Listar por

184 resultados encontrados

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde - Parte 2

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde, que foi realizado no dia 8 de dezembro de 2016, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizado à Avenida Dr. Arnaldo, 715 (Prédio da Biblioteca). Na primeira década de 2000, o conjunto das áreas contaminadas, resultado de históricos processos produtivos destituídos de cuidados ambientais, passou a figurar de forma mais consistente na agenda do Sistema Único de Saúde – SUS paulista. Este despertar coincide com a divulgação, em 2002, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB, do cadastro de áreas contaminadas. Atualmente estão contabilizadas 5.376 áreas contaminadas no Estado. Casos como o da Shell Paulínia e Vila Carioca, Ajax em Bauru e Condomínio Barão de Mauá, entre tantos outros, evidenciaram a necessidade do SUS se estruturar para enfrentar tais desafios, cujo grau de complexidade e incertezas supera as práticas já consolidadas do setor saúde no que diz respeito às questões ambientais. Os seminários Áreas Contaminadas e Saúde que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças, realiza desde 2002 em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, são parte da estratégia do poder público e da universidade voltada a promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para a questão. Em 2016, o Centro de Vigilância Sanitária, em conjunto com as Faculdades de Saúde Pública e de Medicina da USP, e em parceria com outras entidades de notória inserção no tema, organizam o 15º Seminário Áreas Contaminadas e Saúde, que terá como tema central “Panoramas e Perspectivas”, a partir do qual se pretende uma avaliação geral e um balanço crítico a respeito da contaminação do solo e das águas subterrâneas no Estado de São Paulo, bem como das estratégias públicas para seu enfrentamento, com destaque para os desafios que ainda se fazem presente em termos de preservação ambiental e de proteção da Saúde Pública.
Duração: 01:42:42

O Amor em Tempos Tecnológicos: Ela na Solidão

Primeiro seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política englobará quatro seminários mensais, a serem realizados de agosto a novembro.O filme Ela é uma reflexão sobre o amor no tempo do “pós-humano”, em que as nanotecnologias podem deslocar átomos e combiná-los para a fabricação de uma outra humanidade, como de resto já é possível a reprodução não-sexuada através da clonagem, entre outras utilizações da ciência.
Duração: 02:12:49

3º Simpósio Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade Parte V

Esta quinta mesa do seminário teve como tema "Educação Política, Processos de Socialização e Movimentos Sociais".
Duração: 01:45:38

A Crise Hídrica e a Mídia

Realizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP), a pesquisa " Crise Hídrica e a Midia" apresentará as principais conclusões do estudo que apresenta o levantamento e análise de 503 notícias dos jornais “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” sobre a crise hídrica no estado de São Paulo de janeiro de 2014 a abril de 2015 que buscou identificar os principais atores mencionados, as causas e soluções apontadas para a crise e as ações efetivamente tomadas. OBS: foram desconsideradas no universo da análise as notícias que tratavam exclusivamente de variações dos volumes dos reservatórios.
Duração: 02:29:34

A Defesa do Brasil - Parte I

O encontro tem por objetivo proporcionar aos integrantes dos corpos docente e discente da USP e outras organizações de ensino e de interesse estratégico convidadas, informações atualizadas e realísticas que lhes permitam debater e concluir sobre a situação do país nesse campo e o papel da sociedade em geral no processo.
Duração: 01:17:00

A Defesa no Brasil - Parte II

O encontro tem por objetivo proporcionar aos integrantes dos corpos docente e discente da USP e outras organizações de ensino e de interesse estratégico convidadas, informações atualizadas e realísticas que lhes permitam debater e concluir sobre a situação do país nesse campo e o papel da sociedade em geral no processo.
Duração: 02:44:24

A importância da Avaliação do Impacto Socioambiental

A importância da Avaliação do Impacto Socioambiental Organização: Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP e Instituto Terroá Participação: Orlando Nastri Neto - Consultor de Alternative Fuels and Raw Materials – na Votorantim Cimentos. Guilherme Augusto Carminato Bircol - Pós-graduando em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)
Duração: 03:06:02

A Indústria do Futuro: Desafios para Inovação e a EMBRAPII

A palestra traz dados sobre a saturação do atual modelo industrial linear, demostrando que novos formatos mais sustentáveis de negócio deverão ser acelerados na próxima década. Tais modelos incluem soluções sustentáveis, sistemas produto-serviço (PPS) e economia circular. A área de mobilidade deverá estar na vanguarda desse movimento industrial, puxada pela eletrificação veicular e pelos sistemas de uso compartilhado de veículos. Toda essa nova onda industrial depende de intensa atividade de P&D com agilidade compatível com a velocidade na qual o mercado se transforma. Nesse sentido, foi criada a EMBRAPII, como mecanismo acelerador de pesquisa industrial no Brasil. A palestra apresenta dados sobre o rápido crescimento do sistema EMBRAPII e seus principais impactos.
Duração: 01:54:27

A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas - Abertura

A digitalização do mundo redesenhou produtos, serviços, mercados e públicos, redefiniu as fronteiras entre o público, o privado e o pessoal, afetivo, reconfigurou a dinâmica política e transformou o planeta numa enorme esfera lúdica e interativa audiovisual global. Na alvorada do século 21, a disrupção digital chega finalmente à fronteira do valor econômico: o próprio dinheiro, representação muitas vezes encarnada da riqueza, do valor e dos preços.
Duração: 00:57:57

A Saúde no Brasil após a PEC 241 - Parte III

Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição de 1988, o Brasil fez a escolha pelo investimento coletivo e excepcional para proteger e melhorar a saúde da população. Quase três décadas depois, em meio às profundas crises econômica e política pelas quais passa o país, o SUS é confrontado com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241, de 2016, que institui Novo Regime Fiscal e poderá levar à diminuição das despesas públicas com saúde, colocando em dúvida a perenidade do sistema universal.
Duração: 01:58:33