Ferramentas Digitais para Personalizar o Ensino
Existe no meio educacional um consenso do papel fundamental que os processos ativos
desempenham na aprendizagem dos estudantes, independentemente se eles são dos ensinos médio ou superior.
Ao mesmo tempo, há uma tendência em se concordar que prover um ambiente de
ensino que estimule e desenvolva uniformemente todo s os estudantes é um grande desafio, dada a heterogeneidade de formação típica numa sala de aula. O ideal, portanto, seria poder personalizar o ensino, de modo a atender os diferentes perfis e de mandas, de uma forma individualizada e ativa.
Nesta palestra, discutiremos como as ferramentas digitais de apoio ao ensino podem oferecer
recursos poderosos na personalização do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, serão
mostrados exemplos concretos do uso de uma dessas ferramentas, disponível a todos os docentes da USP:
o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de apoio às disciplinas de graduação e pós-
graduação, chamado simplesmente de e-Disciplinas. Para isso, usaremos alguns exemplos ilustrativos de disciplinas dos cursos de graduação do Instituto de Física de São Carlos.
As ideias e projetos podem facilmente ser estendidas a outras disciplina s e outras áreas do conhecimento.
Por fim, serão ainda apresentadas as principais tendências mundiais, na área de Ensino Superior, em que a plataforma e-Disciplinas poderá ser usada como uma peça importante na implementação de projetos que trarão melhoria e modernização aos nossos cursos de graduação e pós-graduação da USP.