OLHAR DA USP - Universidade e a Escola Pública
A Constituição de 1988 determinava a erradicação do analfabetismo e a universalização do Ensino Fundamental em um prazo de 10 anos. De lá para cá, a rede pública de ensino teve um crescimento enorme, incluindo a quase totalidade dos jovens em idade escolar no Estado de São Paulo.
A massificação do ensino, entretanto, provocou uma queda de qualidade. Atualmente, 85% dos estudantes do ensino médio do Estado cursam a rede pública, mas eles são menos de 30% dos aprovados na USP. A Universidade possui diversas propostas para aumentar a interação com a Escola Pública. Algumas delas, como o PEC – Programa de Educação Continuada -, são ótimos exemplos de uma parceria de sucesso. Contudo, a relação ainda é tímida no que diz respeito ao contato direto entre alunos, professores e pesquisadores da Rede Pública e do mundo acadêmico.
O Olhar da USP Universidade e Escola Pública traz Lisete Arelaro, professora da Faculdade de Educação da USP e ex-secretária de Educação de Diadema, e Marcos Mendonça, diretor da Escola Municipal Antônio Carlos da Silva Andrada para discutirem as demandas e as propostas para melhorar essa interação.