Listar por

83 resultados encontrados

Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP /SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 20 de junho de 2018, mais um seminário do X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública. Veja a programação: 9h – 10h15: Controle biológico de larvas de mosquitos, com o Dr. Carlos J. Coutinho | Biólogo – Pesquisador Científico VI Coordenação de Laboratório Especializado – SUCEN, SP. O controle biológico de populações de insetos vetores tem vantagens sobre o controle químico devido à especificidade do hospedeiro, o que os torna menos agressivos ao ambiente. Agentes biológicos vêm sendo usados no controle de vetores e tem apresentado resultados que suprimiram com sucesso as populações de larvas de mosquitos e simulídeos, tendo destaque para as bactérias Bacillus thuringiensis sorovar israelensis (Bti) e Lysinibacillus sphaericus. 10h30 – 12h: Utilização de EPI e avaliação segura, com Gladyston C. V. Costa | Biólogo – Analista de Saúde da Divisão de Vigilância de Zoonoses – COVISA – PMSP, SP. A palestra versará sobre importância do uso do EPI para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador nas atividades laborais, as questões legais relacionadas e os EPIs utilizados na rotina de trabalho em zoonoses e saúde pública. Será apresentado o processo de evolução destes equipamentos em função dos avanços tecnológicos e complexidades dos processos de trabalho. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo, SP)
Duração: 02:16:21

22º Programa Nascente

Foi pensando em incentivar o fazer artístico entre seus alunos que a Universidade de São Paulo desenvolveu o Programa Nascente. Ele é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e destina-se a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da ECA. Criado em 1990, o Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi idealizado na gestão do professor João Alexandre Barbosa, com inspiração da professora Ana Mae Barbosa, então diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O Nascente, por meio de sua premiação anual, procura reconhecer atores, poetas, músicos, pintores, diretores, escritores, compositores, designers, escultores ou cineastas de grande qualidade no universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade. Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Sob a coordenação da professora Maria Cecília França Lourenço, a Comissão é integrada pelos diretores dos órgãos da PRCEU. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto. Além disso, a partir de 2006, um dos vencedores é escolhido para desenvolver a sua arte com um tutor – professor especialista da área. Sob a coordenação acadêmica do professor Dr. Eduardo Tessari Coutinho, a Comissão Acadêmica decidiu pela ampliação das apresentações dos vencedores também pelos campi do interior, sempre que possível. Assim, o Nascente continua e aprofunda sua atuação, com o objetivo de aproximar a comunidade universitária do fazer artístico de qualidade, estimulando a reflexão sobre a arte e a cultura como valores inexoráveis na formação do indivíduo, da sociedade e da humanidade.
Duração: 01:46:59

3°. Workshop de High Performance Computing – Convênio: USP – Rice University (parte 2)

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo promoverá em 17 de abril de 2015 (sexta-feira), em São Paulo, um workshop para usuários de sistemas computacionais de alto desempenho (clusters HPC – High Performance Computing). Haverá atenção especial aos tópicos relacionados aos sistemas computacionais que fazem parte do convênio assinado entre a USP e a Rice University para cálculos científicos. O evento visa: - Divulgar oportunidades de intercâmbio acadêmico no âmbito do convênio USP – Rice; - Discussões e esclarecimentos sobre o BlueGene/P (BG/P); - Discussões e esclarecimentos sobre clusters ; - Propiciar a comunicação e troca de experiências sobre o uso de recursos de HPC; - Divulgar avanços obtidos através do uso de clusters HPC; - Esclarecer dúvidas técnicas; - Fornecer apoio as equipes técnicas que dão suporte aos grupos de pesquisa.
Duração: 04:01:13

COLÓQUIO - IFUSP: A vida secreta das moléculas: como elas se comportam quando não estão isoladas.

Muitas vezes o ambiente ou meio em que uma molécula está inserida pode modificar drasticamente suas propriedades. O efeito do meio, principalmente do solvente, é um tema atual e importante para compreensão de fenômenos moleculares em processos químicos e biológicos. O grande desenvolvimento de métodos teóricos para estudar este tema foi conseguido através das ideias do meio contínuo dielétrico. Em anos mais recentes, a necessidade de considerar efeitos estatísticos e interações específicas deu origem aos métodos baseados em simulações computacionais. Nosso interesse particular está centrado no estudo de modificação das propriedades estruturais e eletrônicas de moléculas em solução homogêneas, misturas binárias e bicamadas lipídicas, levando em conta os efeitos do meio e das condições termodinâmicas como temperatura e pressão. Para isto, desenvolvemos procedimentos teóricos utilizando métodos híbridos QM/MM que combinam mecânica quântica (QM) e mecânica molecular (MM). Neste colóquio apresentaremos estudos recentes em moléculas de interesse biológico.
Duração: 02:44:31

