Desafios para Educação Básica no Brasil - Prof. Norberto Callegari
Os indicadores sobre a educação no país são desalentadores e as perspectivas de mudanças significativas, no curto prazo, não são boas. Muito embora tenhamos assegurado a matricula no ensino fundamental para mais de 98% da demanda potencial infelizmente a qualidade é preocupante.
O conhecido chavão melhoria da qualidade da educação demanda um posicionamento que mude nossa cultura de culpar o governo, exclusivamente, pela situação. Ou fazemos um pacto social pela qualidade da educação com o envolvimento e a efetiva participação de todos – Governo (todos os segmentos), e Sociedade – ou vamos ter que aguardar muito tempo para que a transformação aconteça. É importante lembrar que, em termos de educação, o mandato de um governante (4 ou 5 anos) é pequeno em comparação com os dezessete anos de duração da educação básica.
A proposta mais simples de valorização dos profissionais, mediante aumento salarial, não encontra o retorno esperado, pois em alguns municípios com valores de salários muito maiores que a média não ocorre a melhoria equivalente nos indicadores. Por outro lado o investimento na formação continuada dos profissionais tem, embora pontualmente, mostrado resultados significativos.
O grande desafio a enfrentar é conseguirmos desenvolver um sistema de avaliação efetivo, devendo este incluir todos os segmentos:
O Sistema de ensino – escolas, dirigentes, recursos pedagógicos
Os atores – Alunos, Professores e também os responsáveis
Os produtos – quais os alunos estão ingressando no ensino superior e quais os profissionais de nível técnico estão entrando no mercado de trabalho.
A partir de uma avaliação conseqüente, com reconhecimento dos valores poderemos elaborar propostas concretas para atingir os objetivos.
Mais informações: http://iearp.blogspot.com.br/2011/11/desafios-para-educacao-basica-no-brasil.html