Metodologia de Pesquisa
A 1ª Escola de Pesquisadores da USP aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto de 2016, no Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos com o objetivo de desenvolver/aprimorar/consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.
A Escola é oferecida a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs. Técnicos de nível superior e professores pesquisadores também são bem-vindos. Esperamos promover ações para que a escola seja levada a vários centros de pesquisa e formação de RH no país, revelando assim sua importância em Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, iniciando com as unidades da USP.
Resultados Esperados
Com a implementação da Escola de Pesquisadores, espera-se que os participantes possam otimizar suas potencialidades em pesquisa, no tocante à:
1) Elaboração de Projetos de pesquisa nacionais e internacionais com objetivos ousados, e implementação de pesquisa científica de alto nível, visando atuar no estado-da-arte. Tal abordagem é fundamental para promover avanços significativos e necessários na fronteira do conhecimento da área, e na captação de recursos.
2) Conhecer as Metodologias necessárias para Implementação da Pesquisa em cada área.
3) Conhecer os Aspectos de Ética em Pesquisa necessários ao bom desenvolvimento da Pesquisa.
4) Produção de artigos científicos internacionais de alto impacto, através de escrita apropriada e de alto impacto.
5) Criar a cultura de Proteção do conhecimento e escrita de patentes.
A escola é formatada para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo: Exatas/engenharias, biológicas/biomédicas e Humanas/Sociais.
Como resultados, ressaltamos a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado-da-arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados.