Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "Metodologia"

Listar por

223 resultados encontrados

45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos

Ocorrências trágicas de acidentes envolvendo pacientes são habitualmente imputados a erros, negligencia ou imprudência dos profissionais de saúde, que passam por processos acusatórios, sendo finalmente culpabilizados como os responsáveis pelos eventos. Felizmente parece que este não foi o desfecho da investigação do caso que envolveu mortes nos exames de ressonância magnética ocorridas no Hospital Vera Cruz, Campinas - SP em Janeiro 2013. A investigação foi conduzida de modo multi-institucional envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil de Campinas, conseguiu, de modo inédito no país, descortinar importantes aspectos organizacionais envolvidos no evento. Este será o tema do 45º Encontro Presencial do "Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados" que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e se debruçará com maior detalhamento sobre a metodologia utilizada na condução do caso.
Duração: 03:07:48

Métodos numéricos para escoamentos viscoelásticos: aperfeiçoamentos e aplicações com superfícies livres

Nesta palestra são apresentadas técnicas numéricas para a solução de escoamentos de fluidos incompreensíveis e viscoelásticos. As equações que modelam esses escoamentos complexos são as equações de Navier-Stokes acopladas com a equação hiperbólica constitutiva que define o fluido não-newtoniano. Após uma descrição sucinta da metodologia para a solução dessas equações, são expostos recentes resultados numéricos para escoamentos de fluidos não-newtonianos em problemas confinados e com superfícies livres.
Duração: 00:56:49

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

"Treinamento Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio"

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP. FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.
Duração: 02:04:15

2º Congresso de Graduação - Projetos Educacionais Inovadores com Metodologias Ativas

Os bons projetos de educação combinam currículo flexível, tecnologias digitais e metodologias ativas. As tecnologias facilitam a aula invertida, o trabal ho com problemas, histórias, jogos, a visibilização do processo de aprendizagem de cada um e de todos os envolvidos. Mapeiam os progressos, apontam as dificuldades, podem prever alguns caminhos para os que têm dificuldades específicas. Elas incentivam diferentes formas de comunicação dentro e fora da sala de aula, de coautoria, de produção individual e compartilhada. A combinação dos ambientes mais formais com os informais, feita de forma inteligente e integrada, nos permite conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los à cada aluno e grupo.
Duração: 01:02:52

39º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho

39º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: "Análise, Prevenção e Aspectos Associados Análise e discussão do caso da explosão e afundamento da Plataforma de Petróleo P36." Maior plataforma de produção de petróleo em alto-mar à sua época, a P-36 tinha a função de servir como um instrumento importante para exploração petrolífera na costa brasileira, uma megaestrutura operacional que custou à estatal brasileira US$ 350 milhões. Na madrugada do dia 15 de março de 2001 ocorreram duas explosões em uma das colunas da plataforma P36. Segundo a Petrobras, 175 pessoas estavam no local no momento do acidente das quais 11 morreram, todas integrantes da equipe de emergência da plataforma. Depois das explosões, a plataforma tombou levando ao seu afundamento no dia 20 de março, em uma profundidade de 1200 metros e com estimadas 1500 toneladas de óleo ainda a bordo. Quais as causas deste acidente? Quantas análises foram feitas? Quais as metodologias foram usadas e quais são os resultados destas investigações? Há convergência ou divergências entre elas? Será que as lições do caso foram incorporadas no aprendizado da organização? Qual a relação do caso com as políticas de gestão de segurança e com as mortes que continuam ocorrendo na cadeia produtiva do petróleo? A discussão é ainda mais pertinente no atual contexto da intensificação do Pré Sal. Participe e Divulgue. 4 de dezembro de 2013 Faculdade de Saúde Pública, USP - Auditório João Yunes. Av. Dr. Arnaldo 715 – Cerqueira Cesar, São Paulo. Apoio: Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP; PROEX-UNESP; CEREST Piracicaba; DVST/CVS/SES-SP e CEREST ESTADUAL SP; Gerencia Regional do Min. do Trabalho e Emprego de Piracicaba; Ministério Público do Trabalho da 15ª Região; FUNDACENTRO; CGSAT-SVS-MS; CNPq.; FAPESP Proc. 12-04721-1.
Duração: 03:11:16

4º GEESC - 2014 - Profa. Dra. Janaina Mascarenhas e Prof.Dr. Carlos A. Cintra

Palestra Janaina: Metodologia e Modelagem de Processos; Palestra Cintra: Superando conflitos das gerações X e Y.
Duração: 02:19:13

6° CONTECSI - Metodologia de Implementação de Auditoria Contínua -2º dia-04/06/2009

A palestra foi apresentada por Wilson Gellaci, sócio da Ernst & Young . Debatedor: José Francisco Moraes da Audibra IIA Brasil. moderador: Prof. Dr. Fernando Tostes. da UERJ
Duração: 00:51:15

9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade - Dicas de Metodologia

No segundo dia do evento, os professores realizaram a palestra sobre metodologia do trabalho científico em Contabilidade, no auditório da FEAUSP. O Congresso é promovido anualmente pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP, com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de julho de 2009 e é coordenado pelo Prof. Dr. Welington Rocha
Duração: 00:56:31

A agroecologia, suas estratégias de pesquisa e as conexões com a “soberania alimentar”

Considerações da filosofia da ciência, e exemplos das metodologias usadas em projetos de pesquisa agroecológica em processo.
Duração: 02:43:14