Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "civil"

Listar por

251 resultados encontrados

45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos

Ocorrências trágicas de acidentes envolvendo pacientes são habitualmente imputados a erros, negligencia ou imprudência dos profissionais de saúde, que passam por processos acusatórios, sendo finalmente culpabilizados como os responsáveis pelos eventos. Felizmente parece que este não foi o desfecho da investigação do caso que envolveu mortes nos exames de ressonância magnética ocorridas no Hospital Vera Cruz, Campinas - SP em Janeiro 2013. A investigação foi conduzida de modo multi-institucional envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil de Campinas, conseguiu, de modo inédito no país, descortinar importantes aspectos organizacionais envolvidos no evento. Este será o tema do 45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados" que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e se debruçará com maior detalhamento sobre a metodologia utilizada na condução do caso.
Duração: 03:07:48

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSP-SP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: ?9h às 10h e 15 min - Desafios no controle de animais sinantrópicos em áreas urbanas - Gladyston Costa - ANS - Biólogo-Analista de Saúde - Subgerência de Vig. Prev. e Contr. Fauna Sinantrópica SUSIN/CCZ-SP. Síntese: A humanidade tem favorecido ao longo da historia da civilização, o aparecimento de inúmeras espécies animais que buscam abrigo e alimento junto às habitações do homem; estes animais são denominados sinantrópicos. Em função dos prejuízos materiais e à saúde do homem esta associação é desfavorável e demanda intervenções. Para diminuir os prejuízos e riscos à saúde o manejo integrado é o procedimento mais adequado. Para tanto é necessário conhecer a demanda e trabalhar preventivamente quanto à instalação e proliferação destes animais no ambiente antrópico. ?10h e 30min às 12h - Divisão de Fauna Silvestre: manejo voltado ao meio ambiente e a saúde pública Ricardo Gandara Crede - Sc.M - Biólogo - Assistente Técnico - Divisão Téc. de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre Depave 3/SVMA. Síntese: A Divisão de Fauna Silvestre da SVMA/PMSP possui como objetivo geral o manejo e conservação da biodiversidade faunística na cidade de São Paulo. Dentro deste objetivo podemos destacar diversas atividades voltadas a questão ambiental e de saúde pública. Em seus 25 anos de funcionamento, os serviços prestados passaram por uma grande evolução, caracterizada não só pelo atendimento à fauna silvestre, mas também por uma maior preocupação na resolução dos problemas trazidos pela população no que se refere a este tema. Alguns serviços prestados como o plantão telefônico, resgate e transporte de animais silvestres, a transparência de informações e as ações de divulgação, são uma prova disso. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715
Duração: 02:28:52

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas - 1º Rodada de Palestras

Diante dos crescentes impasses e considerando a necessidade de reconhecer a ‘sociedade civil’ e o ‘ambiente’ de forma não dualística, buscando um planejamento territorial e uma maior governança ambiental, surgem diversos atores governamentais e não governamentais com a prioridade de conjugar a pesquisa científica e intervenção política, de forma a cobrar maior representação da sociedade civil nos processos decisórios. A intervenção política destes está baseada em estratégias de monitoramento socioambiental. Baseados nas experiências destes atores sociais, esperamos como resultado deste evento (pensado em três eixos de discussão: mudanças ambientais globais, planejamento territorial e políticas públicas) uma melhor compreensão do processo que se dá desde a análise das questões socioambientais que demandam decisão até o jogo político entre os atores, a colaboração acadêmica entre universidades latino americanas que tratam do tema e, finalmente, na repercussão das ações consequentes destas decisões na gestão territorial, promovendo, assim, uma maior governança.
Duração: 02:53:22

Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy - International Seminar (Part I)

Há uma complexa relação entre as instituições democráticas, sociedade civil, cultura política e a política pública não suficientemente explorada analiticamente. Partindo de uma perspectiva proposta pela abordagem da qualidade da democracia que coloca o foco da análise nas relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e os resultados do funcionamento da democracia, o seminário pretende discutir em perspectiva comparada o papel das questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) no desempenho dos regimes democráticos, principalmente, no que tange ao funcionamento das instituições do sistema judiciário e de segurança pública. O seminário traz um olhar interdisciplinar a partir da contribuição de investigadores vindos do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Duração: 02:54:40

"Ética, Política e Ciência"

Neste vídeo o Prof. Dr. Nuno Coelho, da FDRP, fala nas Conversas Transdisciplinares, em Abril de 2017, no Campus da USP de Ribeirão Preto. O tema foi: a ética tenta entender como nós, seres humanos, tornamo-nos quem somos em resultado ao modo como vivemos. Nossas decisões forjam-nos e forjam a cidade e o país. Nesta conferência, em diálogo com os filósofos gregos antigos, discutimos os fundamentos e os limites do poder humano de autoconstrução, na civilização fundada na ciência em que vivemos.
Duração: 00:51:58

(Parte 10/18) Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (30/08/2010)

