Seminário Brasil - Espanha - “O papel da Espanha na formação do Brasil como nação: território e população”
No dia 2 de setembro (sexta-feira), a USP, a Fundação Conselho Espanha-Brasil, a Embaixada da Espanha no Brasil e o Consulado Geral da Espanha em São Paulo promovem o seminário “O papel da Espanha na formação do Brasil como nação: território e população”.
O objetivo do evento é oferecer, por meio de conferências e mesas-redondas, uma visão detalhada da influência e a participação da Espanha na história brasileira.
Dentre os convidados para o seminário estão o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa e o professor do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Antonio Terrasa Lozano, que falarão sobre o período da União das Coroas.
Também participarão das discussões o catedrático de História Contemporânea da Universidade de Santiago de Compostela, Ramón Villares, e a pesquisadora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Marília Canovas, que abordarão a imigração espanhola no Brasil.
Farão parte dos debates nas mesas-redondas o secretário-geral da USP, professor da Faculdade de Direito e Diretor Científico do evento, Ignácio Poveda; o presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal; o médico cirurgião do Hospital Samaritano, José Pérez Rial; o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), padre José Carlos Brandi Aleixo; o historiador Amílcar D’Avila de Mello e o cientista político e professor emérito da UnB, Vamireh Chacón.
ORGANIZAÇÃO:
Fundación Consejo España Brasil
Consulado General de España en São Paulo
Secretaria Geral da USP
Embaixada da Espanha no Brasil
Seminário Secretaria Geral