Transmissões

Data
Vídeos indicados

Debate: O Futuro da USP - Parte 3 de 3

Debate: O Futuro da USP Palestrantes Convidados: Prof. Dr. Issac Roitman (UnB) e Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (USP). A produção de conhecimento científico e acadêmico avança em ritmo sem paralelo em nossa história. As demandas sociais, econômicas, culturais e ambientais de uma sociedade moderna exigem que a formação acadêmica e científica seja encarada como prioridade de Estado. Nesse contexto as universidades brasileiras e, em particular, a USP encaram uma realidade que exige uma reflexão cuidadosa. Estamos preparando nossos estudantes e formando profissionais para o futuro? Estamos cumprindo nosso papel de gerar lideres capazes de conduzir uma nação de forma ética, competente e criativa? O momento pelo qual a USP atravessa gera um intenso debate sobre o seu futuro imediato. Em meio ao qual a Universidade tem que continuar a mirar o seu futuro mais longínquo! Dificuldades financeiras não devem obscurecer a permanente reflexão sobre o modelo universitário brasileiro e como ele pode ou poderá atender às expectativas da sociedade em um contexto mais amplo. Com essas questões em mente, temos o prazer de convidar todos para participarem desse debate, fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas e Escola Politécnica da USP, que contou com a participação de dois destacados acadêmicos brasileiros: Prof. Dr. Issac Roitman (UnB), com a palestra “Pensando a Universidade do Futuro: Comissão UnB.Futuro” e Prof Dr. Guilherme Ary Plonski (USP) abordando o tema “A Universidade em transição”. O evento ocorreu no dia 12 de setembro, às 15h45, no anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, localizado no ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP). As apresentações foram seguidas por um debate com a participação dos professores convidados e os presentes na plateia. Vamos pensar juntos como construir uma USP ainda melhor! Modificado de Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/debate-o-futuro-da-usp/

Colóquio Internacional Desenho + Projeto: Diálogo entre Porto e São Paulo - vídeo 06_Mesa 2_Alexandre Vieira Pinto Alves Costa (FAUP)

A proposta do Colóquio foi constituída em função de abrir espaço para a discussão das práticas do Desenho, entendido no seu sentido amplo, no campo da Arquitetura e da Cidade. A opção caracteriza-se como uma primeira aproximação possível ao tema, de modo a permitir que por meio das particularidades de cada um dos pontos de vista se possa flagrar continuidades e rupturas, sensos e dissensos. Mais que buscar uma definição precisa acerca do tema do colóquio, procura-se nesse momento caracterizar a complexidade e ambiguidade do debate. As três mesas compõem tal espaço de tensionamento, onde arquitetos, professores de projeto e professores de linguagem (desenho) colocarão em debate suas posições. Cada mesa terá, então, um foco em particular, onde a experiência das duas culturas possa ser verificada. No entanto, o Desenho será adotado como eixo mediador de tais posicionamentos e discussões, e será tema de debate em um quarta mesa onde os moderadores (dois para cada mesa) terão por objetivo traçar as sínteses possíveis e sistematizar o desdobramento dos trabalhos. O presente colóquio integra as atividades do Acordo de Cooperação Internacional de Pesquisa entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade de São Paulo (USP), nesse caso, entre pesquisadores da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU.USP). Tal acordo foi firmado pelo Edital de 2011 da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP.USP) e da Comissão de Pesquisa da UP. As pesquisa estão sendo financiadas pelo Edital de Incentivo à Pesquisa (2a Fase - 2012) da PRP.USP, o qual permitiu a abertura do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) sediado no IAU USP.