Session 3 – Origins and developments of interactions between civil society and private sector / Presentation 2: DECIPHERING A CONVERGENCE: MANAGERIAL RATIONALITY AND POWER CONFIGURATIONS IN THE INDUSTRY - NGO’S PARTNERSHIPS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, by Marcel Djama (Cirad).Em consonância com o destaque que o tema das ações voltadas ao equilíbrio ambiental e social vem recebendo atualmente, tanto nos debates acadêmicos quanto na própria estratégia de gestão das empresas, a FEA recebeu nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (Workshop sobre Governança Corporativa Influenciada pela Sociedade Civil na América Latina). Promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA em parceria com a Universidade do Texas e com a Associação de Estudos Latinoamericanos (LASA), o evento teve importante presença internacional, com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, França e diversos países latinoamericanos. (Créditos – Marina Pastore - Site da FEA em 23/09/2010)
Duração: 00:24:55

(Parte 11/18) Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (30/08/2010)

Session 3 – Origins and developments of interactions between civil society and private sector - Session 3 / Discussion – Discussant: João Paulo Candia Veiga (FFLCH e IRI/USP).Em consonância com o destaque que o tema das ações voltadas ao equilíbrio ambiental e social vem recebendo atualmente, tanto nos debates acadêmicos quanto na própria estratégia de gestão das empresas, a FEA recebeu nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (Workshop sobre Governança Corporativa Influenciada pela Sociedade Civil na América Latina). Promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA em parceria com a Universidade do Texas e com a Associação de Estudos Latinoamericanos (LASA), o evento teve importante presença internacional, com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, França e diversos países latinoamericanos. (Créditos – Marina Pastore - Site da FEA em 23/09/2010)
Duração: 00:38:04

(Parte 12/18) Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (31/08/2010)

Session 5 – Roundtables: new partnerships and new conflicts in the interaction between civil society organizations and the private sector / Presentation 1: GATHERING ROUN’ THE ‘ROUNDTABLES’: THE POTENTIAL, AND THE CHALLENGES, OF ROUNDTABLES AND CERTIFICATION SYSTEMS AS MARKET-LED MECHANISMS FOR CONSERVATION AND DEVELOPMENT IN BRAZIL, by Ricardo Abramovay (FEA/USP). Em consonância com o destaque que o tema das ações voltadas ao equilíbrio ambiental e social vem recebendo atualmente, tanto nos debates acadêmicos quanto na própria estratégia de gestão das empresas, a FEA recebeu nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (Workshop sobre Governança Corporativa Influenciada pela Sociedade Civil na América Latina). Promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA em parceria com a Universidade do Texas e com a Associação de Estudos Latinoamericanos (LASA), o evento teve importante presença internacional, com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, França e diversos países latinoamericanos. (Créditos – Marina Pastore - Site da FEA em 23/09/2010)
Duração: 00:23:20

(Parte 13/18)Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (31/08/2010)

Session 5 – Roundtables: new partnerships and new conflicts in the interaction between civil society organizations and the private sector / Presentation 2: CAN CERTIFICATION SYSTEMS EMPOWER INDIGENOUS PEOPLES? FSC CERTIFICATION AND INDIGENOUS RIGHTS IN CHILE, by Charles Hale (LLILAS/UT). Em consonância com o destaque que o tema das ações voltadas ao equilíbrio ambiental e social vem recebendo atualmente, tanto nos debates acadêmicos quanto na própria estratégia de gestão das empresas, a FEA recebeu nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (Workshop sobre Governança Corporativa Influenciada pela Sociedade Civil na América Latina). Promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA em parceria com a Universidade do Texas e com a Associação de Estudos Latinoamericanos (LASA), o evento teve importante presença internacional, com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, França e diversos países latinoamericanos. (Créditos – Marina Pastore - Site da FEA em 23/09/2010)
Duração: 00:25:42

(Parte 14/18) Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (31/08/2010)

Session 5 – Roundtables: new partnerships and new conflicts in the interaction between civil society organizations and the private sector / Presentation 3: PRIVATISING DELIBERATION. MULTI-STAKEHOLDER SUSTAINABILITY INITIATIVES IN THE AGRO-FOOD SECTOR, FROM DISCOURSE TO PRACTICE, by Eve Fouilleux (Cirad). Em consonância com o destaque que o tema das ações voltadas ao equilíbrio ambiental e social vem recebendo atualmente, tanto nos debates acadêmicos quanto na própria estratégia de gestão das empresas, a FEA recebeu nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop on Civil-Society-Led Corporate Governance in Latin America (Workshop sobre Governança Corporativa Influenciada pela Sociedade Civil na América Latina). Promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA em parceria com a Universidade do Texas e com a Associação de Estudos Latinoamericanos (LASA), o evento teve importante presença internacional, com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, França e diversos países latinoamericanos. (Créditos – Marina Pastore - Site da FEA em 23/09/2010)
Duração: 00:33:52