Transmissões

Data
Vídeos indicados

Colóquio Internacional Desenho + Projeto: Diálogo entre Porto e São Paulo - vídeo 06_Mesa 2_Alexandre Vieira Pinto Alves Costa (FAUP)

A proposta do Colóquio foi constituída em função de abrir espaço para a discussão das práticas do Desenho, entendido no seu sentido amplo, no campo da Arquitetura e da Cidade. A opção caracteriza-se como uma primeira aproximação possível ao tema, de modo a permitir que por meio das particularidades de cada um dos pontos de vista se possa flagrar continuidades e rupturas, sensos e dissensos. Mais que buscar uma definição precisa acerca do tema do colóquio, procura-se nesse momento caracterizar a complexidade e ambiguidade do debate. As três mesas compõem tal espaço de tensionamento, onde arquitetos, professores de projeto e professores de linguagem (desenho) colocarão em debate suas posições. Cada mesa terá, então, um foco em particular, onde a experiência das duas culturas possa ser verificada. No entanto, o Desenho será adotado como eixo mediador de tais posicionamentos e discussões, e será tema de debate em um quarta mesa onde os moderadores (dois para cada mesa) terão por objetivo traçar as sínteses possíveis e sistematizar o desdobramento dos trabalhos. O presente colóquio integra as atividades do Acordo de Cooperação Internacional de Pesquisa entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade de São Paulo (USP), nesse caso, entre pesquisadores da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU.USP). Tal acordo foi firmado pelo Edital de 2011 da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP.USP) e da Comissão de Pesquisa da UP. As pesquisa estão sendo financiadas pelo Edital de Incentivo à Pesquisa (2a Fase - 2012) da PRP.USP, o qual permitiu a abertura do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) sediado no IAU USP.

Conferência USP de Nanotecnologia 2011_part003

A Universidade de São Paulo está promovendo a partir de 2011, um ciclo anual de Conferências USP, cobrindo dez diferentes áreas do conhecimento, consideradas estratégicas para a sociedade e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Uma dessas áreas compreende as Nanociências e a Nanotecnologia, que além de estarem na fronteira do conhecimento, são portadoras do futuro pela capacidade de revolucionar todos os setores da sociedade moderna, incluindo os meios de produção de bens, produtos e serviços. De fato, a possibilidade de manipulação controlada da matéria na escala manométrica (tipicamente de 1 a 100 nm) está permitindo gerar novos materiais com propriedades e aplicações inigualáveis, sem paralelo com os materiais micro ou macroscópicos. Assim, produtos mais leves, mais resistentes química, mecânica e termicamente, com novas funcionalidades, além de uma ampla variedade de dispositivos funcionais, já estão invadindo o mercado. O país precisa estar preparado para se inserir nesse novo contexto. Assim, o Ciclo de Conferências USP em Nanotecnologia e Nanociências está sendo programado para os dias 06 e 07 de dezembro próximos, (terça e quarta-feira), no auditório do Edifício Mário Covas, na Cidade Universitária. Nesse evento, serão discutidos temas científico/acadêmicos de fronteira na área de Nanociência e Nanotecnologia, bem como o papel da Universidade e das empresas no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos. Conferências serão proferidas por mais de uma dezena de convidados internacionalmente reconhecidos nas respectivas áreas, além de convidados de empresas. Sua organização está sendo realizada pelo Núcleo de Apoio à Nanotecnologia e Nanociências da USP, em parceria com a Agência USP de Inovação.