Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "Livres"

Listar por

96 resultados encontrados

Métodos numéricos para escoamentos viscoelásticos: aperfeiçoamentos e aplicações com superfícies livres

Nesta palestra são apresentadas técnicas numéricas para a solução de escoamentos de fluidos incompreensíveis e viscoelásticos. As equações que modelam esses escoamentos complexos são as equações de Navier-Stokes acopladas com a equação hiperbólica constitutiva que define o fluido não-newtoniano. Após uma descrição sucinta da metodologia para a solução dessas equações, são expostos recentes resultados numéricos para escoamentos de fluidos não-newtonianos em problemas confinados e com superfícies livres.
Duração: 00:56:49

A mídia alternativa na batalha da comunicação pela democracia

4º Evento do ECA PELA DEMOCRACIA ! As jornalistas Ana Flávia Marx (Centro de Estudos de Midia Alternativa Barão de Itararé e Frente Brasil Popular) e Maria Carolina Trevisan (Jornalistas Livres) debatem sobre o papel das mídias alternativas na mobilização dos movimentos populares e na defesa da democracia. Neste momento em que o processo de impeachment avança rapidamente, a batalha pela opinião pública se dá entre as velhas formas de jornalismo e as novas narrativas trazidas por blogs, sites e plataformas de comunicação que utilizam as redes sociais.
Duração: 01:26:31

Aspectos jurídicos do software livre

Parte 2 - Palestra com Prof. Dr. Augusto Tavares Rosa Marcacini abordando temas como: "Direitos autorais: noções gerais", "Direitos autorais sobre software segundo a Lei nº 9.610", "Licenças livres perante o direito brasileiro", "Considerações sobre a GPL" e "Exclusão de responsabilidade".
Duração: 00:31:22

Aspectos jurídicos do software livre - Parte 1

Parte 1 - Palestra com Prof. Dr. Augusto Tavares Rosa Marcacini abordando temas como: "Direitos autorais: noções gerais", "Direitos autorais sobre software segundo a Lei nº 9.610", "Licenças livres perante o direito brasileiro", "Considerações sobre a GPL" e "Exclusão de responsabilidade".
Duração: 01:31:57

COLÓQUIO - IFUSP: : Óptica não-linear no estudo da aterosclerose

A doença cardiovascular (CVD) é a líder em causa de mortes e morbidade no mundo, batendo doenças como, por exemplo, o câncer. Dentre as CVD, as mais conhecidas são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). A aterosclerose é caracterizada pala formação de placas nos vasos sanguíneos, estando na origem das CVD. Há diversos estudos na literatura médica nos quais a presença de altos níveis de LDL (low-density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) e baixos níveis de HDL (high-density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) no sangue, combinados com alta pressão sanguínea, diabetes tipo 1 e 2, tabagismo e obesidade, são fatores de risco para o desenvolvimento da CVD. Mais recentemente, verificou-se que a presença de formas modificadas da LDL (pela ação de radicais livres, por exemplo) no sangue está relacionada ao desenvolvimento da CVD. A técnica de óptica não-linear de Varredura-Z foi utilizada pela primeira vez no Instituto de Física da USP para identificar a LDL modificada em amostras de sangue de pacientes. Mostramos que a resposta óptica não-linear de soluções de LDL depende do grau de modificação da lipoproteína. Nesta palestra, discutiremos os detalhes dessa técnica experimental que utiliza a luz laser e seu processo de interação com a matéria e apresentaremos experimentos realizados com sangue de doadores. Informações sobre o palestrante: O Professor Figueiredo fez a graduação (1975), o mestrado (1978) e o doutorado (1981) em Física no IFUSP, seguidos por um pós-doutorado na Université Paris Sud-11 (1985). Em 1987, foi contratado como docente do IFUSP e tornou-se Professor Associado (Livre-Docente) em 1988. Desde 1993, é Professor Titular do Departamento de Física Experimental do IFUSP. Suas áreas de atuação estão relacionadas principalmente com fluidos complexos, cristais líquidos, ferrofluidos, óptica linear, óptica não-linear e varredura Z.
Duração: 01:16:34

COLÓQUIO - IFUSP: Transientes moleculares: a foto-estabilidade da vida, sua eletro-instabilidade e a aniquilação ressonante de pósitrons.

