Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "ferramentas"

Listar por

121 resultados encontrados

"Treinamento Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio"

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP. FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.
Duração: 02:04:15

2º Congresso de Graduação - Ferramentas Digitais para Personalizar o Ensino

Existe no meio educacional um consenso do papel fundamental que os processos ativos desempenham na aprendizagem dos estudantes, independentemente se eles são dos ensinos médio ou superior. Ao mesmo tempo, há uma tendência em se concordar que prover um ambiente de ensino que estimule e desenvolva uniformemente todos os estudantes é um grande desafio, dada a heterogeneidade de formação típica numa sala de aula. O ideal, portanto, seria poder personalizar o ensino, de modo a atender os diferentes perfis e demandas, de uma forma individualizada e ativa. Nesta palestra, discutiremos como as ferramentas digitais de apoio ao ensino podem oferecer recursos poderosos na personalização do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, serão mostrados exemplos concretos do uso de uma dessas ferramentas, disponível a todos os docentes da USP: o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de apoio às disciplinas de graduação e pós- graduação, chamado simplesmente de e-Disciplinas. Para isso, usaremos alguns exemplos ilustrativos e disciplinas dos cursos de graduação do Instituto de Física de São Carlos. As ideias e projetos podem facilmente ser estendidas a outras disciplinas e outras áreas do conhecimento. Por fim, serão ainda apresentadas as principais tendências mundiais, na área de Ensino Superior, em que a plataforma e-Disciplinas poderá ser usada como uma peça importante na implementação de projetos que trarão melhoria e modernização aos nossos cursos de graduação e pós-graduação da USP.
Duração: 01:00:22

6ª Workshop de Tecnologia Adaptativa - WTA 2012_part001

A sexta edição do Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA 2012), promovida pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, se realizará em São Paulo, Brasil, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2012. O WTA é um evento anual promovido pelo Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com o objetivo de propiciar o encontro, o intercâmbio de informação e o estabelecimento de novas metas e perspectivas para a área de Tecnologia Adaptativa, apresentando resultados de investigação, ferramentas e experiências práticas que compreendem diversos aspectos científicos e tecnológicos da adaptatividade, tanto em suas formulações teóricas como em suas aplicações nas mais diversas áreas da computação. A área de Tecnologia Adaptativa é um campo de pesquisa emergente, ainda em fase de desenvolvimento, com foco sobre os problemas relacionados com a organização de sistemas complexos em ciência da computação, engenharia de computação e tecnologia da informação. A oportunidade do desenvolvimento de pesquisas nesta área justifica-se pela necessidade crescente complexidade, heterogeneidade e dinamismo nos formalismos, modelos, serviços e aplicações, o que se reflete nas dificuldades correspondentes, afetando o projeto, a implementação, a operação e o gerenciamento de tais sistemas. Neste contexto, a Tecnologia Adaptativa vem propiciando diversos avanços científicos e tecnológicos em uma ampla variedade de áreas correlatas e de aplicação, através do estudo dos fenômenos associados à adaptatividade, que se apresenta como uma promissora alternativa para a inovação de soluções e para a obtenção de ganhos operacionais significativos em divesos casos. Este conceito se apóia fundamentalmente em formalismos, técnicas, modelos e ferramentas que sejam capazes de proporcionar a um sistema computacional conceitos e técnicas de projeto e de operação que o capacitem a modificar seu próprio comportamento, de forma autônoma, em resposta ao seu histórico de operação e à situação corrente do seu ambiente.
Duração: 01:23:56