Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "algoritmos"

Listar por

15 resultados encontrados

Algoritmos Evolutivos Multiobjectivo

""
Duração: 01:56:49

Amoreiras (2010)

Cinco amoreiras foram plantadas, em grandes vasos, na Avenida Paulista em São Paulo. A captação da “poluição” foi feita através de microfones, que mediram as variações e discrepâncias de ruídos, como um sintoma dos diversos poluentes e poluidores. O balançar dos galhos era provocado por uma “prótese motorizada” (disposta ao redor do tronco de cada árvore que vibravam, causando os movimentos nas folhas e nos galhos). A observação e o amadurecimento do comportamento das “árvores” foram possibilitados a partir de um algoritmo de aprendizado artificial. Ao longo dos dias, as árvores vibraram em diálogo com a variação dos fatores de poluição, numa dança de árvores, próteses e algoritmos, tornando aparente e de forma poética o balançar às vezes (in)voluntário-maquínico, às vezes através do próprio vento nas folhas. O Grupo no trabalho Amoreiras está composto por Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Tomaz, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tania Fraga e Tatiana Travisani. Apresentado na exposição Emoção Art.ficial 5.0, Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, São Paulo, 30 de junho a 5 de setembro de 2010
Duração: 00:04:16

As Patentes e o bloqueio ao conhecimento

As Patentes e o bloqueio ao conhecimento Prof. Sérgio Amadeu (UFABC) I Semana de Software Livre da USP IME - USP 25 de abril de 2012 Resumo: exposição que mostra como as patentes estão sendo utilizadas para bloquear o livre fluxo do conhecimento. Inicia mostrando a importância dos mecanismos de propriedade intelectual para o capitalismo cognitivo e traz um balanço sobre os efeitos positivos e negativos das patentes, buscando mostrar os graves riscos do patenteamento de algoritmos, softwares, descobertas, genes e microorganismos.
Duração: 01:21:41

COLÓQUIO - IFUSP: Complexidade computacional, probabilidades e transição de fase

Existe um fenômeno empírico em computação de mudança de fase, o qual está associado a problemas NP-completos. Há uma conjectura, feita por Cheeseman em 1991, de que todo problema NP-completo está associado a este tipo de mudança de fase que, embora não haja até hoje uma demonstração matemática da validade desta conjectura, foi verificada em diversas classes de problemas NP-completos. Neste trabalho iremos descrever o fenômeno empírico da mudança de fase, seu aparecimento em diversos contextos e a forma como a robustez deste fenômeno tem guiado pesquisas na área de algoritmos para problemas NP-completos.
Duração: 01:09:49

Colóquio MAP -27/09/3012 - CONDIÇÕES DE OTIMALIDADE E ALGORITMOS EM OTIMIZAÇÃO NÃO LINEAR

Em otimização não linear, detectar que um algoritmo iterativo se encontra próximo da solução ótima não é uma tarefa simples. Sendo assim, é importante que se defina condições de otimalidade satisfeitas pelas soluções do problema, que possam ser verificadas por um algoritmo numérico. É importante também que estas condições sejam válidas para uma classe grande de problemas. Nesta palestra apresentamos condições clássicas de otimalidade, bem como condições recentemente definidas que englobam classes maiores de problemas definidos por funções suaves. Estas novas condições podem ser utilizadas como critério de parada para uma classe grande de algoritmos: Lagrangiano aumentado, Programação Quadrática Sequencial, Pontos Interiores e Restauração Inexata. Apresentamos alguns detalhes do algoritmo de restauração inexata desenvolvido, bem como sua aplicação para a resolução de problemas com várias funções a serem minimizadas simultaneamente.
Duração: 00:56:01

Estudo e Implementação de Heurísticas Para Otimizar Os Algoritmos Aplicados a Puzzle Games

Projeto apresentado na FEBRACE 2009, na área de Ciências Exatas e da Terra. Autores: Gustavo Montes Novaes; Carla Rezende Barbosa Bonin; Mauro Lucio Ruy de Almeida Filho; Alex Fernandes da Veiga Machado (Orientador) CEFET MG - Campus III Leopoldina.
Duração: 00:02:00

Evolução Automática de Algoritmos

Palestra realizada no Instituto de Matemáticas e de Computação de São Carlos sobre
Duração: 01:00:49

Evolução Automática de Algoritmos

""
Duração: 01:11:27

Future directions in computer science research

John E. Hopcroft (Cornell University), um dos pioneiros da área de ciência da computação, proferiu no IME/USP a palestra "Future directions in computer science research", que versou sobre sua visão do futuro da área, que encontra-se em profunda transformação com a confluência da computação e comunicação, a emergência das redes sociais e a grande massa de informação disponível em forma digital, e a conseqüente mudança de foco da pesquisa na área para a investigação da estrutura de redes e a extração de informação de grandes volumes de dados. Hopcroft é amplamente conhecido tanto pelos seus trabalhos de pesquisa, como pelas suas monografias clássicas sobre algoritmos, linguagens formais e autômatos, que moldaram a área de ciência da computação em sua fase formativa nas décadas de 60 e 70. Hopcroft, membro da National Academy of Sciences (NAS), do National Academy of Engineering (NAE) e Fellow da American Academy of Arts and Sciences (AAAS) e da American Association for the Advancement of Science, recebeu o A. M. Turing Award em 1986, o IEEE Harry H. Goode Memorial Award em 2005 e o IEEE John von Neumann Medal em 2010.
Duração: 01:15:16