Nesse colóquio, serão abordadas três situações em que estados moleculares transientes, com tempos de vida finitos, precisam ser considerados. A primeira situação de interesse é a base molecular da foto-estabilidade da vida: as biomoléculas, em particular as bases de DNA e RNA, apresentam cromóforos eficientes, capazes de absorver radiação ultravioleta e formar estados excitados dissociativos, que, em princípio, deveriam comprometer a integridade do código genético. Houve, portanto, grande pressão evolutiva para selecionar moléculas foto-estáveis, capazes de dissipar rapidamente a energia absorvida da radiação. Será também discutida a relação entre os mecanismos moleculares responsáveis pela foto-estabilidade e os processos dissociativos induzidos por captura eletrônica, que aqui denominamos “eletro-instabilidade”: elétrons livres constituem o principal produto da interação de radiação ionizante com a matéria biológica, e o papel de ânions transientes no “dano radiativo” de biomoléculas será discutido. Finalmente, iremos abordar transientes pósitron-molécula, em particular os mecanismos de transferência de energia do pósitron aos graus de liberdade vibracionais, responsável por elevar as taxas de aniquilação e ordens de grandeza.
Duração: 02:22:41

Colóquio MAP - 26/04/13 - Neuro- e Mate- mágica: o que os ilusionistas podem ensinar-nos sobre o funcionamento da mente humana

A mente humana é o objeto de estudo das ciências cognitivas, mas o seu entendimento e manipulação é a especialidade dos ilusionistas. Nos últimos anos houve um florescimento das interação entre cientistas e mágicos. Como fruto desta colaboração novos e interessantes descobrimentos sobre o funcionamento do cérebro foram feitos. No Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires nos interessamos particularmente pela questão do livre arbítrio. Os mágicos são especialistas em fazer-nos crer que fomos livres numa eleição quando eles, na verdade, nos manipularam psicologicamente para fazer-la. Estudando este fenômeno conseguimos demonstrar que a dilatação das pupilas de um sujeito pode nos informar, não somente qual eleição foi feita, mas também se o sujeito sentiu-se livre na eleição (ou não). Vou apresentar este estudo nesta palestra. Além disso, irei fazer uma performance de "matemágica", uma demonstração de atletismo mental que venho fazendo em Buenos Aires como show em um teatro para 600 pessoas seis vezes por semana. Mais sobre o palestrante: - Choosing in Freedom or Forced to Choose? Introspective Blindness to Psychological Forcing in Stage-Magic - PASÓ EN TECNÓPOLIS: SHOW EN VIVO - MATEMAGIA
Duração: 01:07:21

Cursos Livres - Adeus Weber - Acumulação e Seleção - Parte 1 - Gabriel Cohn

O professor Gabriel Cohn, da FFLCH, continua o curso sobre o pensador Max Weber. Nessa aula, ele confronta o pensamento de Weber com o de seu contemporâneo, o filósofo Nicklas Luhmann.
Duração: 00:42:08

Cursos Livres - Adeus Weber - Acumulação e Seleção - Parte 2 - Gabriel Cohn

O professor Gabriel Cohn, da FFLCH, continua o curso sobre o pensador Max Weber. Nessa aula, ele confronta o pensamento de Weber com o de seu contemporâneo, o filósofo Nicklas Luhmann.
Duração: 00:45:23

Cursos Livres - Adeus Weber - Agência e Instituição - Parte 1 - Gabriel Cohn

A aula que abre o curso Adeus, Weber é centrada na apresentação da idéia primordial, que permeia o pensamento de Max Weber, do relacionamento entre ação e instituição. Buscando transmitir o núcleo do pensamanto weberiano, o professor Gabrie Cohn vai também conduzir ao conhecimento daquilo que para Weber é um verdedeiro alicerce: o poder como relação e não como atributo de alguém, mas como relação entre os homens. O professor lança o desafio: no cenário atual talvez ainda haja o que se apreender de Weber. Vamos saber o que? Estado, poder, tradição de Maquiavel e Hobbes em Weber, são alguns dos temas que perpassam a aula.
Duração: 00:40:51