Debate: O Futuro da USP - Parte 1 de 3
Debate: O Futuro da USP
Palestrantes Convidados: Prof. Dr. Issac Roitman (UnB) e Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (USP).
A produção de conhecimento científico e acadêmico avança em ritmo sem paralelo em nossa história. As demandas sociais, econômicas, culturais e ambientais de uma sociedade moderna exigem que a formação acadêmica e científica seja encarada como prioridade de Estado. Nesse contexto as universidades brasileiras e, em particular, a USP encaram uma realidade que exige uma reflexão cuidadosa. Estamos preparando nossos estudantes e formando profissionais para o futuro? Estamos cumprindo nosso papel de gerar lideres capazes de conduzir uma nação de forma ética, competente e criativa?
O momento pelo qual a USP atravessa gera um intenso debate sobre o seu futuro imediato. Em meio ao qual a Universidade tem que continuar a mirar o seu futuro mais longínquo! Dificuldades financeiras não devem obscurecer a permanente reflexão sobre o modelo universitário brasileiro e como ele pode ou poderá atender às expectativas da sociedade em um contexto mais amplo.
Com essas questões em mente, temos o prazer de convidar todos para participarem desse debate, fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas e Escola Politécnica da USP, que contou com a participação de dois destacados acadêmicos brasileiros: Prof. Dr. Issac Roitman (UnB), com a palestra “Pensando a Universidade do Futuro: Comissão UnB.Futuro” e Prof Dr. Guilherme Ary Plonski (USP) abordando o tema “A Universidade em transição”.
O evento ocorreu no dia 12 de setembro, às 15h45, no anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, localizado no ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP).
As apresentações foram seguidas por um debate com a participação dos professores convidados e os presentes na plateia.
Vamos pensar juntos como construir uma USP ainda melhor!
Modificado de Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/debate-o-futuro-da-usp/