Difusão da Inovação em Economias Emergentes e Avançadas: Contrastando Fatores de Sucesso no Brasil e Alemanha (Parte 4/5)
Como muitas das inovações fracassam após a sua entrada no mercado, as empresas se deparam com riscos elevados quando introduzem uma nova tecnologia. O foco deste Seminário, que se baseia num projeto de pesquisa que envolveu profissionais experientes de marketing de vendas de setores intensivos em tecnologia de países desenvolvidos e emergentes, é a existência e importância de barreiras à difusão da inovação. Diferentes barreiras e modelos serão expostos, indicando-se as variações e aspectos comuns, com ênfase nas indústrias participantes da Alemanha e do Brasil.
A variedade de barreiras dificulta os processos decisórios relativos à estratégia e desenvolvimento de produtos, bem como ao desenvolvimento de marketing e negócios, especialmente quando se quer atingir novos mercados regionais. Um quadro referencial que descreva adequadamente essas barreiras poderá servir de guia para a tomada de decisões.
Exposição: Jürgen Steinheber - Doutorando, University of Plymouth (Reino Unido), PhD nó Munique (Alemanha) em cooperação com a USP.
Debatedor: Paulo Carlos Kaminski - Vice Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica - Poli/USP.
Debatedor Erwin Franieck - Gerente de Desenvolvimento de Sistemas a Gasolina da Robert Bosch Ltda.
Coordenação: Guilherme Ary Plonski - Coordenador Científico do PGT/USP.