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2ª. edição do Fórum Permanente sobre Espaço público: a USP e a especificidade de seus campi_part001

O tema desse primeiro encontro é Espaço Público e Sustentabilidade: Governança -- Planejamento - Plano Diretor e será objeto de debates em duas mesas-redondas. A primeira, a partir das 9h00, contará com a participação de: Witold Zmitrowicz -- Professor da Escola Politécnica/USP Raquel Rolnik -- Professora da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo/USP Neyde Cabral -- Arquiteta da Coordenadoria do Espaço Físico/USP Lucila Lacreta -- Arquiteta e Urbanista do Movimento Defenda São Paulo. O debate contará com a mediação de Samir Tanios Hamzo -- Engenheiro Civil da Coordenadoria do Campus da Capital/USP. Na segunda mesa-redonda, com início previsto para as 14h00, teremos a participação de: Eduardo Caldas - Professor da Escola de Artes e Ciências da Humanidade/USP Helio Neves - Assessor Especial e Chefe do Gabinete do Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo Aideli Brunelli - Arquiteta e Urbanista da Prefeitura da Cidade de São Paulo Regina Meyer - Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP A mediação do segundo debate será de Rogério Bessa, Arquiteto da Coordenadoria do Espaço Físico/USP O encontro será realizado no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Prédio Eng. Mário Covas, da Escola Politécnica - Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária. (veja como chegar http://www.usp.br/cocesp/?p=45&f=169 Vagas limitadas. Confirme ou faça sua inscrição clicando aqui http://www.usp.br/cocesp/?p=45&f=171 Atenciosamente, Coordenadoria do Campus da Capital - COCESP

Metodologia da Economia - Aula 8 - O Debate de Métodos: Escola Histórica versus Escola Clássica - Parte 7

Metodologia da Economia - Aula 8 - O Debate de Métodos: Escola Histórica versus Escola Clássica - Partes 1 a 7 Nesta aula do curso Metodologia da Economia, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a professora Ana Maria Bianchi discorreu sobre o importante debate metodológico que se deu no final do século XIX entre os que apoiavam a Escola Clássica de Economia e os componentes da Escola Histórica Alemã. Para os clássicos, a economia era uma ciência abstrata e dedutiva. A teoria logicamente articulada permitia deduzir leis passíveis de aplicação. Já os componentes da Escola Histórica viam a economia como uma ciência ética e realista. O método era indutivo, portanto, incapaz de formular leis gerais e abstratas. As leis econômicas, no caso dos historicistas, eram condicionadas a determinados estágios da história. A professora também discorreu sobre a “guerra de métodos”, ocorrida no final do século XIX entre as escolas Clássica Inglesa e Histórica Alemã. As diferenças começavam no posicionamento de cada grupo. Os intelectuais da Escola Histórica acreditavam que deveriam construir o futuro da nação alemã e por isso assessoravam as autoridades políticas, para que promovessem o desenvolvimento industrial e se colocassem contra os proprietários de terras que queriam impedir este desenvolvimento. Já os integrantes da Escola Clássica defendiam o liberalismo. O indivíduo deveria lutar pelo próprio progresso e a sociedade se organizaria naturalmente desde que confiasse nas leis do livre mercado. Por fim, a professora retomou a discussão sobre o Escopo e Método da Economia, desta vez na visão do economista britânico, Lionel Robbins, que morreu em 1984. Ele foi o formulador da definição neoclássica de Economia, que se tornou a mais aceita por muitas correntes. Segundo Robbins, Economia é a ciência que estuda o comportamento humano resultante da relação que existe entre as necessidades a serem satisfeitas e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.