inquietudes urbanas - a periferia no centro - 1 pobreza urbana, segregação e heterogeneidades
No dia 14 de março, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Pobreza urbana, segregação e heterogeneidades, que faz parte da série Inquietudes Urbanas - A periferia no centro.
Nesta edição, a mesa discute as transformações pelas quais passaram as periferias metropolitanas brasileiras ao longo dos últimos trinta anos, permitindo o crescimento do acesso a serviços e políticas públicas e produzindo intensa atividade e ativismo cultural, pluralizando as possibilidades de ação e política que lhes eram próprias. Por outro lado, diversas formas de violência tomaram uma dimensão estruturante da vida social, e os antigos padrões de desigualdade se reconstruíram em torno de novas demandas, como por exemplo, por qualidade de serviços e equipamentos públicos. Serão abordados, nesse sentido, quais desafios se colocam para a ação pública nesses locais e para a conquista de direitos nas próximas décadas.
Eduardo Marques é professor do Depto. de Ciência Política da FFLCH-USP, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEPID/FAPESP) e membro do Conselho Estratégico da Escola Urbana da Sciences Po.
Gabriel Feltran é professor do Depto. de Sociologia da UFSCar, coordenador de pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do CEBRAP.
Renata Bichir é professora no curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e organizadora do livro Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome (Ed. Brasília, 2014).