Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "Variação"

Listar por

23 resultados encontrados

Painel Econômico: Confira os indicadores de agosto de 2012

Interprograma produzido mensalmente pela TV USP em parceria com a Esalq Junior Economia, o Painel Econômico apresenta os índices de variação do preço da cesta básica e do nível de confiança do varejo, sempre acompanhados das análises dos jovens integrantes da empresa júnior. Confira a edição que apresenta os indicadores de agosto, e fique por dentro das tendências do mercado regional.
Duração: 00:02:00

13/05/09 A Variação fonológica: marcas de prestígio e de estigma - Língua Portuguesa no Mundo

A Língua Portuguesa no Mundo dia 13/05 ás 13h (horário Brasil) - Variação fonológica: marcas de prestígio e de estigma apresentador: Dermeval da Hora (UFPB/Abralin) - mediador: Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (FFLCH-USP) -horas@terra.com.br debatedor: Paulo Osório (Univ. Beira Interior) - paulosorio@hotmail.com
Duração: 01:01:39

Amoreiras (2010)

Cinco amoreiras foram plantadas, em grandes vasos, na Avenida Paulista em São Paulo. A captação da “poluição” foi feita através de microfones, que mediram as variações e discrepâncias de ruídos, como um sintoma dos diversos poluentes e poluidores. O balançar dos galhos era provocado por uma “prótese motorizada” (disposta ao redor do tronco de cada árvore que vibravam, causando os movimentos nas folhas e nos galhos). A observação e o amadurecimento do comportamento das “árvores” foram possibilitados a partir de um algoritmo de aprendizado artificial. Ao longo dos dias, as árvores vibraram em diálogo com a variação dos fatores de poluição, numa dança de árvores, próteses e algoritmos, tornando aparente e de forma poética o balançar às vezes (in)voluntário-maquínico, às vezes através do próprio vento nas folhas. O Grupo no trabalho Amoreiras está composto por Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Tomaz, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tania Fraga e Tatiana Travisani. Apresentado na exposição Emoção Art.ficial 5.0, Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, São Paulo, 30 de junho a 5 de setembro de 2010
Duração: 00:04:16

Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 7 - Núcleos Ativos de Galáxias

Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 7 - Núcleos Ativos de Galáxias No início do século XX, algumas galáxias chamavam a atenção por ter núcleos com características espectrais fora do comum para a época, com linhas de emissão muito largas. Em 1943, o astrônomo Carl Seyfert publicou um artigo sobre seis galáxias que tinham esses espectros considerados estranhos e núcleos bem brilhantes. Elas ficaram conhecidas como as Galáxias de Seyfert. Essas galáxias, hoje chamadas de Núcleos Ativos de Galáxias, têm espectro, variação temporal de brilho e estrutura em rádio muito semelhantes às dos quasares. Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, vai contar como essas galáxias de núcleos extraordinariamente luminosos foram descobertas e estudadas e sua relação com os quasares. E também adianta o assunto da próxima aula: a relação desses objetos com os Buracos Negros gigantes.
Duração: 00:28:14

Aula - Integração de forças evolutivas: interação entre deriva e seleção

Aula - Integração de forças evolutivas: interação entre deriva e seleção - Prof. Diogo Meyer Nesta aula discutimos como os processos determinísticos (seletivos) e estocásticos (deriva genética) interagem na evolução molecular. Explorando predições da teoria neutra avaliamos a importância de considerar que há uma classe de mutações que é fracamente selecionada. Mostramos como essas mutações ajudam a explicar padrões de variação genética na natureza.
Duração: 02:02:41

Chuveiro Elétrico Sensível a Variação de Temperatura

Projeto apresentado na FEBRACE 2008, na área de Engenharia. Autores: Tainara Coutinho de Carvalho Christiny Veiga Fidelis Alexânder Paula Rodrigues Altair Martins dos Santos (Orientador) Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Duração: 00:01:20

Colóquio MAP - 16/08/2013 - ESCOAMENTO EM TORNO DE CILINDRO ESBELTO: ESTABILIDADE, APROXIMAÇÃO ASSINTÓTICA E EQUAÇÃO DE GINZBURG-LANDAU

O trabalho toma partido da esbeltez do corpo e propõe uma aproximação assintótica, onde o problema bidimensional na seção transversal (plano (x,y)) é resolvido numericamente e representado “exatamente” por uma série assintótica, com a amplitude do modo instável, o “parâmetro de ordem”, obedecendo a *Equação de Landau*. A variação lenta do escoamento ao longo da envergadura (eixo z) é assintoticamente descrita pela *Equação de Ginzburg-Landau* (GLE), o coeficiente 3D sendo obtido pela solução numérica de um problema linear no plano da seção transversal; a possibilidade da GLE representar a solução caótica 3D observada na faixa Re > 250, incluindo a “crise da sustentação” (“lift crisis”), é discutida. Resultados preliminares serão comentados ao longo da exposição e a motivação do presente estudo é desenvolver um modelo consistente da interação fluido-elástica entre um “riser” de produção de petróleo e as correntes marítimas: esse modelo consistiria de um par acoplado de equações em derivadas parciais nas variáveis (z,t), uma descrevendo a dinâmica linear do cabo e outra a dinâmica do fluido, representada por uma equação de Ginzburg-Landau estendida com coeficientes pré-determinados dependentes do número de Reynolds Re.
Duração: 01:05:18

Colóquios do IFSC - Possibilidade de se obter invisibilidade/concentração térmica em cristais líquidos nemáticos

Um objeto pode, em princípio, se tornar invisível pela distorção dos raios de luz em sua volta, devido à introdução de uma variação espacial específica de alguns parâmetros constitutivos do meio ao seu redor. Esta ideia de "manto de invisibilidade" foi aplicada recentemente ao fluxo térmico em camadas concêntricas de um metamaterial com constante de difusão isotrópica por partes. Um manto térmico implica que a região protegida tem sua temperatura reduzida enquanto que um concentrador térmico foca o fluxo de calor numa dada região. O modelo para propagação acústica baseado em geometria não-euclidiana fornece o ambiente apropriado para estudarmos a possibilidade de se obter invisibilidade/concentração térmica em cristais líquidos nemáticos, devido à sua anisotropia inerente. Nós mostramos que a geometria não-trivial associada ao meio anisotrópico influencia a propagação de fônons em um paralelo com a propagação de fótons no âmbito da Relatividade Geral.
Duração: 02:03:08

Cursos USP - Oceanografia - Praias: Costão Rochoso - Parte 01

O assunto agora é o costão rochoso, ecossistema que tem características únicas na distribuição das espécies que ali vivem. Entre os assuntos da aula, a professora explica o que é zonação e como a grande variação de fatores físicos afeta toda a vida nesse ambiente limite entre água e ar.
Duração: 00:30:27

Cursos USP - Oceanografia - Praias: Costão Rochoso - Parte 02

O assunto agora é o costão rochoso, ecossistema que tem características únicas na distribuição das espécies que ali vivem. Entre os assuntos da aula, a professora explica o que é zonação e como a grande variação de fatores físicos afeta toda a vida nesse ambiente limite entre água e ar.
Duração: 00:30:17