Colóquio MAP - 26/04/13 - Neuro- e Mate- mágica: o que os ilusionistas podem ensinar-nos sobre o funcionamento da mente humana
A mente humana é o objeto de estudo das ciências cognitivas, mas o seu entendimento e manipulação é a especialidade dos ilusionistas. Nos últimos anos houve um florescimento das interação entre cientistas e mágicos. Como fruto desta colaboração novos e interessantes descobrimentos sobre o funcionamento do cérebro foram feitos. No Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires nos interessamos particularmente pela questão do livre arbítrio. Os mágicos são especialistas em fazer-nos crer que fomos livres numa eleição quando eles, na verdade, nos manipularam psicologicamente para fazer-la. Estudando este fenômeno conseguimos demonstrar que a dilatação das pupilas de um sujeito pode nos informar, não somente qual eleição foi feita, mas também se o sujeito sentiu-se livre na eleição (ou não). Vou apresentar este estudo nesta palestra.
Além disso, irei fazer uma performance de "matemágica", uma demonstração de atletismo mental que venho fazendo em Buenos Aires como show em um teatro para 600 pessoas seis vezes por semana.
Mais sobre o palestrante:
- Choosing in Freedom or Forced to Choose? Introspective Blindness to Psychological Forcing in Stage-Magic
- PASÓ EN TECNÓPOLIS: SHOW EN VIVO - MATEMAGIA