Listar por

18 resultados encontrados

COLÓQUIO - IFUSP: Spintrônica: uma visão para a eletrônica do futuro baseada em spins

Até recentemente, o spin do elétron foi ignorado na eletrônica baseada na carga. Uma nova tecnologia tem emergido onde o spin do elétron, e não a carga, transporta a informação. A spintrônica oferece diversas oportunidades para unir a eletrônica, fotônica, e magnetismo levando a dispositivos multifuncionais como spin-FETs e spin-LEDs. O sucesso destas aplicações depende de um profundo entendimento e engenharia das interações do spin em materiais de estado sólido. Uma contribuição importante nesse sentido é a manipulação de spins por meio de interações spin-órbita, sem a necessidade de campos magnéticos externos. Na presença da interação spin-órbita, os spins dos elétrons em movimento precessam sobre campos magnéticos internos que dependem do vetor momento dos elétrons. Neste Colóquio serão discutidos resultados experimentais de difusão e deriva de spins em sistemas semicondutores bi-dimensionais. Surpreendentemente, para spins em que a deriva à frente é compensada por difusão para trás, foi encontrada uma frequência de precessão não-nula na ausência de um campo magnético externo. Isto é inesperado porque spins que viajam a uma certa distância e direção irão precessar, em média, o mesmo ângulo, independentemente da forma em que o percurso é distribuído entre difusão e deriva. Portanto, nenhuma precessão de spin deve ocorrer para elétrons quase-estacionários, ou seja, para elétrons onde a deriva é compensada por difusão. Novas oportunidades de pesquisa nesta área também serão discutidas.
Duração: 00:55:33

COLÓQUIO - IFUSP:O surgimento de materiais quânticos com propriedades peculiares

Embora a descrição física dos materiais tenha suas raízes na mecânica quântica, a qual descreve como os átomos estão ligados e como os elétrons interagem no nível fundamental, em anos recentes tem havido um crescimento no interesse por materiais nos quais os efeitos quânticos se manifestam em um amplo intervalo de energias e escalas de tamanho. Tais materiais incluem supercondutores, grafeno, isolantes topológicos, semimetais de Weyl, entre outros. Muitas das propriedades destes sistemas derivam da baixa dimensionalidade e da ação do acoplamento spin-órbita. Nesta palestra mostrarei estudos desta interação em folhas bi-dimensionais de materiais semicondutores e sua conexão com o surgimento de novas tecnologias. Informações sobre o palestrante: Professor Doutor no Departamento de Física dos Materiais do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de física da matéria condensada experimental, com ênfase em spintrônica em semicondutores. Possui doutorado em Física (2004-2007) pela Universidade Estadual de Campinas no grupo MTA do Laboratorio Nacional de Luz Síncrotron, com período sanduíche na Technische Universitat Dortmund na Alemanha. Também possui pós-doutorado no grupo FAX do LNLS e no DMFT do IFUSP (2008). Tem atuado como pesquisador visitante em diversas instituições entre 2009 e 2018: McGill University (Montreal), GHMFL-CNRS (Grenoble), IBM Research (Zurich), TU (Dortmund), e UMich (Michigan).
Duração: 00:53:33

Cosmologia Bororo: A Cultura Indígena entre Tradição e Mudança

As tensões entre a grande tradição cultural indígena, em geral, e da Bororo, em particular, e a mudança em relação às culturas brasileira e global precisam ser discutidas e enfrentadas. Este evento irá discutir os conflitos entre a manutenção dos costumes, valores e religião dos Bororo, e as transformações culturais contemporâneas. O tema será abordado a partir do ponto de vista dos Bororo, possibilitando colocar em prática a autorrepresentação. A finalidade do seminário foi ressaltar a importância de afirmar a criatividade da cosmologia bororo a partir das reflexões dos sujeitos que vivem esta cultura.
Duração: 03:05:52

Curso de Verão IFUSP_2018:Palestra 6 - Spintrônica: um novo paradigma para a eletrônica

