Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "política"

Listar por

1223 resultados encontrados

A Vigilância das Mortes por Acidente de Trabalho no Estado de São Paulo

25º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados Participe do 25º Encontro Presencial do Fórum que terá como tema a Vigilância das Mortes por Acidente de Trabalho no Estado de São Paulo. A prevenção das mortes decorrentes de ATs vêm sendo objeto de atuação de várias instituições e carecem de uma articulação supra institucional que envolva o poder público, a academia e a sociedade para a implantação de uma política pública efetiva. No encontro pretende-se debater e indicar iniciativas conjuntas para se melhorar os sistemas de informação, a análise e a intervenção para a prevenção destes eventos.
Duração: 03:33:05

APPURBANA2007-Parte 16

Parte 16 - Seminário Nacional sobre o Tratamento de Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano e Restrições Ambientais ao Parcelamento do Solo: Conferência 2 sobre "Política urbana e política ambiental: para quem?" com Ermínia Maricato 05/09/2007.
Duração: 01:06:11

Ciclo de Debates Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas - 2ª edição

A 2ª edição do projeto de ateliê “Diálogos sobre a Amazônia na contemporaneidade”, objetivou ampliar os debates e a difusão de conhecimentos sobre a Amazônia brasileira e sul-americana. Ao mesmo tempo que visou dar continuidade às atividades realizadas no decorrer do primeiro semestre de 2015, consolidando a parceria e os trabalhos cooperativos entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) e o Instituto de Estudos Avançados – IEA, por meio do grupo de pesquisa Políticas públicas, territorialidades e sociedade.
Duração: 02:07:11

Cursos USP - Economia Monetária - O Regime de Metas de Inflação - Parte 5 - João Sayad

Nestas aulas do curso de Economia Monetária - Moeda e Bancos na FEA-USP, o professor João Sayad passa a tratar do último tema do curso: o Regime de Metas de Inflação. Trata-se de uma política monetária que tem por objetivo principal diminuir e manter a inflação em níveis baixos. O Brasil adotou este regime em 1999. Cabe ao Banco Central conduzir a política econômica de forma que seja cumprida a meta de inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional para os dois anos subsequentes. Para manter a meta sob controle, o Banco Central pode lançar mão de diversos instrumentos como a taxa de juros, a taxa de câmbio e o crescimento da base monetária.
Duração: 00:28:12

Entrevista Renato Morgado (Universidade e políticas públicas)

Entrevista com Renato Morgado sobre o papel da universidade na definição de políticas públicas Cobertura especial do evento que aconteceu na USP Pirassununga dentro do projeto Pessoas que Aprendem Participando (PAPs)
Duração: 00:01:08

IV Seminário Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade: Movimentos Sociais, Ambiente e Territorialidades na América Latina - Parte III

O encontro reunirá pesquisadores de várias áreas e contará com representantes da Rede de Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade e do Grupo de Trabalho em Mudança Climáticas, Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na ocasião, será possível diagnosticar elementos relativos aos processos de mobilização política em torno das questões relativas à mudança climática, dos processos de controle social e de promoção de ações públicas no campo e que contam com a participação política das comunidades afetadas e de movimentos sociais dedicados ao enfrentamento dos problemas relativos ao tema e das desigualdades delas decorrentes.
Duração: 02:22:13

IV Seminário Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade: Movimentos Sociais, Ambiente e Territorialidades na América Latina - Parte V

O encontro reunirá pesquisadores de várias áreas e contará com representantes da Rede de Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade e do Grupo de Trabalho em Mudança Climáticas, Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na ocasião, será possível diagnosticar elementos relativos aos processos de mobilização política em torno das questões relativas à mudança climática, dos processos de controle social e de promoção de ações públicas no campo e que contam com a participação política das comunidades afetadas e de movimentos sociais dedicados ao enfrentamento dos problemas relativos ao tema e das desigualdades delas decorrentes.
Duração: 01:51:47

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas - 1º Rodada de Palestras

Diante dos crescentes impasses e considerando a necessidade de reconhecer a ‘sociedade civil’ e o ‘ambiente’ de forma não dualística, buscando um planejamento territorial e uma maior governança ambiental, surgem diversos atores governamentais e não governamentais com a prioridade de conjugar a pesquisa científica e intervenção política, de forma a cobrar maior representação da sociedade civil nos processos decisórios. A intervenção política destes está baseada em estratégias de monitoramento socioambiental. Baseados nas experiências destes atores sociais, esperamos como resultado deste evento (pensado em três eixos de discussão: mudanças ambientais globais, planejamento territorial e políticas públicas) uma melhor compreensão do processo que se dá desde a análise das questões socioambientais que demandam decisão até o jogo político entre os atores, a colaboração acadêmica entre universidades latino americanas que tratam do tema e, finalmente, na repercussão das ações consequentes destas decisões na gestão territorial, promovendo, assim, uma maior governança.
Duração: 02:53:22

O Amor em Tempos Tecnológicos: Ela na Solidão

Primeiro seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política englobará quatro seminários mensais, a serem realizados de agosto a novembro.O filme Ela é uma reflexão sobre o amor no tempo do “pós-humano”, em que as nanotecnologias podem deslocar átomos e combiná-los para a fabricação de uma outra humanidade, como de resto já é possível a reprodução não-sexuada através da clonagem, entre outras utilizações da ciência.
Duração: 02:12:49