Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "Públicas"

Listar por

546 resultados encontrados

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde - Parte 2

15º Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde, que foi realizado no dia 8 de dezembro de 2016, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizado à Avenida Dr. Arnaldo, 715 (Prédio da Biblioteca). Na primeira década de 2000, o conjunto das áreas contaminadas, resultado de históricos processos produtivos destituídos de cuidados ambientais, passou a figurar de forma mais consistente na agenda do Sistema Único de Saúde – SUS paulista. Este despertar coincide com a divulgação, em 2002, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB, do cadastro de áreas contaminadas. Atualmente estão contabilizadas 5.376 áreas contaminadas no Estado. Casos como o da Shell Paulínia e Vila Carioca, Ajax em Bauru e Condomínio Barão de Mauá, entre tantos outros, evidenciaram a necessidade do SUS se estruturar para enfrentar tais desafios, cujo grau de complexidade e incertezas supera as práticas já consolidadas do setor saúde no que diz respeito às questões ambientais. Os seminários Áreas Contaminadas e Saúde que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças, realiza desde 2002 em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, são parte da estratégia do poder público e da universidade voltada a promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para a questão. Em 2016, o Centro de Vigilância Sanitária, em conjunto com as Faculdades de Saúde Pública e de Medicina da USP, e em parceria com outras entidades de notória inserção no tema, organizam o 15º Seminário Áreas Contaminadas e Saúde, que terá como tema central “Panoramas e Perspectivas”, a partir do qual se pretende uma avaliação geral e um balanço crítico a respeito da contaminação do solo e das águas subterrâneas no Estado de São Paulo, bem como das estratégias públicas para seu enfrentamento, com destaque para os desafios que ainda se fazem presente em termos de preservação ambiental e de proteção da Saúde Pública.
Duração: 01:42:42

Ciclo de Debates Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas - 2ª edição

A 2ª edição do projeto de ateliê “Diálogos sobre a Amazônia na contemporaneidade”, objetivou ampliar os debates e a difusão de conhecimentos sobre a Amazônia brasileira e sul-americana. Ao mesmo tempo que visou dar continuidade às atividades realizadas no decorrer do primeiro semestre de 2015, consolidando a parceria e os trabalhos cooperativos entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) e o Instituto de Estudos Avançados – IEA, por meio do grupo de pesquisa Políticas públicas, territorialidades e sociedade.
Duração: 02:07:11

Entrevista Renato Morgado (Universidade e políticas públicas)

Entrevista com Renato Morgado sobre o papel da universidade na definição de políticas públicas Cobertura especial do evento que aconteceu na USP Pirassununga dentro do projeto Pessoas que Aprendem Participando (PAPs)
Duração: 00:01:08

IV Seminário Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade: Movimentos Sociais, Ambiente e Territorialidades na América Latina - Parte III

O encontro reunirá pesquisadores de várias áreas e contará com representantes da Rede de Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade e do Grupo de Trabalho em Mudança Climáticas, Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na ocasião, será possível diagnosticar elementos relativos aos processos de mobilização política em torno das questões relativas à mudança climática, dos processos de controle social e de promoção de ações públicas no campo e que contam com a participação política das comunidades afetadas e de movimentos sociais dedicados ao enfrentamento dos problemas relativos ao tema e das desigualdades delas decorrentes.
Duração: 02:22:13

IV Seminário Internacional Movimentos Sociais na Contemporaneidade: Movimentos Sociais, Ambiente e Territorialidades na América Latina - Parte V

O encontro reunirá pesquisadores de várias áreas e contará com representantes da Rede de Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade e do Grupo de Trabalho em Mudança Climáticas, Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na ocasião, será possível diagnosticar elementos relativos aos processos de mobilização política em torno das questões relativas à mudança climática, dos processos de controle social e de promoção de ações públicas no campo e que contam com a participação política das comunidades afetadas e de movimentos sociais dedicados ao enfrentamento dos problemas relativos ao tema e das desigualdades delas decorrentes.
Duração: 01:51:47

Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica

A promoção da agroecologia na agricultura familiar passa pela demonstração de sua superioridade econômica em relação aos sistemas tradicionais e/ou convencionais. Esse melhor desempenho, que é tanto econômico como agronômico, resulta do fato de os sistemas em transição serem mais diversificados e integrarem atividades agrícolas, agroflorestais, de criação animal e tecnologias e práticas de manejo que intensificam processos ecológicos de regeneração de sua fertilidade. Os procedimentos convencionais de análise econômica na agricultura do tipo custo-benefício são insuficientes ou inadequados para incorporar elementos da análise de sustentabilidade de sistemas complexos. Assim, a metodologia ora proposta segue a trajetória dos diagnósticos de agroecossitemas que a AS-PTA vem desenvolvendo desde a década de 1990 e incorpora na sua análise, entre outros: linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence, valoração do produto completo da produção (não só da sua parte comercializada), relação com os mercados, participação social, equidade de gênero e geração e acesso a políticas públicas.
Duração: 02:23:21

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas - 1º Rodada de Palestras

Diante dos crescentes impasses e considerando a necessidade de reconhecer a ‘sociedade civil’ e o ‘ambiente’ de forma não dualística, buscando um planejamento territorial e uma maior governança ambiental, surgem diversos atores governamentais e não governamentais com a prioridade de conjugar a pesquisa científica e intervenção política, de forma a cobrar maior representação da sociedade civil nos processos decisórios. A intervenção política destes está baseada em estratégias de monitoramento socioambiental. Baseados nas experiências destes atores sociais, esperamos como resultado deste evento (pensado em três eixos de discussão: mudanças ambientais globais, planejamento territorial e políticas públicas) uma melhor compreensão do processo que se dá desde a análise das questões socioambientais que demandam decisão até o jogo político entre os atores, a colaboração acadêmica entre universidades latino americanas que tratam do tema e, finalmente, na repercussão das ações consequentes destas decisões na gestão territorial, promovendo, assim, uma maior governança.
Duração: 02:53:22

QUARTO MUNDO 2010 - Programa 03: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE (bloco 01)

Quarto Mundo é um programa de televisão feito por jovens e adolescentes moradores da Região da Grande São Paulo. Realizado pela TV USP, em parceria com a Viração, os jovens e adolescentes recebem formação especifica de audiovisual, jornalismo, entre outras temáticas para realização do programa. Os participantes têm de 13 a 21 anos, e são todos estudantes do Ensino Médio. São eles que constróem coletivamente cada passo do programa, desde a pauta, a apresentação e a gravação. Para acompanhar as experiências da equipe, confira o blog do programa: http://quartomundotvusp.blogspot.com .
Duração: 00:15:03

VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - Abertura

Nesta edição, o encontro traz como tema “Perspectivas e desafios da Psicologia Política no Brasil: 10 anos da Associação Brasileira de Psicologia Política” e serão discutidas questões como “ações coletivas e movimentos sociais”, “gestão, políticas públicas e inclusão social”, “comportamento eleitoral e marketing político”, “ambiente, saúde coletiva e espaço público” e “memória coletiva, violência política e direitos humanos”.
Duração: 01:27:45

"Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e Geopolítica: Diálogos sobre políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis"

"Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e Geopolítica: Diálogos sobre políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis"
Duração: 03:09:49