Por participante

Pesquisa realizada pelo termo "construtivismo"

Não achou o conteúdo que desejava? Provavelmente os responsáveis pela publicação de conteúdo não cadastraram todas as informações relevantes para que o conteúdo seja encontrado facilmente na busca. Quanto melhor a qualidade das informações cadastradas mais fácil a busca pelo conteúdo.

Listar por

3 resultados encontrados

COLÓQUIO - IFUSP:Por que a física é difícil? - Considerações epistemológicas e pedagógicas sobre o aprendizado

Serão abordados aspectos da natureza da construção e comunicação do conhecimento científico e sua conexão com os processos de aprendizagem de física, através da problematização de uma situação comum nas aulas de Ciências Naturais que é a dificuldade de compreensão dos conceitos pelos alunos, e os erros persistentes nas avaliações, mesmo após reiteradas explicações do professor. Discutimos como a visão epistemológica empírico-indutivista para a ciência favorece a emergência do preconceito de que a ciência seria um empreendimento “para gênios”. A visão construtivista, por outro lado, requer rupturas profundas no paradigma educacional vigente. A profa. Dra. Anne Scarinci é professora do Instituto de Física de São Paulo, graduada em Física e em Pedagogia com doutorado em educação. Atua na grande área de Ensino de Ciências, dentro da linha de pesquisa de Formação de Professores. Evento destinado à graduação, pesquisa, docência e público em geral.
Duração: 01:06:26

Neurologia e Alfabetização: O construtivismo como ponto de encontro

Palestrantes: Steven L. Strauss, M.D., Ph.D. Department of Neurology, Franklin Square Hospital, Baltimore, Maryland Prof. Lino de Macedo - PSA/IPUSP Coordenação Profa. Dra. Marilene Proença R. de Souza - IPUSP Local Instituto de Psicologia da USP Auditório Carolina Bori, Bl. G Apoio: Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Organização LIEPPE –Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Educação e SePE-IPUSP –Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP
Duração: 02:35:51

OLHAR DA USP - Métodos de Alfabetização

A discussão sobre a melhor forma de alfabetizar nossas crianças voltou a ganhar destaque depois que o ministro da educação, Fernando Haddad, defendeu mudanças no Ensino Fundamental, que agora tem nove séries. Esse debate já dura mais de um século e talvez a solução seja um meio-termo entre o método fônico e o construtivismo. O importante, na verdade, é que as crianças aprendam de fato a ler e escrever, porque as avaliações mostram que apenas 5% dos alunos de quarta-série têm os conhecimentos de português e matemática exigidos para essa etapa. No Olhar da USP desta semana, o professor da Faculdade de Educação da USP Claudemir Belintane e a vice-coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da USP, Maurilane Biccas, fazem um histórico da educação no Brasil e discutem os problemas e as formas mais eficazes de alfabetizar as crianças brasileiras.
Duração: 00:00:00