Transmissões

Data
Vídeos indicados

"Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem"

Os usos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas estratégias didático-pedagógicas, aplicáveis as salas de aula virtuais e presenciais - todas gratuitas e abertas ao público interessado, através de inscrição prévia, com certificado aos participantes. O primeiro evento será o "Encontro de Educação, Comunicação e Informação - Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem" que contará com a participação de professores/pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O objetivo principal do Encontro organizado pela Equipe de Coordenação do CESP/USP é a aproximação do Grupo de Professores e Monitores do Curso, de conceitos inovadores na área, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem, devido a implementação do Curso de Especialização em Saúde Pública à distância, a fim de consolidar a necessidade de reconstrução das práticas didático-pedagógicas pelas demandas trazidas com a introdução, utilização e crescente valorização dos meios de ensino-aprendizagem em Ensino a Distância e conhecer os referenciais teóricos que existem na área. "Estamos trazendo especialistas de áreas afins para discutir conceitos relacionados às estratégias midiáticas, que surgem enquanto novas possibilidades tecnológicas são criadas e disponibilizadas. Precisamos repensar as novas interações professor-aluno, convergindo como novas células dos organismos diferenciados de ensino-aprendizagem, que vem sendo transformadas sob interferência dessas relações. Acompanhar essas transformações, aceitar e inserir estas linguagens nos meios didáticos é essencial para criar um contexto pedagógico adequado e atualizado", afirma Edina Arouca, Assistente de Coordenação do CESP/USP.

palestra 6 - SGI Presentation A Multi-application, Multi-workflow Approach to High Performance Computing- Workshop HPC IFUSP - Str ategic Issues in Cyberin frastructure for the 21s t Century Science & Engi neering Research

SGI Presentation A Multi-application, Multi-workflow Approach to High Performance Computing Information Technology enabled systems, tools, and services have had profoundimpact on the practice of science and engineering research in the beginning ofthe 21st Century. The term Cyberinfrastructure is being used to describe the newresearch environments that support advanced data acquisition, data storage, datamanagement, data integration, data mining, data visualization and other computing and information processing services over the Internet. In scientific usage, Cyberinfrastructure is a technological solution to the problem of efficiently connecting data, computers, and people with the goal of enabling derivation of novel scientific theories and knowledge.To harness the full power of Cyberinfrastructure requires careful and focusedinvestments, not only in hardware and software resources, but also on training people, aiming the preparation of a science and engineering workforce with the knowledge and skills needed to create, advance, and take advantage ofthose specialized systems over the long-term.The goal of this workshop is to bring together the academic community and keyindustry partners in this broad, emerging area of computationally-enabled Science & Engineering, in order to address the common challenges faced by several disciplines in the broad area of Scientific Computing. The main idea is to review some of the many ongoing research and development programs in the general area of e-Science, stimulating discussions in strategic and methodological issues of common interest.