Transmissões

Data
Vídeos indicados

Debate sobre educação e formação na perspectiva transdisciplinar

Data: 03/10/2011 de 14:00 às 17:30 Local: FSP/USP - Auditório João Yunes - Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo - SP (Próximo a Estação Clínicas do Metro). ABERTURA: 14:00 às 14:30 Helena Ribeiro – Diretora da FSP/USP Maria do Rosário D. de Oliveira Latorre – Presidente da CCEx da FSP/USP Augusta Thereza de Alvarenga – Representante do LIESP da FSP/USP Sonia Maria Viggiani Coutinho– Representante da Rede SIADES da FSP/USP Américo Sommerman – Representante do CETRANS A visão tripolar de formação na perspectiva transdisciplinar: Conribuição para a educação, saúde e ambiente. Conferencista: Gaston Pineau Gaston Pineau – franco-canadense – é Professor Emérito em Ciências da Educação da Universidade François Rabelais, de Tours, França, e Professor Associado na Cadeira de Pesquisa do Canadá, em Educação Relativa ao Meio Ambiente, da Universidade de Québec – Montreal. Possui extensa publicação no âmbito da Educação, com ênfase, entre outros temas, para a Educação Permanente, Pesquisa-ação-formação, História de vida e Formação, assim como reflexões no campo da Transdisciplinaridade. TRADUÇÃO CONSECUTIVA: Américo Sommerman COORDENADORA: AUGUSTA THEREZA DE ALVARENGA – FSP/USP DEBATE: 16:30 às 17:30 COMISSÃO ORGANIZADORA: Augusta Thereza de Alvarenga – FSP/USP Maria da Penha Costa Vasconcellos – FSP/USP Rubens de Camargo Ferreira Adorno – FSP/USP Sonia Maria Viggiani Coutinho - Rede SIADES Aparecida Magali de Souza Alvarez – Rede SIADES Vera Laporta – CETRANS Américo Sommerman – CETRANS As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link abaixo ou no local, no dia do seminário. Serão fornecidos certificados de participação pela Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP. ORGANIZAÇÃO E APOIO: LIESP – Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública - FSP/USP Departamento de Saúde Materno-Infantil – FSP/USP Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar Comissão de Cultura e Extensão – FSP/USP

COLÓQUIO - IFUSP: CONVITE À EXPERIMENTAÇÃO

No Instituto de Física existem várias iniciativas no sentido de incorporar novas metodologias de ensino em algumas disciplinas, porém o modelo de aulas expositivas ainda é dominante e não oferece a oportunidade para a observação de fenômenos físicos como espaço para elaboração de hipóteses, modelos e para aplicação de conceitos básicos de física relacionados à disciplina. A introdução de experimentos didáticos permite ao professor trabalhar diferentes objetivos [1]: (i) adquirir conhecimento científico; (ii) aprender os processos e métodos das ciências; (iii) compreender as aplicações da ciência, especialmente as relações entre ciência e sociedade, e ciência-tecnologia-sociedade. É nesse contexto que o Laboratório de Demonstrações (LD) e os Experimentos Virtuais de Mecânica (http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/) vêm trabalhando e estimulando professores e estudantes a usar a experimentação como ferramenta de contextualização e apoio ao estudo dos mais variados tópicos da física. O Laboratório de Demonstrações possui um vasto acervo de equipamentos e demonstrações experimentais, que podem ser usados em sala de aula, além de contar com um oficina e técnicos para desenvolvimento de novas demonstrações em parceria com as disciplinas do IF e grupos de pesquisa. Por outro lado, os experimentos virtuais [2] vem sendo usados desde 2005 em disciplinas de mecânica da Licenciatura em Física [3], sendo objeto de pesquisa de alunos de iniciação científica e mestrado [4]. Neste colóquio serão apresentados os sites desses laboratórios divulgando o material existente e convidando a comunidade a contribuir na construção e desenvolvimento de novos equipamentos de demonstração. 1. Borges, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291–313, 2002. 2. Monaliza Fonseca et al. O laboratório virtual: Uma atividade baseada em experimentos para o ensino de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, 4503 (2013). 3. N.L. Maidana et al. The virtual physics laboratory, a context-based teaching Material - the rolling with slipping experiment. Physics Education. Aproved for publication (2016). 4. Monaliza Fonseca. O Laboratório Virtual como atividade complementar de disciplinas introdutórias de mecânica: análise a partir da experiência do giroscópio. Dissertação de mestrado. USP. 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112015-142723/pt-br.php