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3- Políticas Públicas, Serviços e Sistemas em Saúde Auditiva

DIA 06/06/2011 - nos dias 05 e 06 de maio de 2011 acontecerá na FOB/USP, campus Bauru, o V Seminário Científico Políticas Públicas, Serviços e Sistemas em Saúde Auditiva. 05 de maio (quinta-feira) 8:00 –10:00h Cerimônia de Abertura e apresentação da finalidade do Seminário 13:30 – 15h Conferencia Internacional: A experiencia de uma Programa Nacional de Triagem Auditiva Neonatal Universal Prof. Dr. John Bamford 15h – 16:45h Políticas Públicas em Saúde Auditiva: Passado, Presente e Futuro. Carla Daher - Consultora Técnica da Coordenação Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS Ana Luzia de Figueiredo Catani – Consultora Técnica da Coordenação Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS 17:15h – 18:15h Palestra: Inserção da Saúde Auditiva na Atenção Básica (Estratégia da Saúde da Família e NASF) Rosana Pagani - Consultora Técnica da Atenção Básica do Ministério da Saúde José Marcos de Oliveira - Conselheiro (Usuário) do Conselho Nacional de Saúde Maria Cristina Pedro Biz- Conselho Federal de Fonoaudiologia 06 de maio (sexta-feira) 08h – 09:30h Mesa redonda: Implantação de Programas de Triagem Auditiva Neonatal. Dr Manoel da Nóbrega (Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria) Dra Maria Cecília Bevilacqua (Presidente da Academia Brasileira de Audiologia-ABA) Dra Dóris Ruth Lewis (Representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) Thelma Costa (Representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia)

Divulgação do Curso de Licenciatura em Ciências - USP

Para atender uma demanda de aperfeiçoamento no Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo oferece o curso semipresencial de licenciatura na área de ciências. Este curso está inserido no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). A Universidade de São Paulo visa, desta forma, promover a formação de recursos humanos qualificados com o intuito de alavancar o desenvolvimento da sociedade que a fomenta. A oferta de educação superior com qualidade, de forma flexível e mais personalizada, encontra limitações no modelo tradicional presencial, tornando a modalidade a distância, ou semipresencial como neste caso, uma alternativa viável. Esta modalidade semipresencial permite uma maior acessibilidade e flexibilidade, o que contribui para uma maior democratização do ensino. Aliado a esta flexibilidade, este modelo visa complementar os esforços governamentais de capacitação e qualificação dos professores do Ensino Fundamental O principal objetivo do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências é a formação de professores, na área de Ciências, para atuação no Ensino Fundamental. Neste sentido, o curso deverá garantir a sua formação como um professor que tenha a compreensão abrangente e integrada das Ciências da Natureza e, ao mesmo tempo, a postura como intelectual crítico e reflexivo, preparado para orientar e estimular os alunos para o aprendizado significativo das ciências.