Aprendendo a Distância: Reflexões de um Velho Acadêmico
Como ocorre em muitos setores de atividade humana, surgem mitos que pouco correspondem à realidade, mas que reforçam preconceitos, expectativas excessivas e “wishful thinking” (pensando que simplesmente por que nos desejamos algo, este algo é verdadeiro, significante e benéfico). Quando discutimos a aprendizagem a distância, os mitos dificultam a conversação racional e baseada em evidência. O advento dos MOOCs (Massive Open Online Courses), dos REA (Recursos Educacionais Abertos) e da diferenciação de regulamentação por parte de agências governamentais que separam a aprendizagem a distância da presencial, provocam as mais variadas opiniões, muitas delas errôneas. Esta apresentação tentará separar os mitos das verdades e também indicar caminhos para o futuro da EAD no Brasil.
A palestra aconteceu no dia 27 de agosto, às 14 horas, no Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.