Listar por

217 resultados encontrados

Boletim Rio+20 - TVUSP - Edson Vidal ESALQ

Boletim da Rio+20 : TVUSP - Edson Vidal ESALQ
Duração: 00:02:25

Boletim Rio+20 - TVUSP - Marcos Sorrentino ESALQ

Boletim Rio+20: TVUSP - Marcos Sorrentino ESALQ
Duração: 00:01:30

Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP /SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 20 de junho de 2018, mais um seminário do X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública. Veja a programação: 9h – 10h15: Controle biológico de larvas de mosquitos, com o Dr. Carlos J. Coutinho | Biólogo – Pesquisador Científico VI Coordenação de Laboratório Especializado – SUCEN, SP. O controle biológico de populações de insetos vetores tem vantagens sobre o controle químico devido à especificidade do hospedeiro, o que os torna menos agressivos ao ambiente. Agentes biológicos vêm sendo usados no controle de vetores e tem apresentado resultados que suprimiram com sucesso as populações de larvas de mosquitos e simulídeos, tendo destaque para as bactérias Bacillus thuringiensis sorovar israelensis (Bti) e Lysinibacillus sphaericus. 10h30 – 12h: Utilização de EPI e avaliação segura, com Gladyston C. V. Costa | Biólogo – Analista de Saúde da Divisão de Vigilância de Zoonoses – COVISA – PMSP, SP. A palestra versará sobre importância do uso do EPI para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador nas atividades laborais, as questões legais relacionadas e os EPIs utilizados na rotina de trabalho em zoonoses e saúde pública. Será apresentado o processo de evolução destes equipamentos em função dos avanços tecnológicos e complexidades dos processos de trabalho. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo, SP)
Duração: 02:16:21

Curso Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter - Parte 1

Palestrante: José Pedro de Oliveira Costa FAU/USP Data: 7 de maio de 2011 Local: Auditório Oswaldo Fadiga Fontes do Centro de Computação Eletrônica da USP, Cidade Universitária, São Paulo
Duração: 01:55:16

Encontro de Promoção da Atividade Física e Alimentação Saudável no SUS no Município de São Paulo - Parte 2

Este evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo (USP) <http://www.each.usp.br/gepaf> e pela Secretaria Municipal de São Paulo e teve como objetivo divulgar e discutir estratégias de promoção da atividade física e da alimentação saudável e ações de vigilância para profissionais que atuam no âmbito da Atenção Básica e na Vigilância à Saúde no município de São Paulo. O evento ocorreu no dia 14 de abril de 2015 e contou com aproximadamente 150 participantes.
Duração: 00:57:01

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSP-SP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: ?9h às 10h e 15 min - Desafios no controle de animais sinantrópicos em áreas urbanas - Gladyston Costa - ANS - Biólogo-Analista de Saúde - Subgerência de Vig. Prev. e Contr. Fauna Sinantrópica SUSIN/CCZ-SP. Síntese: A humanidade tem favorecido ao longo da historia da civilização, o aparecimento de inúmeras espécies animais que buscam abrigo e alimento junto às habitações do homem; estes animais são denominados sinantrópicos. Em função dos prejuízos materiais e à saúde do homem esta associação é desfavorável e demanda intervenções. Para diminuir os prejuízos e riscos à saúde o manejo integrado é o procedimento mais adequado. Para tanto é necessário conhecer a demanda e trabalhar preventivamente quanto à instalação e proliferação destes animais no ambiente antrópico. ?10h e 30min às 12h - Divisão de Fauna Silvestre: manejo voltado ao meio ambiente e a saúde pública Ricardo Gandara Crede - Sc.M - Biólogo - Assistente Técnico - Divisão Téc. de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre Depave 3/SVMA. Síntese: A Divisão de Fauna Silvestre da SVMA/PMSP possui como objetivo geral o manejo e conservação da biodiversidade faunística na cidade de São Paulo. Dentro deste objetivo podemos destacar diversas atividades voltadas a questão ambiental e de saúde pública. Em seus 25 anos de funcionamento, os serviços prestados passaram por uma grande evolução, caracterizada não só pelo atendimento à fauna silvestre, mas também por uma maior preocupação na resolução dos problemas trazidos pela população no que se refere a este tema. Alguns serviços prestados como o plantão telefônico, resgate e transporte de animais silvestres, a transparência de informações e as ações de divulgação, são uma prova disso. Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715
Duração: 02:28:52

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas - 1º Rodada de Palestras

Diante dos crescentes impasses e considerando a necessidade de reconhecer a ‘sociedade civil’ e o ‘ambiente’ de forma não dualística, buscando um planejamento territorial e uma maior governança ambiental, surgem diversos atores governamentais e não governamentais com a prioridade de conjugar a pesquisa científica e intervenção política, de forma a cobrar maior representação da sociedade civil nos processos decisórios. A intervenção política destes está baseada em estratégias de monitoramento socioambiental. Baseados nas experiências destes atores sociais, esperamos como resultado deste evento (pensado em três eixos de discussão: mudanças ambientais globais, planejamento territorial e políticas públicas) uma melhor compreensão do processo que se dá desde a análise das questões socioambientais que demandam decisão até o jogo político entre os atores, a colaboração acadêmica entre universidades latino americanas que tratam do tema e, finalmente, na repercussão das ações consequentes destas decisões na gestão territorial, promovendo, assim, uma maior governança.
Duração: 02:53:22

Vamos Salvar os Jequitibás-Rosa da Extinção

O gigante da mata atlântica está ameaçado de extinção. A ameaça ao jequitibá-rosa, Cariniana legalis - deriva exatamente das suas qualidades. Boa madeira para interiores de construção, móveis, brinquedos, salto de sapato, até lápis. Sua diversidade de uso a extinguiu em estados onde era abundante como Pernambuco, onde há registro de que o último exemplar foi avistado em 1952(¹). No estado de São Paulo há ainda sítios com vários indivíduos, estando o maior deles protegido desde 1970, quando foi criado o Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro. Lá temos o mais velho exemplar de jequitibá-rosa do Brasil, com cerca de 3.000 anos de idade. Na Estação Ecológica de Ibicatu, Piracicaba, há também uma população com cerca de 50 indivíduos que vem sendo estudada.
Duração: 03:00:14

VIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública / setembro 2016

A Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses/SP, com apoio do Depto. de Epidemiologia e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o VIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas: 9h às 10h e 30min - O SUS e a sua construção da vigilância em Saúde - Dra. Marília Cristina P. Louvison – Departamento de Prática de Saúde Pública/FSP/USP 10h e 50min às 12h - Atuais desafios da vigilância em Saúde no SUS - Dra. Maria Cristina da Costa Marques - Departamento de Prática de Saúde Pública/FSP/USP Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – SP Av. Dr. Arnaldo, 715
Duração: 02:29:40

10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Innovation Week – Datawake

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024, o CeMEAI organizou, em parceria com o Senai São Paulo, o 10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Workshop Innovation Week, iniciativa que traz problemas do mercado para serem discutidos no ambiente acadêmico. Uma das instituições participantes foi a Datawake. Confira o relato de quem participou da discussão do problema de integração entre cartas CEP e modelos de Machine Learning.
Duração: 00:02:57