Até recentemente, o spin do elétron foi ignorado na eletrônica baseada na carga. Uma nova tecnologia tem emergido onde o spin do elétron, e não a carga, transporta a informação. A spintrônica oferece diversas oportunidades para unir a eletrônica, fotônica, e magnetismo levando a dispositivos multifuncionais como spin-FETs e spin-LEDs. O sucesso destas aplicações depende de um profundo entendimento e engenharia das interações do spin em materiais de estado sólido. Uma contribuição importante nesse sentido é a manipulação de spins por meio de interações spin-órbita, sem a necessidade de campos magnéticos externos. Na presença da interação spin-órbita, os spins dos elétrons em movimento precessam sobre campos magnéticos internos que dependem do vetor momento dos elétrons. Nesta palestra serão discutidos resultados experimentais de difusão e deriva de spins em sistemas semicondutores bidimensionais. Novas oportunidades de pesquisa nesta área também serão discutidas.
Duração: 00:52:26

CURSO DE VERÃO - 2015 - IFUSP/2015 PALESTRA 7, Spintrônica: uma visão para a eletrônica do futuro baseada em spins

Até recentemente, o spin do elétron foi ignorado na eletrônica baseada na carga. Uma nova tecnologia tem emergido onde o spin do elétron, e não a carga, transporta a informação. A spintrônica oferece diversas oportunidades para unir a eletrônica, fotônica, e o magnetismo levando a dispositivos multifuncionais como spin-FETs, spin-LEDs, etc. O sucesso destas aplicações depende de um profundo entendimento e engenharia das interações do spin em materiais de estado sólido. Nesta palestra mostrei um pouco da historia dos dispositivos semicondutores, e o tipo de física que estudamos experimentalmente para construir esta nova tecnologia.
Duração: 00:43:04

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2014

A FEBRACE é uma feira anual de Ciências e Engenharia que envolve projetos de alunos (de 8a série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e Técnico) das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas Aplicações.
Duração: 06:36:20

O Desafio do Nacionalismo Identitário

Nas últimas décadas, o número de democracias no mundo aumentou. Estudos indicam que três megatendências terão impacto direto sobre elas: a emergência do nacionalismo identitário, a difusão do poder do Estado para instituições não estatais e o empoderamento dos cidadãos. Diante desse contexto, surgem algumas perguntas: Como as grandes tendências mundiais podem impactar a democracia no mundo e no Brasil? A expansão da democracia é hoje mais difícil? Será que as democracias enfrentam novas democracias e esse processo leva à entrada num período de involução política?
Duração: 03:09:58

XIII Seminário Internacional de Direito Sanitário e VII Congresso Iberoamericano de Direito Sanitário - Parte 2

Tema "Direito à Saúde em Estados Democráticos: experiências contemporâneas". O evento será realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) e na Faculdade de Medicina (FM) da USP. Uma iniciativa da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário, o Congresso tem se mostrado uma profícua estratégia de articulação e de intercâmbio de ideias no campo do Direito Sanitário. O Congresso está aberto a receber trabalhos que tratem de temas do Direito Sanitário, dentro de seus oito grupos temáticos: direito e saúde global; políticas públicas e judicialização do direito à saúde; direito dos pacientes, bioética e direito médico; financiamento e gestão de serviços públicos de saúde; saúde suplementar, serviços privados de saúde e intersecções com o SUS; regulação sanitária de alimentos; regulação sanitária de medicamentos; e tecnologias da informação e comunicação e democracia sanitária. Também estão abertas as inscrições para participação no evento. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
Duração: 02:39:25

XIII Seminário Internacional de Direito Sanitário e VII Congresso Iberoamericano de Direito Sanitário - Parte 4

Tema "Direito à Saúde em Estados Democráticos: experiências contemporâneas". O evento será realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) e na Faculdade de Medicina (FM) da USP. Uma iniciativa da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário, o Congresso tem se mostrado uma profícua estratégia de articulação e de intercâmbio de ideias no campo do Direito Sanitário. O Congresso está aberto a receber trabalhos que tratem de temas do Direito Sanitário, dentro de seus oito grupos temáticos: direito e saúde global; políticas públicas e judicialização do direito à saúde; direito dos pacientes, bioética e direito médico; financiamento e gestão de serviços públicos de saúde; saúde suplementar, serviços privados de saúde e intersecções com o SUS; regulação sanitária de alimentos; regulação sanitária de medicamentos; e tecnologias da informação e comunicação e democracia sanitária.
Duração: 02:59:32

XXI JOFA - Estigma e adaptação de AASI - Dr. Jean Pierre Gagné

Palestra do Dr. Jean Pierre Gagné sobre Estigma e adaptação de AASI no XXI JOFA em na FOB
Duração: 01:23:43