64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho - Parte 1
TEMA: Perigos das mutações do mundo do trabalho e do emprego. Inovações tecnológicas, organizacionais, contrarreforma trabalhista e a Saúde dos Trabalhadores.
Nos últimos anos o mundo do trabalho parece impactado por múltiplas e poderosas modificações. Expressões como globalização, precarização, flexibilização se somam a outras como uberização, indústria 4.0, nanotecnologia, exoesqueletos, videovigilância e robôs inteligentes.
No mundo todo o debate desses temas aponta preocupações com impactos dessas mudanças nas realidades de trabalho e (des)emprego, na saúde e segurança de trabalhadores e também na proteção social de cidadãos. No Brasil, esse processo se dá ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional aprova uma Contrarreforma Trabalhista que retira direitos sociais de proteção do trabalho, do emprego e fragiliza os Sindicatos e a Justiça do Trabalho. Para os legisladores jornada de trabalho, intervalos para descanso, horas-extras, nada tem a ver com Saúde e Segurança e podem virar moeda de troca nas mesas de negociação.
A noção de seguridade social, a conta social, os custos humanos desse processo são jogados para os mais vulneráveis. Mas afinal, o que são as mudanças em curso? Quais são os custos sociais e humanos já reconhecidos em estudos atuais? O 64º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho, que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pretende estimular a ampliação desse debate entre nós.
A atuação de todos os interessados na defesa da Saúde do Trabalhador precisa ir além da denúncia das iniquidades e engajar-se em estudos e
práticas que ajudem a dar visibilidade aos velhos e novos impactos desse processo.
Data: 22 de maio de 2018, terça-feira, das 8:30 – 17:00h.
Local: Auditório João Yunes. Faculdade de Saúde Pública, Av. Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César, São Paulo (ao lado do Metrô Clínicas).