Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "aprendizagem"

Listar por

138 resultados encontrados

Seminário de Educação Estatística(31/03/2017) - Reflexões sobre a aprendizagem em Estatística

Pesquisas na área da Educação Estatística têm evidenciado a necessidade de se repensar o ensino e a aprendizagem dos conceitos estatísticos e probabilísticos. Assim este seminário tem por objetivo evidenciar a importância da compreensão do processo cognitivo dos estudantes no planejamento das atividades pedagógicas, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento do raciocínio probabilístico e estatístico.
Duração: 01:18:12

"Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem"

Os usos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas estratégias didático-pedagógicas, aplicáveis as salas de aula virtuais e presenciais - todas gratuitas e abertas ao público interessado, através de inscrição prévia, com certificado aos participantes. O primeiro evento será o "Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem" que contará com a participação de professores/pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O objetivo principal do Encontro organizado pela Equipe de Coordenação do CESP/USP é a aproximação do Grupo de Professores e Monitores do Curso, de conceitos inovadores na área, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem, devido a implementação do Curso de Especialização em Saúde Pública à distância, a fim de consolidar a necessidade de reconstrução das práticas didático-pedagógicas pelas demandas trazidas com a introdução, utilização e crescente valorização dos meios de ensino-aprendizagem em Ensino a Distância e conhecer os referenciais teóricos que existem na área. "Estamos trazendo especialistas de áreas afins para discutir conceitos relacionados às estratégias midiáticas, que surgem enquanto novas possibilidades tecnológicas são criadas e disponibilizadas. Precisamos repensar as novas interações professor-aluno, convergindo como novas células dos organismos diferenciados de ensino-aprendizagem, que vem sendo transformadas sob interferência dessas relações. Acompanhar essas transformações, aceitar e inserir estas linguagens nos meios didáticos é essencial para criar um contexto pedagógico adequado e atualizado", afirma Edina Arouca, Assistente de Coordenação do CESP/USP.
Duração: 02:44:05

"Treinamento Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio"

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP. FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.
Duração: 02:04:15

12º Seminário de Pedagogia Universitária

Tema: A docência no ensino superior voltada para a aprendizagem faz a diferença
Duração: 02:22:41

19º Seminário de Pedagogia Universitária

Tema: Avaliação da aprendizagem na Universidade: Pressupostos e Possibilidades
Duração: 02:04:34

2º Congresso de Graduação - Ferramentas Digitais para Personalizar o Ensino

Existe no meio educacional um consenso do papel fundamental que os processos ativos desempenham na aprendizagem dos estudantes, independentemente se eles são dos ensinos médio ou superior. Ao mesmo tempo, há uma tendência em se concordar que prover um ambiente de ensino que estimule e desenvolva uniformemente todos os estudantes é um grande desafio, dada a heterogeneidade de formação típica numa sala de aula. O ideal, portanto, seria poder personalizar o ensino, de modo a atender os diferentes perfis e demandas, de uma forma individualizada e ativa. Nesta palestra, discutiremos como as ferramentas digitais de apoio ao ensino podem oferecer recursos poderosos na personalização do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, serão mostrados exemplos concretos do uso de uma dessas ferramentas, disponível a todos os docentes da USP: o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de apoio às disciplinas de graduação e pós- graduação, chamado simplesmente de e-Disciplinas. Para isso, usaremos alguns exemplos ilustrativos e disciplinas dos cursos de graduação do Instituto de Física de São Carlos. As ideias e projetos podem facilmente ser estendidas a outras disciplinas e outras áreas do conhecimento. Por fim, serão ainda apresentadas as principais tendências mundiais, na área de Ensino Superior, em que a plataforma e-Disciplinas poderá ser usada como uma peça importante na implementação de projetos que trarão melhoria e modernização aos nossos cursos de graduação e pós-graduação da USP.
Duração: 01:00:22

2º Congresso de Graduação - Mesa Redonda: Direito Autoral e o Acesso a Conteúdos Didáticos Digitais

Na era da tecnologia da informação o amplo acesso a informação digital através da Web é premente e os conteúdos didáticos não fogem a esta realidade. Nos últimos anos professores da Universidade de São Paulo vêm produzindo uma grande quantidade d e objetos de aprendizagem digitais que têm sido distribuídos e utilizados de diferentes formas, por meio de plataformas, institucionais ou não, permitindo o uso destes conteúdos por alunos como também pela comunidade externa a USP. Questões relacionadas aos aspectos legais relativos à criação, publicação, compartilhamento, consumo, reprodução, derivação e distribuição de ob jetos educacionais é uma preocupação legitima dos atores de nossa instituição. Ainda mais diante do caráter público da USP e sua missão de democratizar o conhecimento. Esta mesa redonda tem como objetivo discutir tais questões que permeiam a vida acadêmica.
Duração: 01:43:22

2º Congresso de Graduação - Projetos Educacionais Inovadores com Metodologias Ativas

Os bons projetos de educação combinam currículo flexível, tecnologias digitais e metodologias ativas. As tecnologias facilitam a aula invertida, o trabal ho com problemas, histórias, jogos, a visibilização do processo de aprendizagem de cada um e de todos os envolvidos. Mapeiam os progressos, apontam as dificuldades, podem prever alguns caminhos para os que têm dificuldades específicas. Elas incentivam diferentes formas de comunicação dentro e fora da sala de aula, de coautoria, de produção individual e compartilhada. A combinação dos ambientes mais formais com os informais, feita de forma inteligente e integrada, nos permite conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los à cada aluno e grupo.
Duração: 01:02:52

3º Congresso de Graduação - Mesa Redonda 1: Ensinando com Aprendizagem Ativa - Profª. Carmen Pimentel do Prado (IF)

O Congresso de Graduação da USP é um fórum dedicado a professores partilharem suas experiências e inovações no ensino de graduação. Essa iniciativa da Pró-reitoria de Graduação chega em sua 3ª edição e a repercussão dos anos anteriores demonstra que o evento já se consolida como uma referência no ensino de graduação. A diversidade presente na Universidade de São Paulo e nas demais instituições de ensiono superior públicas, não só pelas diferentes áreas do conhecimento, mas pela coexistência das mais variadas concepções, valores e práticas no espaço acadêmico, faz do Congresso de Graduação da USP um ponto focal importante para debater, explorar, reelaborar e aprimorar o ensino de graduação. O lema dessa 3ª edição - "boas ideias devem ser compartilhadas" - reforça a ideia central estabelecida desde a concepção do Congresso de Graduação: compartilhar experiências!
Duração: 00:26:36

3º Congresso de Graduação da USP - Mesa Redonda 1: Ensinando com Aprendizagem Ativa - Debate

O Congresso de Graduação da USP é um fórum dedicado a professores partilharem suas experiências e inovações no ensino de graduação. Essa iniciativa da Pró-reitoria de Graaduação chega em sua 3ª edição e a repercussão dos anos anteriores demonstra que o evento já se consolida como uma referência no ensino de gradução. A diversidade presente na Universidade de São Paulo e nas demais instituições de ensiono superior públicas, não só pelas diferentes áreas do conhecimento, mas pela coexistência das mais variadas concepções, valores e práticas no espaço acadêmico, faz do Congresso de Graduação da USP um ponto focal importante para debater, explorar, reelaborar e aprimor o ensino de graduação. O lema dessa 3ª edição - "boas ideias devem ser compartilhadas" - reforça a ideia central estabelecida desde a concepção do Congresso de Graduação: compartilhar experincias!
Duração: 00:30:10