Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "educadora"

Listar por

15 resultados encontrados

10º Encontro Usp-Escola A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica está prevista em diversas estratégias do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014. Construí-la democraticamente, em consonância com as ações do Ministério da Educação para uma educação de qualidade social, é passo fundamental para pensarmos uma pátria educadora e inclusiva, que valoriza seus profissionais de educação.
Duração: 02:10:30

ETD 08 - EDILIA COELHO GARCIA

Programa gravado em 08 de fevereiro de 2008, com Participação do Edilia Coelho Garcia - Educadora.
Duração: 00:48:42

EVC - Módulo 4 - Profissão Docente - O professor e a cidade educadora - Rosa Iavelberg

EVC - Módulo 4 - Profissão Docente - O professor e a cidade educadora - Rosa Iavelberg
Duração: 00:13:07

Olhar da USP - Games

Os videogames deixaram de ser brinquedos de criança para se integrarem cada vez mais na cultura e no cotidiano da sociedade. Uma evidência disso é que os jogos digitais formam a indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, com valores na casa dos US$ 20 bilhões de dólares no mundo - no Brasil, o faturamento foi de R$ 350 milhões em 2008. Foram criados cursos universitários de desenvolvimento de jogos e hoje os games são usados até em processos seletivos de empresas, dentro das salas de aula ou em treinamento militar. Apesar de tudo isso, ainda é comum ouvir críticas de que os videogames afastariam os jovens dos livros, piorariam o desempenho escolar ou gerariam comportamentos violentos e anti-sociais. Para desmitificar essas questões, apontar o papel dos videogames na cultura atual e discutir seu potencial no futuro, conversamos Roger Tavares, pesquisador de videogames e membro do portal GameCultura, Filomena Moita, educadora especializada em educação e novas tecnologias, e Sérgio Nesteriuk Gallo, doutor em Comunicação e Semiótica e professor da faculdade Anhembi Morumbi
Duração: 00:27:06

OLHAR DA USP - INCLUSP

Pouco mais de 26% dos alunos aprovados na Fuvest em 2007 fizeram ensino médio em escolas públicas. A meta da USP é que esse número chegue a 50%. Para isso, a Universidade de São Paulo deu início ao Inclusp, programa que abrange um bônus de 3% na nota do vestibulando, além auxílio didático às escolas e bolsas para que esse aluno consiga se manter nos estudos. No primeiro ano de funcionamento, o bônus do Inclusp foi decisivo para entrada de 12% dos estudantes que vieram do ensino público. Diferentemente das cotas, o esse sistema não reserva vagas. Na Unicamp, onde um programa semelhante foi implantado há 3 anos, o perfil de alguns cursos já mudou e os alunos mais carentes superaram o nível médio da turma. São justamente as formas de incluir esses alunos nas universidades públicas que o Olhar da USP desta semana discute, com a educadora Selma Garrido Pimenta, pró-reitora de Graduação da USP, e o Renato Pedrosa, coordenador de Pesquisa da Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp.
Duração: 00:00:00

Olhar da USP: Reciclagem

Elizabeth Lima, educadora ambiental do USP Recicla e Raquel Trajber, do Instituto ECOAR para Cidadania conversam sobre a Reciclagem. Nossas convidadas falam sobre os três “erres”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Elas também dão um panorama do trabalho das instituições em que elas trabalham. (535_lan.wmv)
Duração: 00:27:18

Seminário Internacional Educação, Arte e Política - Corpo e Educação

A potência do corpo nas práticas educativas e sua relativa ausência na educação formal, o descolamento da experiência corporal em relação à produção de pensamento e conhecimento, as conexões entre corpo, arte e política. Sangeeta Isvaran – artista, educadora e pesquisadora dedicada à performance, dança e teatro (Chennai/Índia). Sérgio de Carvalho – dramaturgo, diretor da Companhia do Latão, professor de Dramaturgia e Crítica do Teatro da USP (São Paulo). Braz Rodrigues Nogueira – filósofo e educador, diretor da EMEF Presidente Campos Salles e diretor da UNAS – União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, de São Paulo. Renata Bittencourt (mediação) – educadora, gerente do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural (São Paulo). Mais informações em: www.forumpermanente.org
Duração: 02:56:16

Seminário Internacional Educação, Arte e Política - Experiência e Educação

Experiência e Educação | Sexta, 20 de agosto, 17h30 às 21h30. A potência e o sentido político da experiência no campo da arte, seus significados, o encontro do sujeito com a arte ativando seus diferentes repertórios e experiências. Jorge Larrosa – educador e pesquisador, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona. Peter Pál Pelbart – filósofo e educador, tradutor e estudioso da obra de Gilles Deleuze, professor da PUC-SP. Jailson de Souza e Silva – geógrafo, professor da Universidade Federal Fluminense, fundador e coordenador do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro. Mila Chiovatto (mediação) – educadora, coordenadora da Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Duração: 02:27:38

Seminário Internacional Educação, Arte e Política - Política e Educação

Política e Educação | Sábado, 21 de agosto, 9h às 12h30. A dimensão política das relações entre arte e educação: as teorias de Paulo Freire, a experiência da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda/CE, e o panorama internacional. Pablo Helguera – artista e educador, diretor do Adult and Academic Programs do MoMA, de Nova York. Luiza Erundina – política e educadora, ex-prefeita de São Paulo e deputada federal (São Paulo). Francisco Alemberg – músico, educador e pesquisador, criador da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda/CE. Paulo Portella Filho (mediação) – educador, coordenador do Serviço Educativo do MASP.
Duração: 02:29:52