CURSO DE VERÃO - 2017:Modelagem molecular

Utilizando princípios físicos é possível desenvolver programas computacionais que permitem realizar cálculos de propriedades moleculares de sólidos, líquidos e gases. Com isso pode-se estudar os materiais em escala atômica e nanométrica e até mesmo chegar a projetar novos materiais. Nessa palestra, apresentaremos alguns desses princípios físicos de forma acessível e mostraremos alguns recursos computacionais que nos ajudarão a compreender algumas propriedades moleculares
Duração: 00:55:32

Diálogos de Competitividade - 2º Encontro (Performance Geral e Complexidade Econômica)

O segundo encontro da série de debates entre especialistas abordou a competitividade industrial no Brasil. A discussão foi orientada pelas dimensões que compõem o Decodificador de Competitividade, sistema de métricas online que oferece metodologia inédita e inovadora de análise de competitividade entre países. Neste evento, foram abordados os temas Infraestrutura e Capital.
Duração: 02:31:01

Dulcília Helena Schroeder Buitoni - Parte 1

Dulcília Helena Schroeder Buitoni, nasceu no dia 05 de agosto de 1947. Ingressou na ECA/USP em 1967 no curso de Jornalismo. Defendeu o Mestrado em em Letras em 1977, “O quadrado amoroso. Algumas considerações sobre a narrativa de fotonovela”. Doutorado em 1980, com o título “Mulher de papel - a representação da mulher na imprensa feminina brasileira”. E a Livre-docência em 1986, com o trabalho “Texto-documentário: espaço e sentidos”. Iniciou sua carreira profissional docente na ECA em 1972, como orientadora dos cursos de Pós Graduação em 1981. Em 1994, como chefe de Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, cargo que exerceu até 1998. É membro do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero, Projeto da Pró Reitoria de Pesquisa (NEMGE)1, desde 1985. Foi professora visitante na Faculdad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha, em 1993 e 2000. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de Pesquisa - Comunicação e Cultura Visual. Foi coordenadora do GP Fotografia da Intercom de 2009 a 2012; e editora da revista acadêmica Líbero, do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Seus temas preferenciais são: narrativa jornalística e relações texto-imagem no jornalismo impresso, jornalismo audiovisual, jornalismo digital; imagem jornalística, fotografia, documentário, cultura visual, jornalismo de revista, jornalismo cultural, jornalismo e relações sociais de gênero, jornalismo e discurso pedagógico. Jornalista profissional trabalhou na mídia impressa, com maior atuação em revistas, principalmente na Editora Abril. Informações e fragmentos retirados do currículo lattes, disponível na integra em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4783337T6
Duração: 00:18:55

Dulcília Helena Schroeder Buitoni - Parte 2

Dulcília Helena Schroeder Buitoni, nasceu no dia 05 de agosto de 1947. Ingressou na ECA/USP em 1967 no curso de Jornalismo. Defendeu o Mestrado em em Letras em 1977, “O quadrado amoroso. Algumas considerações sobre a narrativa de fotonovela”. Doutorado em 1980, com o título “Mulher de papel - a representação da mulher na imprensa feminina brasileira”. E a Livre-docência em 1986, com o trabalho “Texto-documentário: espaço e sentidos”. Iniciou sua carreira profissional docente na ECA em 1972, como orientadora dos cursos de Pós Graduação em 1981. Em 1994, como chefe de Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, cargo que exerceu até 1998. É membro do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero, Projeto da Pró Reitoria de Pesquisa (NEMGE)1, desde 1985. Foi professora visitante na Faculdad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha, em 1993 e 2000. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de Pesquisa - Comunicação e Cultura Visual. Foi coordenadora do GP Fotografia da Intercom de 2009 a 2012; e editora da revista acadêmica Líbero, do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Seus temas preferenciais são: narrativa jornalística e relações texto-imagem no jornalismo impresso, jornalismo audiovisual, jornalismo digital; imagem jornalística, fotografia, documentário, cultura visual, jornalismo de revista, jornalismo cultural, jornalismo e relações sociais de gênero, jornalismo e discurso pedagógico. Jornalista profissional trabalhou na mídia impressa, com maior atuação em revistas, principalmente na Editora Abril. Informações e fragmentos retirados do currículo lattes, disponível na integra em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4783337T6
Duração: 00:24:57

Encontro Musical Concerto-Instalação A Dobra Schumanniana

Encontro Musical Concerto-Instalação A Dobra Schumanniana Homenagem à poetisa Lupe Cotrim, que dá nome ao Auditório da ECA (1º. andar do Prédio Principal) Homenagem ao Prof.Dr. Mauro Wilton de Sousa ao completar o fim do seu mandato como Diretor da Escola de Comunicações e Artes.
Duração: 00:36:28

Entrevista Memórias da ECA - Ex-funcionária Cleide Fermoselle - "Ditadura Militar"

Entrevista realizada com a ex-funcionária Cleide Fermoselle para o projeto Memórias da ECA 50 anos, em que são entrevistados importantes professores que fizeram a história da Escola de Comunicações e Artes.
Duração: 00:00:57