínuo desenvolvimento são necessários para que abordagens cada vez mais realistas e efetivas sejam aplicadas à vigilância e controle desta doença. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715
Duração: 02:15:19

"Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem"

Os usos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas estratégias didático-pedagógicas, aplicáveis as salas de aula virtuais e presenciais - todas gratuitas e abertas ao público interessado, através de inscrição prévia, com certificado aos participantes. O primeiro evento será o "Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem" que contará com a participação de professores/pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O objetivo principal do Encontro organizado pela Equipe de Coordenação do CESP/USP é a aproximação do Grupo de Professores e Monitores do Curso, de conceitos inovadores na área, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem, devido a implementação do Curso de Especialização em Saúde Pública à distância, a fim de consolidar a necessidade de reconstrução das práticas didático-pedagógicas pelas demandas trazidas com a introdução, utilização e crescente valorização dos meios de ensino-aprendizagem em Ensino a Distância e conhecer os referenciais teóricos que existem na área. "Estamos trazendo especialistas de áreas afins para discutir conceitos relacionados às estratégias midiáticas, que surgem enquanto novas possibilidades tecnológicas são criadas e disponibilizadas. Precisamos repensar as novas interações professor-aluno, convergindo como novas células dos organismos diferenciados de ensino-aprendizagem, que vem sendo transformadas sob interferência dessas relações. Acompanhar essas transformações, aceitar e inserir estas linguagens nos meios didáticos é essencial para criar um contexto pedagógico adequado e atualizado", afirma Edina Arouca, Assistente de Coordenação do CESP/USP.
Duração: 02:44:05

"Tendências para a pesquisa sobre o Relato Integrado IIRC" evento na FEA-RP

Evento: "Tendências para a pesquisa sobre o Relato Integrado IIRC" evento na FEA-RP
Duração: 02:14:08

10º Seminário Internacional de Direito Sanitário: Direito à Saúde e Democracia Sanitária - Painel 1

O evento pretendeu difundir informações essenciais sobre o Direito à Saúde no Brasil e no mundo, bem como debater com a sociedade os melhores meios para a proteção democrática deste direito. Passados 25 anos de reconhecimento da saúde como direito no Brasil, ainda há uma urgente necessidade de aperfeiçoamento e ampliação da participação democrática na produção normativa e na formulação de políticas públicas em saúde.
Duração: 01:29:20

10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Innovation Week - Comgás

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024, o CEPID - CeMEAI organizou, em parceria com o Senai São Paulo, o 10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Workshop Innovation Week, iniciativa que traz problemas do mercado para serem discutidos no ambiente acadêmico. Uma das instituições participantes foi a Comgás. Confira o relato de quem participou da discussão do problema sobre gestão de danos da empresa!
Duração: 00:02:03

10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Innovation Week – Sabó

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024, o CeMEAI organizou, em parceria com o Senai São Paulo, o 10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Workshop Innovation Week, iniciativa que traz problemas do mercado para serem discutidos no ambiente acadêmico. Uma das instituições participantes foi a Sabó. Confira o relato de quem participou da discussão do problema de identificação por imagem de uma falha no produto e contaminantes externos.
Duração: 00:01:31

11ª Semana de Biblioteconomia (02/10/2017) - Palestra Principal: “Conservação e Restauração: uma garantia da integridade, acesso e uso do nosso patrimônio documental”

02/10/2017 - Palestra Principal “Conservação e Restauração: uma garantia da integridade, acesso e uso do nosso patrimônio documental” - Frei Ulisses Pinto Bandeira Sobrinho (Profº da UFBA)
Duração: 00:46:28

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde - Parte 1

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde, que foi realizado no dia 8 de dezembro de 2016, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizado à Avenida Dr. Arnaldo, 715 (Prédio da Biblioteca). Na primeira década de 2000, o conjunto das áreas contaminadas, resultado de históricos processos produtivos destituídos de cuidados ambientais, passou a figurar de forma mais consistente na agenda do Sistema Único de Saúde – SUS paulista. Este despertar coincide com a divulgação, em 2002, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB, do cadastro de áreas contaminadas. Atualmente estão contabilizadas 5.376 áreas contaminadas no Estado. Casos como o da Shell Paulínia e Vila Carioca, Ajax em Bauru e Condomínio Barão de Mauá, entre tantos outros, evidenciaram a necessidade do SUS se estruturar para enfrentar tais desafios, cujo grau de complexidade e incertezas supera as práticas já consolidadas do setor saúde no que diz respeito às questões ambientais. Os seminários Áreas Contaminadas e Saúde que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças, realiza desde 2002 em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, são parte da estratégia do poder público e da universidade voltada a promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para a questão. Em 2016, o Centro de Vigilância Sanitária, em conjunto com as Faculdades de Saúde Pública e de Medicina da USP, e em parceria com outras entidades de notória inserção no tema, organizam o 15º Seminário Áreas Contaminadas e Saúde, que terá como tema central “Panoramas e Perspectivas”, a partir do qual se pretende uma avaliação geral e um balanço crítico a respeito da contaminação do solo e das águas subterrâneas no Estado de São Paulo, bem como das estratégias públicas para seu enfrentamento, com destaque para os desafios que ainda se fazem presente em termos de preservação ambiental e de proteção da Saúde Pública.
Duração: 03:53:01